Palestrantes
Dr. Ademir Valério da Silva

» Dr. Ademir Valério da Silva

Farmacêutico-Bioquímico graduado pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Araraquara (UNESP); pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP); especialista em Manipulação Magistral pela Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag); especialista em Homeopatia.

Presidente do conselho de administração da Anfarmag, gestão de 2016 a 2017; presidente da Anfarmag Nacional, gestão de 2011 a 2013; e diretor técnico e administrativo da farmácia Equilíbrio, em São Paulo, de 2013 a 2015.
Dra. Aderli Cristiane do Nascimento Pasqualin

» Dra. Aderli Cristiane do Nascimento Pasqualin

Promotora de Merchandising das marcas Omron e NS, na cidade de Curitiba (PR), atuando nessas empresas desde 2009.


Dr. Adilson Batista Bezerra

» Dr. Adilson Batista Bezerra

Ex-assessor chefe de segurança institucional da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA); ex-consultor jurídico do Ministério da Saúde (MS); delegado de Polícia Federal; assessor técnico no Senado Federal.


Dra. Adriana Melo Teixeira

» Dra. Adriana Melo Teixeira

Possui graduação em Administração Hospitalar pelo Instituto de Educação Superior da Paraíba (IESP); com mestrado profissional em Saúde Coletiva e Gestão Hospitalar pela Fundação Universidade de Apoio ao Ensino Pesquisa e Extensão (Furne), de Campina Grande (PB).

Atualmente, é diretora do Departamento de Atenção Hospitalar e de Urgência da Secretária de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde (MS). No período de 2009 a 2017, foi diretora geral do Complexo Hospitalar Clementino Fraga, em João Pessoa (PB).
Dr. Agostinho Franklim Pinto Marques

» Dr. Agostinho Franklim Pinto Marques

Professor da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto e presidente da Ordem dos Farmacêuticos do Porto, em Portugal.


Dra. Aíla Karla Mota Santana

» Dra. Aíla Karla Mota Santana

Farmacêutica Industrial formada pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); MBA em Gestão Industrial Farmacêutica pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG).

Coordenadora de Pesquisa & Desenvolvimento do Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco "Governador Miguel Arraes" (LAFEPE) e tutora de Farmácia da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS).
Dra. Albina de Fátima Silva Ramalho Garcia

» Dra. Albina de Fátima Silva Ramalho Garcia

Farmacêutica, especialista em Cosmetologia e Manipulação Magistral; mestre em Biociências – Nutrição e Metabolismo Celular pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT); doutora em Clínica Médica pela Universidade de Campinas (Unicamp).

Coordenadora de especializações na área de Saúde Estética pelo Instituto Arel Luga. Professora dos cursos de Farmácia e Biomedicina da Universidade de Cuiabá (Unic), na área de Dermocosméticos e Saúde Estética.
Dr. Alan Chalmers

» Dr. Alan Chalmers

Farmacêutico com mais de 35 anos de experiência na área de regulação farmacêutica. Formou-se pela Universidade Strathclyde em Glasgow, no Reino Unido, com especialização em Tecnologia Farmacêutica. Concluiu seu doutorado em Formulação Farmacêutica pela Universidade de Manchester.

Trabalhou por mais de 20 anos com a Novartis em aspectos regulatórios e foi chefe de assuntos regulatórios da Pharma International. Desde 1998, trabalha como um consultor independente de assuntos regulatórios em sua empresa localizada na Suíça. Também trabalhou como diretor de empresas especializadas em estratégias de regulação internacional no Reino Unido e na Suíça.

Foi membro por vários anos do Comitê Executivo de Farmácia Industrial da Federação Internacional Farmacêutica (FIP). Organizou várias Conferências Regulatórias Asiáticas para a Federação Internacional da Associação de Indústrias Farmacêuticas. Desde 2010, é credenciado pela Swissmedic, trabalha como Qualified Person, apoiando várias indústrias farmacêuticas suíças a comercializar internacionalmente. Suas publicações incluem um livro sobre registro farmacêutico internacional, ingredientes farmacêuticos ativos e artigos para periódicos científicos da área.
Dr. Alexandre Nabaes Ferreira

» Dr. Alexandre Nabaes Ferreira

Formado em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul; pós-graduado em Biologia Molecular pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA); presidente da Las-Laboratórios Associados.


Dra. Alice Alves de Souza

» Dra. Alice Alves de Souza

Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária e coordenadora de Serviços de Interesse para a Saúde da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).


