Palestrantes
Dr. Ademir Valério da Silva

» Dr. Ademir Valério da Silva

Farmacêutico-Bioquímico graduado pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Araraquara (UNESP); pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP); especialista em Manipulação Magistral pela Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag); especialista em Homeopatia.

Presidente do conselho de administração da Anfarmag, gestão de 2016 a 2017; presidente da Anfarmag Nacional, gestão de 2011 a 2013; e diretor técnico e administrativo da farmácia Equilíbrio, em São Paulo, de 2013 a 2015.
Dr. Adilson Batista Bezerra

» Dr. Adilson Batista Bezerra

Ex-assessor chefe de segurança institucional da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA); ex-consultor jurídico do Ministério da Saúde (MS); delegado de Polícia Federal; assessor técnico no Senado Federal.


Dr. Alexandre Nabaes Ferreira

» Dr. Alexandre Nabaes Ferreira

Formado em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul; pós-graduado em Biologia Molecular pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA); presidente da Las-Laboratórios Associados.


Dra. Aline Coelho de Santana

» Dra. Aline Coelho de Santana

Farmacêutica industrial formada pela Universidade de Fortaleza (Unifor), em 2003; especialista em Marketing Farmacêutico, Gestão Industrial, Farmacoterapia e Interações Medicamentosas.
Já atuou na área de Farmácia Comunitária Pública e Privada, Nutrição Parenteral, Indústria de Medicamentos na área de Garantia da Qualidade e Assuntos Regulatórios além de Consultoria Farmacêutica.

Atualmente é assessora técnica da diretoria do Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia (CRF-BA), na área regulatória.
Dra. Amarilys de Toledo Cesar

» Dra. Amarilys de Toledo Cesar

Farmacêutica Bioquímica formada pela Universidade de São Paulo (USP); especialista em Homeopatia pela Associação Brasileira de Farmácia Homeopática (ABFH) e em Saúde Pública pela USP; mestre e doutora em Saúde Pública pela USP.

Responsável pelo laboratório de insumos para homeopatia (dinamizações e tinturas-mãe) HN e farmácias homeopáticas HN Cristiano, São Paulo. Ex-presidente da ABFH. Secretária de Farmácia da Liga Médica Homeopática Internacional. Membro do Grupo de Trabalho sobre Homeopatia do Conselho Federal de Farmácia (CFF). Mestre Reiki.


Dra. Ana Lúcia Mendes dos Santos Povreslo

» Dra. Ana Lúcia Mendes dos Santos Povreslo

Farmacêutica graduada pelas Faculdades Oswaldo Cruz, em 1989. Possui especializações em Análises clínicas, Microbiologia, Homeopatia, Atenção Farmacêutica, Farmácia Magistral Alopática, Acupuntura, MBA em Gestão empresarial.

Diretora da Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag) desde 2006; docente no Instituto Racine e Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP). Empresária em farmácia magistral desde 1997.


Dra. Andréa Homsi Dâmaso

» Dra. Andréa Homsi Dâmaso

Graduada em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Católica de Pelotas e em Farmácia Industrial pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), fez mestrado e doutorado em Epidemiologia pela Universidade Federal de Pelotas. Durante o doutorado, estagiou por seis meses na Harvard School of Public Health (USA). Também é pós-doutorada na London School of Economic and Political Sciences - LSE Health na área de Política Farmacêutica.

Atualmente, é professora adjunta do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pelotas, sendo do quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Epidemiologia e do Programa de Pós-graduação em Organizações e Mercados. Tem experiência nas áreas de Saúde Coletiva, Estatística, Economia da Saúde e Epidemiologia, com ênfase em Farmacoepidemiologia.
Dra. Angelita de Melo

» Dra. Angelita Cristine de Melo

Graduada em Farmácia, Indústria Farmacêutica, pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Ciências Farmacêuticas pela UFMG e doutora em Saúde Pública, concentração Epidemiologia, pela Faculdade de Medicina da UFMG. Membro do programa da Fundação para o Avanço da Educação e Pesquisa Médica Internacional - FAIMER Brasil 2017.

Docente da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ), na área de Farmácia Clínica, onde ministra as disciplinas de Cuidados Farmacêuticos II, Serviços Farmacêuticos e Transtornos Menores, Estágio VI, Cuidado Farmacêutico de Pacientes no Sistema Único de Saúde e Tópicos em Farmácia Clínica.

Atua com desenvolvimento de pessoas, bem como com modelagem de serviços farmacêuticos para a provisão de cuidado clínico de pacientes, de famílias e comunidade. Desenvolve pesquisas nas áreas de Farmácia Clínica e Saúde Coletiva com ênfase em farmacoepidemiologia.


Dr. Artur Timerman

» Dr. Artur Timerman

Farmacêutica industrial, formada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCampinas), com 35 anos de experiência em manipulação magistral. Mestre em Infectologia pela Faculdade de medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Presidente da Sociedade Brasileira Dengue e Arboviroses (SBD/A). Chefe do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Complexo Hospitalar Professor Edmundo Vasconcelos.


Dra. Beatriz Pinto Coelho Lott

» Dra. Beatriz Pinto Coelho Lott

Farmacêutica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Educação e em Diabetes pela Santa Casa de Belo Horizonte. Tem experiência de mais de 10 anos na condução de cursos, oficinas educativas e palestras em diversos temas, com ênfase em aplicação de injetáveis.

Fundadora e administradora do blog www.aplicarconteudosaude.com.br onde publica regularmente artigos e vídeos educativos.

Fez parte da equipe técnica da Becton Dickinson Indústrias Cirúrgicas, como consultora educacional e coordenadora técnica, além de ter atuado em farmácia comunitária e farmácia hospitalar.


Dra. Carla Beatrice Crivellaro Gonçalves

» Dra. Carla Beatrice Crivellaro Gonçalves

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica com ênfase em Farmácia Industrial, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É especialista em Farmácia Hospitalar pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e em Educação das Profissões da Saúde pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Tem mestrado em Medicina: Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É doutora em Ciências da Saúde, Cardiologia e Ciências Cardiovasculares, pela UFRGS.

Atualmente é professora adjunta da Universidade de Passo Fundo. Tem experiência na área de Farmácia e Farmácia Hospitalar, atuando nos temas: Uso Racional de Medicamentos (URM), Farmácia (Hospitalar e Clínica), Assistência Farmacêutica, Saúde Coletiva, Educação Interprofissional e Ensino na Saúde.


Dr. Carlos Alberto Yasin Wayhs

» Dr. Carlos Alberto Yasin Wayhs

Farmacêutico Bioquímico formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre e doutor em Ciências Farmacêuticas (UFRGS), com pós-doutorado em Toxicologia Forense pelo Laboratório de Toxicologia da Faculdade de Farmácia da UFRGS. Fez doutorado sanduíche no Instituto Nacional de Saúde de Portugal.

Foi consultor técnico da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Atualmente é consultor em Assuntos Regulatórios na Oriens Consultoria em Vigilância Sanitária e farmacêutico bioquímico do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA).

Foi diretor-presidente e diretor-tesoureiro da Associação dos Farmacêuticos do Rio Grande do Sul (AFARGS) e integrante da Comissão de Ética do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Rio Grande do Sul (CRF/RS).


Dr. Carlos Eduardo de Queiroz Lima

» Dr. Carlos Eduardo de Queiroz Lima

Farmacêutico-bioquimico formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). PhD em Ciências Médicas (Departamento de Patologia da Universidade de Medicina e Farmácia - Toyama, Japão); Professor Associado do Departamento de Ciências Farmacêuticas do Centro de Ciências da Saúde (CCS - UFPE). Presidente da Sociedade Brasileira de Citologia Clínica (SBCC).


Dr. Cesar Augusto Antunes Teixeira

» Dr. Cesar Augusto Antunes Teixeira

Farmacêutico e doutor em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Cesar Augusto Antunes Teixeira é professor Adjunto do Departamento de Fármacos e Medicamentos da Faculdade de Farmácia da UFRJ, responsável pelas disciplinas Farmácia Hospitalar, Farmacotécnica Hospitalar e Bases da Terapêutica Racional.

É Tutor de Campo das Atividades Clínicas Farmacêuticas e das Atividades Interprofissionais em Geriatria da Residência Multiprofissional em Saúde da UFRJ. Também atua como membro do Observatório de Vigilância e Uso de Medicamentos da Faculdade de Farmácia da UFRJ.
Dra. Denise Bueno

» Dra. Denise Bueno

Formada em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atuou na farmácia hospitalar do Grupo Hospitalar Conceição (1986-2003) implantando o Serviço de Suporte Nutricional do Hospital Conceição, como farmacêutica clínica em equipe interdisciplinar. Fez especialização em Administração Hospitalar pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS) e em suporte nutricional pela Associação Médica Brasileira (AMB). Formou-se Doutora em Ciências Biológicas pela UFRGS, onde trabalhou com Sistema Nervoso Central e Ontogenia.

Atualmente, trabalha como professora Associada III do Departamento de Produção e Controle de Medicamentos da Faculdade de Farmácia da UFRGS, na área de Assistência Farmacêutica. Também é pesquisadora e docente do Programa de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica - Associação de Instituições de Ensino Superior (PPGASFAR) e docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde - Mestrado Profissional (PPGENSAU) da Faculdade de Medicina - UFRGS. Membro da Comissão de Educação do Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul.
Dra. Diana Domingues da Camara Graça

» Dra. Diana Domingues da Camara Graça

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/1998), especialização em Gestão em Saúde pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ/2005) e mestrado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/2015).

Atua como tecnologista em assistência farmacêutica, subcoordenadora e docente da área de Farmácia da residência multiprofissional em Saúde da Criança e do Adolescente Cronicamente Adoecidos do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira, da Fiocruz. É tutora do curso de especialização em Segurança do Paciente para Profissionais da Rede de Atenção às Urgências e Emergências do Curso EAD/ENSP/Fiocruz.

Tem experiência na área de Farmácia, atuando principalmente nos temas: assistência farmacêutica, saúde pública, farmácia hospitalar, economia e administração farmacêutica, segurança do paciente, cuidados farmacêuticos, oncologia e pediatria.


Dr. Diogo Miron

» Dr. Diogo Miron

Professor de Controle de Qualidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), foi bolsista da Farmacopeia Brasileira, colaborando em estudos para obtenção de substâncias químicas de referência. Diogo Miron é consultor da Indústria Farmacêutica nas áreas de Validação de Métodos Analíticos e Estabilidade de Fármacos e Medicamentos.


Dra. Djenane Ramalho de Oliveira

» Dra. Djenane Ramalho de Oliveira

Farmacêutica clínica, educadora e pesquisadora na área de Atenção Farmacêutica na Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Coordenadora do Centro de Estudos em Atenção Farmacêutica (CEAF-UFMG). Professora adjunta na Universidade de Minnesota, Estados Unidos. Orientadora de estudantes de mestrado, doutorado e pós-doutorado no Brasil, Estados Unidos, Espanha e Croácia.


Dr. Douglas Coutinho Ribeiro da Costa

» Dr. Douglas Coutinho Ribeiro da Costa

Farmacêutico graduado em Farmácia pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas e Bioquímica Oswaldo Cruz (Fiocruz); pós-graduado em Biologia Molecular e Citogenética pelo Instituto de Pesquisa e Educação em Saúde de São Paulo (IPESSP). Têm 14 anos de experiência hospitalar, 12 deles trabalhando especificamente na área da oncologia.

Supervisor da Central de Misturas Intravenosas do Hospital Samaritano de São Paulo; docente de cursos do Instituto Racine.
Dr. Edgar Nunes de Moraes

» Dr. Edgar Nunes de Moraes

Consultor em Sistemas de Gestão em Saúde do Idoso. Consultor do Banco Mundial (2017). Coordenador do Núcleo de Geriatria e Gerontologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Coordenador do Serviço de Geriatria do Hospital das Clínicas da UFMG. Professor associado do Departamento de Clínica Médica da UFMG. Doutor em Medicina pela UFMG.


Dr. Eduardo Aranovich de Abreu

» Dr. Eduardo Aranovich de Abreu

Farmacêutico graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); professor de pós-graduação em Farmácia; palestrante nacional de Gestão em Farmácia. Atuante no mercado magistral desde 2001. Presidente da Associação Nacional dos Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag), regional Rio Grande do Sul, nas gestões 2011/2013 e 2013/2015. Vice-presidente da Anfarmag/RS, gestão 2016-2017.

Coordenador do Sistema Nacional de Aperfeiçoamento e Monitoramento Magistral (SINAMM) no Rio Grande do Sul, entre 2009 e 2011. Ganhador do Prêmio Sérgio Lamb 2016 (Categoria Magistral). Diretor Geral da Fitonfarma – Farmácia de Manipulação. Diretor de Whatever do Clube da Serotonina. Consultor técnico de Farmacologia e Suplementos de Saúde.


Dr. Eduardo Gomes de Borba e Bernhardt

» Dr. Eduardo Gomes de Borba e Bernhardt

Médico formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 2001. Pós-graduado em Medicina e Cirurgia Plástica Estética pela Sociedade Brasileira de Medicina e Cirurgia Plástica Estética (SBMCPE). Pós-graduado em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). Diretor Médico da Rede Magrass.


Dra. Eliane Aparecida Campesatto

» Dra. Eliane Aparecida Campesatto

Graduada em Farmácia pela Universidade Paranaense (1996), Eliane Aparecida Campesatto concluiu mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Celular) pela Universidade Estadual de Maringá (2001) e Doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Celular) pela Universidade Estadual de Maringá (2007).

Atualmente, é professora adjunta do Setor de Farmacologia da Universidade Federal de Alagoas e pesquisadora do Laboratório de Farmacologia e Imunidade (ICBS-UFAL). Também é orientadora do Mestrado em Ciências Farmacêuticas - ESENFAR (UFAL) e orientadora de alunos em Trabalhos de conclusão de Curso, PIBIC e Projetos de extensão. Orienta na áreas de Dor, Inflamação e Cicatrização; Uso racional de medicamentos e Neuropsicofarmacologia, com ênfase em produtos naturais.
Dr. Erlandson Uchôa Lacerda

» Dr. Erlandson Uchôa Lacerda

Farmacêutico formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o Dr. Erlandson é especialista em Farmacologia do Sistema Nervoso Central pela Universidade Federal de Lavras e doutorando em Saúde Pública pela Universidad de Ciencias Empresariales Y Sociales da Argentina.
Exerceu o cargo de coordenador da assistência farmacêutica do município de Boa Vista (RR), onde presidiu a Comissão de Farmácia e Terapêutica e idealizou a inserção do farmacêutico no Programa Saúde da Família (PSF), conseguindo a aprovação de uma Lei municipal regulamentando a inclusão da assistência farmacêutica no PSF.

Atualmente, é perito criminal do Governo do Estado de Roraima (RR), professor das Faculdades Cathedral de Ensino Superior ministrando as disciplinas de farmácia hospitalar e farmacologia, presidente da comissão de Legislação e Regulamentação do CFF e membro da Comissão de Tomada de Contas do CFF.
Dr. Euclides Lara Cardozo Junior

» Dr. Euclides Lara Cardozo Junior

Graduou-se em Farmácia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), em 1986, e em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), em 1994. Possui pós-graduação em nível de mestrado em Farmácia, na área de Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em 1998, e no nível de doutorado em Agronomia - Produção Vegetal, pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), em 2006. Concluiu um MBA em Gestão Estratégica de Tecnologia e Inovação, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em 2010, e realizou um estágio pós-doutoral no Institut National de la Recherche Agronomique (INRA) (Clermont Ferrand / França / 2013).

A atuação profissional está alicerçada nos temas Fitoterapia, Plantas Medicinais, Fitoquímica e Produtos Naturais. Atualmente é professor titular do curso de Farmácia e dos programas de pós-graduação Stricto Sensu em Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Atenção Básica (Farmácia) e Ciência Animal com ênfase em Produtos Bioativos (Medicina Veterinária) da Universidade Paranaense (UNIPAR).
Dr. Fabiano Bordignon

» Dr. Fabiano Bordignon

Bacharel em Direito pela PUC/PR, em 2000; especialista em Direito Penal e Criminologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR-ICPC), em 2008.

Delegado de Polícia Federal desde 2002; foi chefe da Delegacia de Polícia Federal (DPF) de Paranaguá, de 2005 a 2007; diretor da Penitenciária Federal em Catanduvas (2009-2010 e 2012-2013); chefe da DPF de Foz do Iguaçu desde 2015.

Atualmente cursa mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteira na Universidade Estadual do Oeste do paraná (Unioeste); e pós-graduação junto às ESIC, IDESF e ADESG/Foz do Iguaçu.
Dr. Fabio Ferracini

» Dr. Fabio Ferracini

Concluiu os cursos de Farmácia e Bioquímica pela Universidade Metodista de Piracicaba, em 1991. É formado em Administração Hospitalar pelo Instituto Paulista de Ensino e possui MBA em Logística Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Possui especialização em Farmácia Clinica pelo Hospital Israelita Albert Einstein e é Mestre em Ciências da Saúde (Erros de medicação e Positive Deviance).

Autor dos livros: "Farmácia Hospitalar – do Planejamento à realização", pela Editora Atheneu", "Farmácia Clínica – Segurança do Paciente Internado", pela Editora Atheneu", "Manual de Farmácia Clínica", pela Editora Manole, e "Atenção à Prescrição Médica", da editora Atheneu.
Dr. Felipe Dantas Barrozo

» Dr. Felipe Dantas Barrozo

Farmacêutico com 11 anos de experiência profissional na área magistral com foco no desenvolvimento de formulações com fitoterápicos, nutracêuticos e dermatológicos. Sua experiência profissional está em treinamentos de equipe e acompanhamento técnico farmacêutico nas áreas Médica, Nutricional e estética.

Atualmente, integra o quadro de professores de algumas pós-graduações no Rio de Janeiro nas disciplinas de Fitoterapia, Suplementação Esportiva e Cosmetologia com Foco em Formulações Individualizadas. Atua como Farmacêutico Responsável Técnico na Farmácia de Manipulação Natural Botica com Foco em Marketing e no desenvolvimento de Formulações e treinamento de equipe. Também é consultor farmacêutico na Pharma360.

É palestrante em diversos cursos de extensão na área de suplementação esportiva, fitoterapia e nutricosméticos com foco em personalização de formulações.
Dr. Fernando Fernandez-Llimos

» Dr. Fernando Fernandez-Llimos

Fernando Fernandez-Llimos é licenciado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Complutense de Madrid (Espanha), em 1984 e doutor em Fontes de Informação de Medicamentos pela Universidade de Granada (Espanha).

Desde 2006 é professor assistente no departamento de Sócio Farmácia da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (Portugal), assumindo funções de chefe de grupo de Farmacoepidemiologia e Sócio Farmácia da Research Institute for Medicines (iMED.ULisboa). Cumulativamente assume funções como a de vice-presidente da Sociedade Europeia de Farmácia Clínica (ESCP).

Membro do Conselho Executivo Pharmacy Practice Research SIG, da Federação Internacional de Farmacêuticos (FIP). Editor chefe da revista Pharmacy Practice. Autor de mais de 100 publicações, com mais de 200 comunicações em conferências. As áreas de investigação do seu maior foco são: informação de fármacos para profissionais de saúde, recolha de evidências e serviços clínicos farmacêuticos.


Dra. Dra. Flavia Buainain Thomazi França

» Dra. Flavia Buainain Thomazi França

Farmaceutica-Bioquímica formada pela Universidade Anhanguera (UNIDERP), em 2003; pós-graduação em Manipulação pelo Instituto Racine; MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV); pós-graduação em Atenção Farmacêutica pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); pós-graduação em Farmácia Clinica pela Master. Superintendente da Rede de Drogarias São Bento.


Dr. Flavio Afonso Badaró

» Dr. Flavio Afonso Badaró

Graduado em Farmácia pela Universidade Estácio de Sá, em 2004, mestrando em Ciências Farmacêuticas na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi assessor-chefe do Núcleo de Assessoria Técnica em Ações de Saúde da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, de 2012 a 2017.

Atuou na Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, de 2006 a 2010, na Superintendência de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos, sendo superintendente da Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos (2009-2010), coordenador de Logística e Aquisição dos Medicamentos do Componente Especializado (2007-2009) e farmacêutico da Coordenação dos Componentes Básico e Estratégico (2006-2007).

Assistente da Gerência Farmacêutica da rede de drogarias Drogasmil Medicamentos e Perfumaria, de 2004 a 2005; farmacêutico responsável de drogaria, de 2005 a 2006; sócio proprietário e farmacêutico Responsável Técnico pelas Drogarias Ativa, de 2010 a 2012.
Dr. Gabriel Rodrigues Martins de Freitas

» Dr. Gabriel Rodrigues Martins de Freitas

Docente na Universidade de Caxias do Sul, Gabriel Rodrigues Martins de Freitas formou-se mestre e é doutorando em Ciências Farmacêuticas pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCF/UFRGS). Graduou-se em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 2009.

Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Farmácia Clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: Atenção Farmacêutica, Serviços Farmacêuticos, Farmacoeconomia e Educação Farmacêutica. Assessor da Diretoria do Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul (CRF-RS) e Diretor-Tesoureiro da Sociedade Brasileira de Farmácia Clínica.

Trabalhou com acompanhamento farmacoterapêutico de pacientes hipertensos de difícil manejo no ambulatório de cardiologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. É, ainda, professor de Cursos de Capacitação e de Pós-Graduação na área da Farmácia Clínica.
Dr. Giselle de Carvalho Brito

» Dr. Giselle de Carvalho Brito

Farmacêutica (2009), mestre em Ciências Farmacêuticas (2012) e doutora em Ciências da Saúde (2015) pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Atualmente é professora adjunta da UFS, lotada no Departamento de Farmácia (DFAL) do Campus Antônio Garcia Filho (Lagarto-SE). Desenvolve pesquisas nas áreas de Assistência Farmacêutica, Implantação de Serviços Clínicos Farmacêuticos e Metodologias Ativas de Ensino.

Coordenadora da Residência de Saúde da Família (UFS-Lagarto) e Subchefe do Departamento de Farmácia. Coordenadora discente das Práticas de Ensino Farmacêutico na Comunidade. Exerce atividade de tutoria nas residências multiprofissionais de Atenção Hospitalar e de Saúde da Família. Fallow do Programa de Desenvolvimento Docente do Faimer Brasil (Especialização em Educação para Profissionais de Saúde pela UFC).


Dr. Gustavo Antonio Raimondi

» Dr. Gustavo Antonio Raimondi

Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Uberlândia (2012), fez Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade pela Universidade Federal de Uberlândia (2015) e Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Uberlândia (2016).

Gustavo Antonio Raimondi é doutorando em Saúde Coletiva (sub área ciências sociais em saúde) pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), especializando em Educação Médica pelo Foundation for Advancement of International Medical Education and Research (FAIMER®) - 2016, e professor do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia. Atua principalmente nos seguintes temas: saúde coletiva, medicina, educação, gênero/sexualidade, saúde da população LGBT, travestilidade/transexualidade e políticas públicas.
Dr. Helder Teixeira Melo

» Dr. Helder Teixeira Melo

Graduado em Farmácia e Bioquímica, pelo Centro Universitário Planalto (UNIPLAN), em 2002; especialista em Regulação e Vigilância Sanitária em Hemoterapia e Transplantes, pela Faculdade de Medicina do Campus Botucatu da Universidade Estadual Paulista (UNESP), em 2008; especialista em Gestão da Qualidade para Acreditação de Serviços de Saúde, pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FELUMA), em 2012; mestre em Ciência na área de Hemoterapia e Medicina Transfusional, pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP), em 2015.

Consultor técnico em Hematologia e Hemoterapia no Ministério da Saúde (MS), desde 2005. Bacharel em Teologia, pelo Seminário Presbiteriano Teológico de Brasília (SPB), em 2008.
Dr. Henrique José Mateus Santos

» Dr. Henrique José Mateus Santos

Farmacêutico comunitário, é especialista em Farmácia Industrial e em Farmácia Comunitária pela Ordem dos Farmacêuticos. Concluiu curso profissional de Farmácia pela Universidade de Lisboa, com licenciamento em Farmácia pela Universidade de Lisboa. Tornou-se Mestre (DEA) em Farmácia Assistencial pela Universidade de Granada.


Dr. Henry Okigami

» Dr. Henry Okigami

Henry Okigami é farmacêutico, especialista em farmácia hospitalar, especialista em homeopatia, especialista em fitoterapia e consultor em pesquisa e desenvolvimento de produtos e processos na indústria farmacêutica, alimentícia e cosmética. Também é diretor de pesquisa e desenvolvimento da Science Solution – Soluções em revestimento e nanotecnologia.


Dr. Henry Pablo Lopes Campos e Reis

» Dr. Henry Pablo Lopes Campos e Reis

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em 1997; especialização em Assistência Farmacêutica, pela UFC; especialização em Farmácia Hospitalar, pela Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (SBRAFH/UnB/MinSaude); mestrado (2005) e doutorado (2014), ambos com área de concentração Farmácia Clínica, pela UFC. Possui extensão com aperfeiçoamento técnico na área de Gestão Clínica na Harvard School of Public Health, USA (2011).

Atuou como gerente da farmácia do Hospital de Maracanáu, de 1999 a 2002; farmacêutico clínico do Hospital Geral Waldemar Alcântara, de 2002 a 2005, e gestor da Coordenação de Assistência e Auditoria Farmacêutica da Rede Unimed Fortaleza, de 2007 a 2015.

Atualmente é o Responsável Técnico pelo Centro de Estudos em Atenção Farmacêutica da UFC e membro da Associação Cearense de Controle de Infecção Hospitalar (ACECIH). Atua na área de Assistência Farmacêutica e Clínica, Farmacoeconomia, Avaliação de Tecnologias em Saúde, Auditoria Farmacêutica e docência em pós-graduações nas áreas citadas.
Dr. Humberto Gomes Ferraz

» Dr. Humberto Gomes Ferraz

É farmacêutico bioquímico (1990) pela Universidade Federal de Juiz de Fora, com mestrado (1993) e doutorado (1997) em Fármaco e Medicamentos pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (FCF/USP), pós-doutorado (2003) pela Universidade de Coimbra – Portugal e livre docência (2007) pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (FCF/USP).

Atualmente, é professor associado do Departamento de Farmácia da FCF/USP, na área de Farmacotécnica, e coordenador do Programa de Pós-graduação em Fármaco e Medicamentos.
Dr. Ivan da Gama Teixeira

» Dr. Ivan da Gama Teixeira

Graduado em Farmácia pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo – Ribeirão Preto (USP). Atualmente é vice-presidente da Associação Nacional dos Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag), Regional São Paulo; representante da Anfarmag no Formulário Nacional; diretor e sócio proprietário da Botica Belluz.

Atuou como tesoureiro, 1º Secretário e presidente da Associação Brasileira de Farmacêuticos Homeopatas (ABFH), tendo exercido nesta entidade também as funções de corresponsável por relações institucionais, membro da comissão científica, revisão do Manual de Normas Técnicas e representação da entidade junto à ANVISA na revisão da RDC 33/2000.

Membro da Comissão do Manual de Equivalência da entidade, relator do projeto de desenvolvimento de metodologia para cálculo do peso médio para o setor magistral.
Diretor da Anfarmag Nacional, ocupando as seguintes posições: 1º VP (gestão 2013-2015), 2º VP (gestão 2011-2013), secretário-geral (gestão 2009-2011), diretor técnico.


Dr. Jacson Fressatto

» Dr. Jacson Fressatto

Fundador e Chieg of Product Office (CPO) da Laura Networks; criador do 1º Robô de Inteligência Artificial gerenciador de riscos do mundo. É arquiteto de sistemas, focado no desenvolvimento de tecnologias de data analítycs, Machine Learning (aprendizagem de máquina), micro serviços e autônomos usando as metodologias de gestão ágil e organização exponencial (ExpO).

Tornou-se especialista em segurança corporativa, trabalhando em grandes empresas como a IBM e a Volvo, onde foi responsável por mais de USD 18 milhões de savings em fraudes sistêmicas. Fundou duas empresas de tecnologia e uma de consultoria em investigação coorporativa. Uma pessoa com uma meta audaciosa: “impactar positivamente 1 bilhão de vidas”.
Dra. Janaíne Ramos Martins

» Dra. Janaíne Ramos Martins

Formou-se farmacêutica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 1997. De 1996 a 1997 estudou Terapia Floral. Possui capacitação em Homeopatia e em Fitoterapia, bioquímica industrial de alimentos pelo Instituto de Ciência e Tecnologia de Alimentos da UFRGS (2000) e tornou-se especialista em Terapia Floral pelo Instituto Brasileiro de Estudos Homeopáticos (IBEH - Facis), em 2000. Também é especialista em Desenvolvimento de Medicamentos pela UCPel (2007-2009).

Fez cursos livres de Florais de Gaia, Florais de Minas (profª.credenciada), Desert Alchemy, Australian Bush Flower Essences, Saint Germain, PNL, Bioressonância, Saúde e Espiritualidade, Terapia Biorreguladora, Produtos Quânticos, Reiki II. É consultora técnica na área regulatória em P&D de produtos farmacêuticos e atua há 21 anos com Terapia Floral em consultório, ministra cursos de formação e treinamentos na área. É presidente da Comissão de Práticas Integrativas e Complementares do Conselho Federal de Farmácia do Rio Grande do Sul (CRF-RS), mestranda no PPG em Patologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e Membro da Liga de Espiritualidade em Educação e Saúde da UFCSPA.
Dr. Javier Salvador Gamarra Junior

» Dr. Javier Salvador Gamarra Junior

Farmacêutico bioquímico e industrial, formado pela PUC-PR (1994); mestre em Gestão Ambiental (UP, 2007); especialista em Farmácia Homeopática pela Associação Brasileira de Farmacêuticos Homeopatas (ABFH, 1997); coordenador do Núcleo de Saúde e Bem Estar do Centro Universitário Campos de Andrade (Uniandrade - Curitiba-PR); coordenador e professor do curso de Farmácia da Uniandrade.
Membro do Grupo de Trabalho sobre Homeopatia do Conselho Federal de Farmácia (CFF); membro da Diretoria Nacional da Associação Brasileira de Farmácia Homeopática (ABFH) - conselho fiscal, área de educação; coordenador da Comissão de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná (CRF-PR); coordenador do Grupo de Trabalho sobre Medicamentos do Paraná (GTM-PR); membro da Comissão de Farmácia de Manipulação Alopática e Homeopática do CRF-PR.

Sócio-diretor da Farmácia Homeopática Doutor Nilo Cairo, em Curitiba-PR; atuação em pesquisa e docência em Homeopatia, Saúde Pública, Assistência Farmacêutica, Gestão Ambiental e Saúde Ambiental.
Dr. José Finocchio Junior

» Dr. José Finocchio Junior

O Professor José Finocchio Junior é consultor, autor e professor sobre os temas projetos, programas e portfólio.

É autor da Metodologia PM Canvas, disponibilizada gratuitamente para empresas e universidades (licença creative commons), tendo conquistado grande adesão nacional. Conquistou o prêmio PMI Professional Award do PMI americano.

É autor de livros e artigos; o livro PM Canvas: Gerenciamento de Projetos sem Burocracia é um bestseller na área de gestão.

Com a metodologia Takt PM, o Professor Finocchio tem conseguido levar princípios e benefícios das metodologias de gerenciamento ágil de projetos para o ambiente corporativo.

Mestre em engenharia pela Escola Politécnica da USP, possui MBA em finanças pela FEA-USP, Pós-graduação na FGV-EAESP, certificações PMP, PMI-SP, PMI-RMP, PMI-ACP. Professor nos MBA’s da FIA-USP e FGV.


Dra. Juliana Miranda Ferreira

» Dra. Juliana Miranda Ferreira

É mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), onde também obteve sua graduação em Farmácia. Atua como membro do Grupo de Pesquisas em Epidemiologia e Avaliação de Novas Tecnologias em Saúde (GPEANTS/UFSJ) e como colaboradora na construção dos guias de prática clínica do Profar, do Conselho Federal Farmácia.


Dra. Karen Berenice Denez

» Dra. Karen Berenice Denez

Especialista em Homeopatia pela Associação Médica Homeopática do Paraná (AMHPR) e especialista pela Associação Brasileira de Farmacêuticos Homeopatas (ABFH). Especialista em Farmácia de Manipulação pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e especialista pela Associação Nacional dos Farmacêuticos Homeopatas (Anfarmag). Mestre em Assistência Farmacêutica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atuou em Farmácia de Manipulação por 20 anos e atualmente atua em clínica farmacêutica. Vice-presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Santa Catarina (CRF-SC) e coordenadora do GT de Homeopatia do Conselho Federal de Farmácia (CFF).


Dr. Kleber Giovanni Luz

» Dr. Kleber Giovanni Luz

Graduado em medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), mestre em Pediatria e Ciências Aplicadas à Pediatria pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e doutor em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Universidade de São Paulo (USP).

É professor associado 1 e chefe do Departamento de Infectologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; professor doutor da Universidade Potiguar e consultor da Organização Pan-Americana da Saúde para o tema arboviroses. Tem experiência na área de doenças infecciosas e parasitárias, sepse, infecção hospitalar, arboviroses, hepatites virais e infecção pelo HTLV 1 e 2.
Dr. Lauro Domingos Moretto

» Dr. Lauro Domingos Moretto

Farmacêutico-Bioquímico graduado pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (FCFUSP), com mestrado e doutorado na mesma instituição. Ex-docente responsável pela disciplina Supervisão da Produção e Supervisão e Garantia da Qualidade na FCFUSP. Assessor para assuntos regulatórios do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sindusfarma), onde atuou como vice-presidente.

É autor do livro Gerenciamento da Produção para Farmacêuticos, de artigos de divulgação e livros da coletânea do Sindusfarma. Tem ampla experiência profissional adquirida em laboratórios industriais farmacêuticos. É conferencista sobre assuntos de inovação, ciências, tecnologia e regulamentação farmacêutica em eventos nacionais e internacionais. É presidente e responsável pela plataforma educacional da Academia Nacional de Farmácia.
Dr. Leandro de Albuquerque Medeiros

» Dr. Leandro de Albuquerque Medeiros

Farmacêutico e mestre em Inovação Terapêutica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE),  Leandro de Albuquerque Medeiros é professor do curso de medicina na Universidade Católica de Pernambuco e Coordenador acadêmico do núcleo de pós-graduação em farmácia da Faculdade Redentor/IDE Cursos.

Atua, ainda, como membro do Grupo de Trabalho em Fitoterapia do Conselho Regional de Nutricionistas da 4ª e 6ª região. É consultor técnico da farmácia de manipulação Formular e secretário-geral do Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco (CRF-PE).
Dr. Leonel Augusto Morais Almeida

» Dr. Leonel Augusto Morais Almeida

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 2007, é farmacêutico na Prefeitura municipal de Porto Alegre, onde atua na primeira Farmácia Distrital do município a oferecer atendimento farmacêutico individualizado. Também é membro da Comissão de Farmácia e Terapêutica municipal e integrante do Projeto Excelência Farmacêutica da Sociedade Brasileira de Farmacêuticos e Farmácias Comunitárias (SBFFC).

Pós-graduado em Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica, também é idealizador do aplicativo Portal Farmacêutico – SOAP. Foi presidente da comissão de Farmácia Clínica do Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul (CRF-RS) e vencedor do prêmio Sérgio Lamb no segmento Drogarias em 2015.

Com mais de 10 anos de experiência em Farmácias Comunitárias, implementou serviço clínico farmacêutico voltado a pacientes diabéticos e hipertensos em São Francisco de Paula (RS), com resultados clínicos, financeiros e humanísticos significativos. É, ainda, integrante do Grupo de Trabalho para a proposta de atualização da RDC 44/09 pelo Conselho Federal de Farmácia.
Dr. Lucas Miyake Okumura

» Dr. Lucas Miyake Okumura

Farmacêutico clínico e pesquisador em desfechos em saúde. Consultor em Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) e atua em projetos do PROADI Moinhos de Ventos e na empresa MAPES Consulting desenvolvendo revisões sistemáticas com metanálises, estudos de custo-efetividade, criação e gerenciamento de protocolos de ensaios clínicos.

Desde 2016 é especialista clínico credenciado pelo Board of Pharmacy Specialties, divisão autônoma da American Pharmacists Association, como Certified Pharmacotherapy Specialist. Realizou quatro anos de residência, em dois hospitais universitários: em Saúde da Criança pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre, por dois anos, e em Oncologia & Hematologia no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), também por dois anos, sendo, esta última, a instituição que lhe conferiu o diploma de farmacêutico.

Na área acadêmica, é revisor de diversas revistas indexadas. Possui projetos e publicações na área de otimização de antimicrobianos, cuidados de suporte em oncopediatria e efetividade de serviços farmacêuticos clínicos.
Dr. Lucas Portilho Geraldo

» Dr. Lucas Portilho Geraldo

Farmacêutico e especialista em Cosmetologia. Diretor das pós-graduações do Instituto de Cosmetologia Educacional, Hi Nutrition Educacional e diretor científico da Consulfarma. Coordena estágios internacionais e desenvolvimento de cosméticos na Itália, França e Mônaco. Atua em desenvolvimento de formulações para o mercado brasileiro, europeu e da América Latina.

Atuou como coordenador de desenvolvimento de produtos na Natura Cosméticos e como gerente de P&D na AdaTina Cosméticos. Atuou em indústria farmacêutica, farmácias magistrais e elaborou diversos projetos de desenvolvimento de linhas de produtos cosméticos nas empresas Consulfarma. Possui 17 anos de experiência na área farmacêutica e cosmética.
Dra. Lucia de Araúo Costa Beisl Noblat

» Dra. Lucia de Araúo Costa Beisl Noblat

Professora associado doutora em Medicina e Saúde, lotada no Departamento do Medicamento da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em 1977; aperfeiçoamento em Farmácia Clínica pela Universidade do Chile (1979), mestrado em Clinical Pharmacy pela University of London (1993) e doutorado em Medicina e Saúde pela UFBA (2006).

Membro titular da Câmara Técnica de Medicamentos da ANVISA-MS. Presidente da Comissão de Farmácia e Terapêutica do Complexo Hospitalar Universitário Prof. Edgard Santos (HUPES). Membro do GT em Farmácia Hospitalar do Ministério da Saúde (MS); coordenadora do Estágio Supervisionado Farmacêutico da Faculdade de Farmácia da UFBA; vice coordenadora do Programa de Residência Integrada Multiprofissional do Complexo HUPES; coordenadora do Projeto de Extensão Permanente do Centro de Informação de Medicamentos da Faculdade de Farmácia (HUPES); gerente de Ensino, Pesquisa e Extensão do Complexo HUPES / UFBA / EBSERH.


Dr. Luciano Cesar Pontes Azevedo

» Dr. Luciano Cesar Pontes Azevedo

Graduado em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em 1996; fez residência médica em Clínica Médica e Medicina Intensiva pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), de 1997 a 1999. Doutor em Medicina pela UPS, em 2004; e pós-doutor em Pacientes Oncológicos Críticos pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2013.

Atualmente é professor livre-docente de Emergências Clínicas da USP; médico coordenador de pesquisa em Áreas Críticas do Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa; médico gestor das UTIs da disciplina de Emergências Clínicas do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da USP; presidente do Instituto Latino-Americano de Sepse (ILAS); e membro do comitê executivo da Rede Brasileira de Pesquisa em Terapia Intensiva (BRICNet).

Tem experiência na área de Clínica Médica, com ênfase em Medicina Intensiva. Suas principais linhas de pesquisa são Choque e Hemodinâmica, Sepse, Ventilação Mecânica e Gestão em Medicina Intensiva.
Dra. Luciene Cardoso Scherer

» Dra. Luciene Cardoso Scherer

Consultora, farmacêutica, biomédica, docente e palestrante com grande experiência em treinamentos de equipes na área de Educação e Saúde. Tem mais de 20 anos de vivência com capacitação e desenvolvimento de pessoas na área de Educação e Saúde. Atua com apresentação de palestras corporativas em formato de oficinas e treinamentos.

Possui vasta experiência na esfera pública e privada, onde atuou em cargos de grande relevância ao longo de sua carreira. É professora universitária de instituições como PUC/RS, Centro Eniversitário FADERGS, Centro Universitário São Camilo e SENAC/RS.

Master Coach pela Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC), entidade licenciada pela Behavioral Coaching Institute (BCI). Analista em Inteligência Emocional, analista em competências e em perfil comportamental (SIXSECONDS®, Analista ASSESS® e Analista DISC®). Fundadora da Luciene Scherer Coaching e Gestão Corporativa.


Dra. Ludmila Mourão Xavier Gomes

» Dra. Ludmila Mourão Xavier Gomes

Bacharel em Enfermagem pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes); especialista em Acupuntura pelo Instituto Unisaúde; mestre em Ciências da Saúde pela Unimontes; doutora em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Atualmente é docente do curso de graduação em medicina da Universidade Federal de Integração Latino-Americana-UNILA; coordena o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da UNILA. É Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Epidemiologia e Saúde na Fronteira (GEPESF).
Dr. Luis Carlos Marques

» Dr. Luis Carlos Marques

Farmacêutico, especialista em Fitoterapia; mestre em Botânica e doutor em Ciências. Professor universitário e pesquisador na área de Fitoterapia; sócio-diretor da empresa Fitoscience Consultoria; coordenador da Comissão de Fitoterapia do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP); e membro da diretoria da Associação Paulista de Fitoterapia (APFit).


Dr. Luiz Henrique Magalhães Nogueira Cobra

» Dr. Luiz Henrique Magalhães Nogueira Cobra

Advogado formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP); presidente do Conselho de Administração do LabRede; sócio proprietário dos Laboratórios PCA e Laboratório Médico Dra. Tânia; sócio fundador do escritório Magalhães, Moura e Cobra Sociedade de Advogados; membro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).


Dra. Mara Sofia Inácio Pereira Guerreiro

» Dra. Mara Sofia Inácio Pereira Guerreiro

Licenciou-se em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL, 1991-97). Entre 1997 e 2009 foi proprietária e diretora técnica de uma farmácia comunitária, desenvolvendo atividades orientadas para o doente e para a comunidade.

Em 2007 concluiu o doutoramento pela Universidade de Manchester, com uma tese sobre gestão do risco de morbilidade evitável relacionada com medicamentos. Em 2012, tornou-se pós-graduada em direito da farmácia e do medicamento pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC). Atualmente, divide a sua vida profissional entre a docência no ensino superior e a consultoria.

Suas publicações incluem cerca de duas dezenas de artigos em revistas com arbitragem científica e a coordenação de dois livros, incluindo “Administração de vacinas e medicamentos injetáveis por farmacêuticos: uma abordagem prática”. Realizou mais de 60 apresentações em reuniões científicas, entre sessões plenárias por convite, posters, comunicações orais e workshops.
Dr. Marcelo Cristian Ribeiro

» Dr. Marcelo Cristian Ribeiro

Farmacêutico, coaching, diretor da Desenvolva Consultoria - empresa focada no desenvolvimento de farmácias, drogarias e indústria farmacêutica. Tem como clientes Pfizer, EMS, Medley, Redes de farmácias, clínicas médicas e hospitais.


Dr. Marcelo Polacow Bisson

» Dr. Marcelo Polacow Bisson

Graduado em Farmácia-Industrial pelas Faculdades de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto (FCFRP-USP), em 1988. Mestre pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba (Fop-Unicamp), em 1991. Doutor pela Fop-unicamp (1996), tendo sido bolsista do CNPq e da CAPEs, e participado de atividades de ensino e pesquisa na USP, UNICAMP, e outras Instituições de Nível Superior.

Capitão Farmacêutico da Policia Militar do Estado de São Paulo (PMSP); professor universitário na área de Ciências da Saúde desde 1989. Membro titular da Academia Nacional de Farmácia, ocupante da cadeira nº 5 da Seção de Farmácia. Diretor técnico cientifico da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde (SBRAFH); membro e especialista em Farmácia Hospitalar pela Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (SBRAFH).

Conselheiro Federal do Conselho Federal de Farmácia (CFF) pelo Estado de São Paulo (mandato 2012-2015/2016-2019). Vice-presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP), durante dois mandatos, de 2008 a 2011, tendo sido diretor secretário geral em 2001 e 2002.


Dra. Marcia Abrahao Silva Ferreira

» Dra. Marcia Abrahao Silva Ferreira

Farmacêutica- Bioquímica formada pela Universidade de São Paulo (USP), com aprimoramento profissional em Direito Sanitário pela Faculdade de Saúde Pública da USP e especialização em Vigilância Sanitária de Alimentos pela USP.

Possui experiência na área de Farmácia, com ênfase em Alimentos, indústria de alimentos, laboratórios de testes analíticos e de pesquisa, especialmente como auditora interna da ISO 9001 e 17025, e fiscalizações na área incluindo Boas Práticas de Fabricação e Boas Práticas Laboratoriais.

Atualmente exerce a função de Analista em Saúde, farmacêutica na Coordenação de Vigilância em Saúde da Prefeitura de São Paulo (COVISA), na sub gerência de alimentos em inspeções sanitárias.


Dr. Marcos Kneip Fleury

» Dr. Marcos Kneip Fleury

Farmacêutico-Bioquímico com mestrado e doutorado em Genética Humana pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor associado de Hematologia da Faculdade de Farmácia da UFRJ.

Coordenador do Laboratório de Análises Clínicas da Faculdade de Farmácia (UFRJ), assessor científico do Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ-SBAC) e presidente da Comissão Científica de Congressos da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC).


Dra. Marileia Scartezini

» Dra. Marileia Scartezini

Farmacêutica e Bioquímica, Mestre em Bioquímica e Doutora em Genética pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Marileia Scartezini também fez pós-doutorado na área de “Hipercolesterolemia familiar” na University College London, Reino Unido.

Marileia Scartezini é professora associada da Universidade Federal do Paraná e Consultora Científica em Dislipidemias.
Dr. Mario Borges Rosa

» Dr. Mario Borges Rosa

Presidente do Instituto para Práticas Seguras no Uso de Medicamentos (ISMP-Brasil). Mario Borges é, ainda, presidente da Rede Latinoamericana del Uso Seguro de Medicamentos e Representante do Brasil na International Medication Safety Network (IMSN) e membro do Comitê de Implantação do Programa Nacional de Segurança do Paciente e membro da Comissão Científica da Anvisa.

Ex-presidente da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde (SBRAFH), Borges é doutor e mestre pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e tem doutorado pela Sanduiche pela School of Pharmacy da University of London. Cursou Farmácia Clínica na Universidad de Chile e fez especialização em Farmácia Hospitalar pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Atua como farmacêutico da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG) e coordenador do Hospital Sentinela.

É Autor principal de 02 livros, 8 capítulos de livros e mais de 20 trabalhos em erros de medicação e líder de Grupo de Pesquisa em Farmacovigilância do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). Recebeu 13 prêmios e/ou homenagens. Participou como convidado em eventos científicos no Brasil e exterior. Tem experiência em Gerenciamento de Riscos, Farmácia e prevenção de erros de medicação.
Dr. Mario Jorge Sobreira da Silva

» Dr. Mario Jorge Sobreira da Silva

Farmacêutico especialista em Farmácia Hospitalar, Farmácia Clínica e em Terapia Nutricional Parenteral e Enteral; mestre e doutorando em Saúde Pública.

Atualmente é chefe da Divisão de Ensino Lato Sensu e Técnico do Instituto Nacional do Câncer (INCA); coordenador da Comissão de Residência Multiprofissional em Oncologia do INCA; e presidente da Sociedade Brasileira de Farmacêuticos em Oncologia (SOBRAFO).
Dra. Marta Maria de França Fonteles

» Dra. Marta Maria de França Fonteles

Graduada em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (UFC); mestre e doutora em Farmacologia pela UFC; com pós-doutorado em Farmácia Clínica, pela University of Auckland (NZ).
É professora titular da UFC, pesquisadora do CNPq, consultora ad hoc do Conselho Federal de Farmácia (CFF), e coordenadora didático-pedagógica geral da Residência Multiprofissional em Atenção Hospitalar à Saúde da UFC.

Desenvolve projetos na área de Assistência Farmacêutica, Farmácia Clinica, Farmácia Hospitalar e Educação Farmacêutica. Pertence à Associação Brasileira de Ciências Farmacêuticas (ABCF) e Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (SBFH).

É líder do Grupo de Pesquisa em Atenção Farmacêutica junto ao CNPq, coordenadora do Centro de Estudos em Atenção Farmacêutica, do Laboratório de Habilidades Clínicas e de Comunicação do curso de Farmácia, e do Laboratório de Pesquisa em Farmácia Clínica e Translacional, pertencentes à UFC.

Atualmente está coordenando o Fórum Cearense de Educadores em Farmácia Clínica.
Dra. Marysabel Pinto Telis Silveira

» Dra. Marysabel Pinto Telis Silveira

Graduada em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Católica de Pelotas e mestre em Saúde e Comportamento pela mesma universidade. É doutora em Medicina pelo Programa de Pós-Graduação em Medicina: Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e possui pós-doutorado em Epidemiologia pelo Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas. É especialista em Práticas em Ciências Fisiológicas pela FURG e em Farmácia Hospitalar pela Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (SBRAFH) e professora adjunta da de Farmacologia e Atenção na Universidade Federal de Pelotas.

Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Terapêutica, Farmacologia, Atenção Farmacêutica, Farmácia Hospitalar, Epidemioloiga e Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: antirretrovirais, HIV/Aids e terapêutica, adesão aos antirretrovirais, Uso Racional de Medicamentos, Acesso a medicamentos, Atenção Farmacêutica, Assistência Farmacêutica, Farmácia Clínica e Farmacoepidemiologia.
Dr. Mauricio Turkiewicz

» Dr. Mauricio Turkiewicz

Farmacêutico Bioquímico, especialista em Farmacologia e em Citologia Clínica. Coordenador da Comissão de Análises Clínicas do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná (CRF-PR), membro do GT sobre Citologia do Conselho Federal de Farmácia (CFF). Presidente da Associação Paranaense de Farmacêuticos (Aspafar). Professor convidado na residência de Análises Clínicas da Universidade do Oeste do Paraná (Unioeste).


Dr. Mauro Silveira de Castro

» Dr. Mauro Silveira de Castro

Farmacêutico formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutor em Medicina: Ciências Médicas pela UFRGS. Professor da Faculdade de Farmácia da UFRGS. Coordenador do Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento em Atenção Farmacêutica. Coordenador do curso "Farmacêuticos na Atenção Básica/Primária em Saúde: Trabalhando em Rede". Ambulatório de Hipertensão do Serviço de Cardiologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.


Dra. Mayde Seadi Torriani

» Dra. Mayde Seadi Torriani

Mayde Seadi Torriani é farmacêutica em onco-hematologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), especializou-se em Farmácia Hospitalar pela Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (SBRAFH) e Administração Hospitalar pelo Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (IACHS/PUCRS).

Atualmente, é diretora financeira Sociedade Brasileira de Farmacêuticos em Oncologia (SOBRAFO), com gestão iniciada em 2013.
Dra. Michelle Silva Nunes

» Dra. Michelle Silva Nunes

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em 2010, e residência multiprofissional em Terapia Intensiva do Adulto no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL/UFRN), em 2013.

Atualmente é farmacêutica clínica da Maternidade Escola Januário Cicco, em Natal (RN); diretora executiva da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (SBFH) e Serviços de Saúde, entre 2016 e 2017; e presidente da Comissão de Farmácia Hospitalar do Conselho Federal de Farmácia do Estado do Rio Grande do Norte (CRF-RN).
Dra. Monica Maria Henrique dos Santos

» Dra. Monica Maria Henrique dos Santos

Doutora em Inovação Terapêutica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); mestre em Gestão em Assistência Farmacêutica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); especialista em Administração Hospitalar, MBA em Gestão de Hospitais e especialista em Farmácia Hospitalar pela UFRGS.

Tutora da Faculdade Pernambucana de Saúde e coordenadora da Assistência Farmacêutica do Real Hospital Português de Pernambuco.
Dra. Monica Soares Amaral Lenzi

» Dra. Monica Soares Amaral Lenzi

Farmacêutica formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); educadora em Diabetes, certificada pelo International Diabetes Federation (IDF); membro da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD); fundadora da Farmácia Doce Vida, especializada em Diabetes, na qual administrou até fevereiro de 2015. Empreendedora digital, palestrante e consultora.


Dr. Niraldo Paulino

» Dr. Niraldo Paulino

Doutor em Farmacologia pela Universidade Federal de Santa Catarina e Maximilian Universität München (2005). Foi coordenador de curso de Farmácia na Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), entre 1996 e 2006, e do curso de Farmácia no Centro Universitário Barriga Verde (UNIBAVE), entre 2006 e 2010. Coordenou o Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento de Biomedicamentos, no Programa de Mestrado Profissional em Farmácia na Universidade Bandeirantes de São Paulo (UNIBAN), de 2006 a 2016.

É coordenador dos cursos de Especialização Medical Lex/ISEPE em Fitoterapia Clínica e Farmácia Clínica nas turmas MT, SP, SC (2012-atual) e assessor técnico-científico e diretor de negócios da Medical Lex Gestão de Informações e Cursos Ltda. Tem experiência na área de Farmacologia,
com ênfase em Farmacologia Bioquímica e Molecular de Plantas Medicinais. Atua principalmente nos temas: mecanismo de ação de plantas medicinais e produtos naturais, inflamação e seus mecanismos farmacodinâmicos.
Dr. Orozimbo Henriques Campos Neto

» Dr. Orozimbo Henriques Campos Neto

Doutor em Saúde Pública pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Orozimbo Henriques Campos Neto é mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 2012. Possui graduação em Farmácia com Habilitação em Análises Clínicas pela UFMG (2009).

É pesquisador colaborador do Grupo de Pesquisa em Economia da Saúde (GPES/UFMG) e diretor de Atenção e Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Pedro Leopoldo-MG. Professor de Ensino Superior em Farmácia na Faculdade Ciências da Vida em Sete Lagoas (MG).
Dr. Pablicio Nobre Gonçalves

» Dr. Pablicio Nobre Gonçalves

Gerente de Projetos Estratégicos e Mercado do Grupo AMO; vice-presidente da Sociedade Brasileira de Farmacêuticos em Oncologia (Sobrafo); diretor da Oncoprest.


Dra. Patricia Melo Aguiar

» Dra. Patricia Melo Aguiar

Graduada em Farmácia (2008) e mestre em Ciências Farmacêuticas (2010) pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Fármaco e Medicamentos da Universidade de São Paulo (USP), desde 2014.

Atuou como professora temporária no curso de Farmácia UFS, de 2008 a 2009; foi tutora no curso de Especialização em Gestão da Assistência Farmacêutica, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), de 2012 a 2015. Coordenou a Equipe USP, além de ser produtora de conteúdo e revisora técnica do Formulário Terapêutico Nacional, de 2015 a 2017.

Atualmente é pós-doutoranda e professora contratada do Departamento de Farmácia da Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência em Serviços Farmacêuticos Clínicos, Saúde Baseada em Evidências (revisão sistemática, metanálise, overview), Doenças Cardiovasculares, Oncologia e Cuidado ao Idoso.


Dra. Patricia Helena Lucas Pranke

» Dra. Patricia Helena Lucas Pranke

Professora e chefe do Laboratório de Hematologia e Células-tronco da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pós-graduada em Fisiologia. Possui doutorado em Genética e Biologia Molecular, pela UFRGS, e em Laboratório de células-tronco, pela New York Blood Center, Nova York, Estados Unidos. É pós-doutorada em Marburg, Alemanha. Fundadora do Instituto de Pesquisa de Células-tronco, foi uma das duas pesquisadoras a assessorar o senado e congresso nacional na elaboração da lei que aprovou pesquisas com células-tronco embrionárias humanas.

Patricia Helena Lucas Pranke é membro do International Stem Cell Banking Initiative, do conselho do TERMIS-AM (Sociedade Internacional de Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa) e do conselho da SLABO (Sociedade Latino Americana de Biomateriais, Órgãos Artificiais e Engenharia de Tecidos).

Possui mais de 10 prêmios, mais de 70 artigos e 7 patentes. É orientadora de mestrados, doutorados e pós-doutorados. Trabalha na área de células-tronco e nanotecnologia focado em medicina regenerativa, engenharia de tecidos e órgãos artificiais.


Dr. Patrick Luis Cruz de Sousa

» Dr. Patrick Luis Cruz de Sousa

Graduado em Farmácia e Mestre em ciências farmacêuticas pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e doutorando em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Atua como farmacêutico da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará e é farmacêutico clínico e professor universitário de graduação e pós-graduação.


Dra. Paula Renata Aparecida Nigro Rivera Carazzatto

» Dra. Paula Renata Aparecida Nigro Rivera Carazzatto

Proprietária da Pharmácia Specífica, em Bauru (SP). Ministrante do curso de Terapêutica Tópica em Dermatologia e Cosmética Dermatológica para médicos residentes do Instituto Lauro de Souza Lima, em Bauru, desde 1984. Ministrante de cursos do Instituto Racine, desde 1996.


Dra. Paula Santana Lunardi

» Dra. Paula Santana Lunardi

Formada em Biomedicina (2008), mestre em Neurociências (2010) e doutora em Bioquímica (2014), todos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Grande parte de sua bagagem científica se concentra nas áreas de Neurociências e Farmacologia. Nos últimos anos, tem trabalhado em pesquisas sobre os mecanismos de memória por trás do esquecimento fisiológico.

Atualmente, trabalha no departamento de Patologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) como pós-doutoranda vinculada ao programa de bolsa Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES).
Dr. Paulo Cesar Varanda

» Dr. Paulo Cesar Varanda

Farmacêutico e Bioquímico especialista em Acupuntura e Medicina Chinesa, coordenador da Comissão de Acupuntura e Medicina Chinesa do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Presidente da Sociedade Brasileira de Farmacêuticos Acupunturistas (SOBRAFA), pesquisador CNPq-USP, coordenador de Educação Continuada de Prescrição em Medicina Chinesa na China.


Dr. Pedro Paulo Dias Junior

» Dr. Pedro Paulo Dias Junior

Farmacêutico, mestre em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Master Coach pela Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC); professor de pós-graduação em instituições de ensino brasileiras; consultor de empresas, com atuação na área de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) e criação de soluções empresariais.

Gerador de conteúdos para revistas de circulação nacional; possui grande experiência no varejo, com atuação no desenvolvimento de milhares de farmacêuticos de todo Brasil.

Membro efetivo da Association for Talent Development (ATD), da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (SBRAFH) e da Sociedade Brasileira de Farmácia Clínica (SBFFC).
Dra. Priscila Nogueira Camacho Dejuste

» Dra. Priscila Nogueira Camacho Dejuste

Graduada em Farmácia, em 1998, pela Universidade de Marília (Unimar), Priscila Dejuste tem pós-graduação em Farmacologia e formação em “coach” (treinamento). Foi proprietária e responsável técnica de uma farmácia de manipulação e gerente de uma distribuidora de produtos farmacêuticos. Hoje, atua na representação das multinacionais Sundown Vitaminas e Humco.

Tem participado de cargos na diretoria da Associação Farmacêutica de Marília e Região (Alfarma). Foi, ainda, conselheira municipal de Entorpecentes do mesmo Município, vice-coordenadora da Seccional de Marília do Conselho Regional de Farmácia de São Paulo, coordenadora do Grupo de Fracionamento do órgão e conselheira regional de Farmácia do Estado pelo terceiro mandato.

Desde 2008, atua na área de Suplementos Alimentares.


Dr. Rafael Martins de Morais

» Dr. Rafael Martins de Morais

Farmacêutico formado pela Universidade de Brasília (UnB); mestre em Ciências Médicas pela UnB; atua com manipulação de Radiofármacos.


Dr. Ralph Santos-Oliveira

» Dr. Ralph Santos-Oliveira

Graduado em Farmácia Industrial pela Universidade Federal Fluminense (UFF); mestre em Tecnologias Energéticas e Nucleares pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); doutor em Biotecnologia pela Renorbio.

Membro da Comissão Permante de Radiofarmácia do Conselho Federal de Farmácia (CFF); membro da Câmara Técnico Temática de Radiofarmácia da Farmacopéia Brasileira; membro da Câmara Técnica de Radiofarmácia do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Rio de Janeiro (CRF-RJ); presidente da Associação Brasileira de Radiofarmacia (ABRF).

Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Radiofarmácia, atuando principalmente nos temas Nanorradiofarmácia, Desenvolvimento de Novos Radiofármacos e Farmacovigilância de Radiofármacos.
Dra. Renata de Morais Souza

» Dra. Renata de Morais Souza

Farmacêutica especialista em vigilância sanitária e em regulação, está na Gerência de Produtos Controlados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária desde 2005. Em 2012, tornou-se gerente de produtos controlados da Anvisa.

Renata de Morais Souza é membro do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas – CONAD e membro do Grupo Ad Hoc de Psicotrópicos e Entorpecentes do Mercosul. Também é coordenadora do Grupo de Trabalho instituído pela Portaria n° 898, de 6 de agosto de 2015, no âmbito da Anvisa, para otimizar a forma de classificação e controle das substâncias controladas da Portaria SVS/MS nº 344/98.
Dr. Roberto Márcio Vieira

» Dr. Roberto Márcio Vieira

Técnico em Função Pulmonar pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT); participante em congressos e seminários como palestrante e ministrante de cursos; coparticipante em teses de doutorado e mestrado.


Dr. Rodrigo Silveira Pinto

» Dr. Rodrigo Silveira Pinto

Farmacêutico-Bioquímico formado na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP); pós-graduado em Gestão da Assistência Farmacêutica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e mestrado acadêmico por meio do Programa de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UFRGS, onde pesquisa a participação da comunidade na saúde.

Atua na coordenação e docência do curso Farmacêuticos na Atenção Básica/Primária à Saúde (APS): Trabalhando em Rede. Responsável pelo programa +Farmacêutico Clínico do Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul (CRF-RS). Neste Conselho é membro do Grupo Técnico de Apoio aos municípios, prestando consultoria em Assistência Farmacêutica e é o presidente da Comissão de Farmácia Clínica. Membro do Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento (GPD) em Atenção Farmacêutica.

Realiza seguimento farmacoterapêutico de pacientes hipertensos de difícil controle no Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
Dra. Rosana Mastellaro

» Dra. Rosana Mastellaro

É diretora de Assuntos Regulatórios do Sindusfarma, farmacêutica, graduada pela Faculdade de Farmácia Oswaldo Cruz (FOC), com especialização em gestão de projetos pela Fundação Getúlio Vargas. Atuou por 17 anos em diferentes segmentos da indústria farmacêutica nas áreas de Treinamento, Garantia de Qualidade, Atendimento ao Consumidor, Assuntos Regulatórios e como Responsável Técnica. Possui especialização em Homeopatia e Cosmetologia.

Atualmente é responsável pela divulgação e orientação aos associados da regulamentação sanitária aplicável ao Registro de Medicamentos, Farmacovigilância, Pesquisa Clínica e Comércio Exterior, além da coordenar grupos de trabalho para discussão de consultas públicas e elaboração de propostas para a ANVISA/MS. Coordena encontros técnicos com órgãos reguladores e seminários para o aperfeiçoamento dos profissionais que trabalham nas empresas associadas.


Dr. Salomão Georges Barros Kahwage

» Dr. Salomão Georges Barros Kahwage

Farmacêutico-Bioquímico formado pelo Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA). Especialista em Atenção Farmacêutica pelo CESUPA e em Vigilância Sanitária pelo Instituto Racine. Capacitado em Gestão de Farmácias e Drogarias pela Universidade Gama Filho (UGF) e em Farmacologia Clínica pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão (IBPEX). Mestrando em Gestão de Empresas pelo Instituto de Educação Superior Latino Americano (IESLA).

Gerente técnico regulatório do grupo Extrafarma, de 2001 a 2011; gerente regulatório e diretor executivo do grupo Big Bem, de 2011 a 2016; professor no Centro Universitário do Pará (CESUPA), de 2009 a 2012; professor na Escola Superior da Amazônia (ESAMAZ), de 2014 a 2016; professor do Sistema FIBRA, de 2014 até a presente data.

Recebeu a Comenda do Mérito Farmacêutico, do Conselho Federal de Farmácia (CFF); é membro da Comissão de Farmácia Comunitária do CFF (CONFAR); presidente Sociedade Brasileira de Farmacêuticos e Farmácias Comunitárias do Estado do Pará (SBFFC-PA) e vice-presidente da SBFFC; diretor e sócio proprietário da empresa Status Consultoria e Treinamento em Saúde. Consultor e executivo do mercado farmacêutico.


Dr. Sergio Mena Barreto

» Dr. Sergio Mena Barreto

Sergio Mena Barreto é considerado um dos mais importantes especialistas brasileiros em varejo farmacêutico mundial. Exercendo há 17 anos o cargo de presidente-executivo da principal entidade empresarial de farmácias no País, a Associação Brasileira das Redes de Farmácias e Drogarias (ABRAFARMA), tem acumulado, ao longo dos anos, ampla experiência nacional e internacional neste segmento.

Formado em Administração de Empresas, tem conduzido Missões Técnicas Internacionais ao redor do mundo e ministrado palestras em inúmeros países acerca da varejo farmacêutico no Brasil.

Nos últimos anos, atua em conjunto com importantes entidades brasileiras, como o Conselho Federal de Farmácia e a Câmara Brasileira de Produto Farmacêuticos (CBFARMA), e tem sido protagonista do movimento que pretende elevar a farmácia e a profissão farmacêutica como elementos chave na nova face da saúde brasileira.

Sergio Mena Barreto também é escritor. Lançou dois livros: Zona de Coragem, 2008; e Top Five, 2013 - sobre gestão empresarial. Atualmente, está trabalhando em três 03 manuscritos.
Dra. Simone de Araújo Medina Mendonça

» Dra. Simone de Araújo Medina Mendonça

Graduada em Farmácia pela Universidade Federal de Ouro Preto, mestre em Ciências Farmacêuticas e doutora em Medicamentos e Assistência Farmacêutica, ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atuou como docente na área de atenção farmacêutica nas graduações em Farmácia da Universidade Federal de São João Del-Rei, do Centro Universitário Newton Paiva e da Faculdade Pitágoras.

Tem experiência profissional em serviços clínicos baseados em atenção farmacêutica inseridos em hospital-dia para atendimento a pacientes com HIV/Aids, em clínica-escola multiprofissional, em farmácia-escola e na atenção primária à saúde por meio de integração ensino-serviço-comunidade.

Atualmente, é professora adjunta no Departamento de Farmácia da Universidade Federal de Juiz de Fora, campus Governador Valadares. Atua principalmente nos seguintes temas: atenção farmacêutica, atenção primária à saúde, formação de profissionais de saúde, pesquisa qualitativa.
Dra. Simone Ribas

» Dra. Simone Ribas

Farmacêutica sanitarista, formada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), com especialização em Gestão em Vigilância Sanitária pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz, e em Gestão da Saúde e Apoio Institucional pela Universidade de Campinas (Unicamp).

Trabalha na Vigilância Sanitária do município de Curitiba, desde 2001. Atuou na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), no período de 2006 a 2013, onde participou do Grupo de Trabalho Temático (GTT) de Medicamentos, responsável pela implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos para os resíduos de medicamentos.


Dra. Thais Teles de Souza

» Dra. Thais Teles de Souza

Graduada em Farmácia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), em 2010, concluiu o mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 2013, e doutorado em Ciências Farmacêuticas, pela mesma universidade, em 2017. Foi também apoiadora em Cuidados Farmacêuticos pelo Ministério da Saúde, entre 2014 e 2016.

Atualmente, é professora de Atenção Farmacêutica da Universidade Federal do Paraná, consultora ad hoc do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e professora de pós-graduação do Instituto Brasil de Pós-graduação e Assessoria (IBRAS), Equilibra e Master. Atua desenvolvendo atividades nas áreas de Farmácia Clínica, Cuidados Farmacêuticos, Atenção Farmacêutica e Avaliação de Tecnologias em Saúde.
Dra. Valéria Santos Bezerra

» Dra. Valéria Santos Bezerra

Graduada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), residência em Planejamento e Gestão de Serviços Farmacêuticos pela Secretaria de Estado de Saúde de Pernambuco (SES/PE). Possui especialização em Farmacologia Clínica pelo IBPEX; MBA em Gestão em Saúde e Controle de Infecção; especialização em Farmácia Hospitalar e Clínica pela Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde (Sbrafh); professora convidada do MBA em Gestão em Saúde e Controle de Infecção; vice-diretora executiva da Sbrafh.

Atualmente é superintendente de Suprimentos do Hospital da Restauração, em Recife-PE.


Dr. Valério Monteiro Neto

» Dr. Valério Monteiro Neto

Possui graduação em Farmácia-Bioquímica pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em 1988; doutorado em Ciências (Biologia da Relação Patógeno-Hospedeiro) pela Universidade de São Paulo (USP), em 2000; e pós-doutorado em Microbiologia pela University of Arizona (EUA).

Atualmente é professor titular na Universidade Ceuma e professor adjunto na UFMA. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Médica, atuando principalmente nos seguintes temas: Patogenicidade Bacteriana e Bioprospecção de Produtos Naturais com Atividade Antimicrobiana. É orientador em nível de mestrado e doutorado. Foi bolsista de produtividade em pesquisa da Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão (FAPEMA), de 2012 a 2016.
Dra. Vanusa Barbosa Pinto

» Dra. Vanusa Barbosa Pinto

Farmacêutica Bioquímica Pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), especialista em Farmácia Hospitalar e Clínica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) e mestranda em Gestão da Competitividade em Saúde pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Diretora da Divisão de Farmácia do Instituto Central do Hospital das Clínicas (ICHC).


Dr. Wellington Barros da Silva

» Dr. Wellington Barros da Silva

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), em 1994; mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 1999; e doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 2009.

Professor adjunto da Universidade Federal de Sergipe (UFS), docente no curso de graduação em Farmácia, tutor do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental e do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde da Família.

Orienta trabalhos de investigação no Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) da UFS. As áreas de interesse incluem a Farmácia Social (com ênfase nos processos de Medicalização e Medicamentalização da Saúde), Educação Farmacêutica, trabalhos de colaboração Interprofissional em Saúde e Modelos de Organização de Serviços e Cuidados Farmacêuticos. Atua ainda como consultor ad hoc do Conselho Federal de Farmácia (CFF) na área Clínica.
REALIZAÇÃO
CFF FBCF
CORREALIZAÇÃO
Ministério da Saúde
APOIO INSTITUCIONAL
OPAS CRF-PR
EXPOSITOR BLACK
ICTQ ABRAFARMA CRF-SP
EXPOSITOR PLATINUM
Bayer