Dra. Aline Coelho de Santana

» Dra. Aline Coelho de Santana

Farmacêutica industrial formada pela Universidade de Fortaleza (Unifor), em 2003; especialista em Marketing Farmacêutico, Gestão Industrial, Farmacoterapia e Interações Medicamentosas.
Já atuou na área de Farmácia Comunitária Pública e Privada, Nutrição Parenteral, Indústria de Medicamentos na área de Garantia da Qualidade e Assuntos Regulatórios além de Consultoria Farmacêutica.

Atualmente é assessora técnica da diretoria do Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia (CRF-BA), na área regulatória.
Dra. Aline Maria Lacerda Gutierrez

» Dra. Aline Maria Lacerda Gutierrez

Farmacêutica graduada pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra); pós-graduada em Farmácia Magistral pela faculdade Cbes; vice-presidente da Comissão de Farmacêuticos Estetas do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Rio Grande do Sul (CRF-RS).

Diretora e docente da SkinCursos; docente de pós-graduação em diversas instituições. Indicada como educadora do ano de 2017 pelo Congresso Internacional de Estetika. Atua desde 2008 na área Estética e com o desenvolvimento de produtos voltados para esta área.

Palestrante e docente de cursos de extensão na área de Microagulhamento, Peelings Químicos, Estética Íntima, Saúde Estética, Avaliação e Cosmetologia. Consultora de clínicas de estética e de farmácias de manipulação. Foi proprietária por 11 anos da Farmácia Empório Farmacêutico, voltada para o seguimento de Saúde e Estética.
Dra. Aline Palma Santos

» Dra. Aline Palma Santos

Farmacêutica; especialista em Farmácia Clínica, por meio da Residência Multiprofissional em Atenção Cardiopulmonar do Hospital Universitário da Universidade de Brasília (HUB/UnB).

Atualmente é docente de graduação em Farmácia da LS Educacional, Brasília-DF, disciplinas: Assistência Farmacêutica, Farmácia Hospitalar e Farmacologia Clínica.
Dra. Amarilys de Toledo Cesar

» Dra. Amarilys de Toledo Cesar

Farmacêutica Bioquímica formada pela Universidade de São Paulo (USP); especialista em Homeopatia pela Associação Brasileira de Farmácia Homeopática (ABFH) e em Saúde Pública pela USP; mestre e doutora em Saúde Pública pela USP.

Responsável pelo laboratório de insumos para homeopatia (dinamizações e tinturas-mãe) HN e farmácias homeopáticas HN Cristiano, São Paulo. Ex-presidente da ABFH. Secretária de Farmácia da Liga Médica Homeopática Internacional. Membro do Grupo de Trabalho sobre Homeopatia do Conselho Federal de Farmácia (CFF). Mestre Reiki.


Dra. Ana Lúcia Mendes dos Santos Povreslo

» Dra. Ana Lúcia Mendes dos Santos Povreslo

Farmacêutica graduada pelas Faculdades Oswaldo Cruz, em 1989. Possui especializações em Análises clínicas, Microbiologia, Homeopatia, Atenção Farmacêutica, Farmácia Magistral Alopática, Acupuntura, MBA em Gestão empresarial.

Diretora da Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag) desde 2006; docente no Instituto Racine e Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP). Empresária em farmácia magistral desde 1997.


Dra. Ana Maria Costa Cândido Lacerda

» Dra. Ana Maria Costa Cândido Lacerda

Odontóloga, especialista em Gestão Pública e em Segurança do Paciente.

Servidora do Ministério da Saúde (MS), desde 2009; coordenadora do Programa Nacional de Segurança do Paciente.
Dr. André Oliveira Rezende de Souza

» Dr. André Oliveira Rezende de Souza

Gerente da Gerência de Regulação e Controle Sanitário em Serviços de Saúde da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).


Dr. Andre Valpassos Pacifici Guimarães

» Dr. Andre Valpassos Pacifici Guimarães

Farmacêutico - Bioquímico, especialista em Citologia e Hematologia Clinica, com MBA em Gestão Empresarial. Gerente de Qualidade do Programa Nacional Controle de Qualidade e coordenador do Sistema Nacional de Acreditação.


Dra. Andréa Homsi Dâmaso

» Dra. Andréa Homsi Dâmaso

Graduada em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Católica de Pelotas e em Farmácia Industrial pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), fez mestrado e doutorado em Epidemiologia pela Universidade Federal de Pelotas. Durante o doutorado, estagiou por seis meses na Harvard School of Public Health (USA). Também é pós-doutorada na London School of Economic and Political Sciences - LSE Health na área de Política Farmacêutica.

Atualmente, é professora adjunta do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pelotas, sendo do quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Epidemiologia e do Programa de Pós-graduação em Organizações e Mercados. Tem experiência nas áreas de Saúde Coletiva, Estatística, Economia da Saúde e Epidemiologia, com ênfase em Farmacoepidemiologia.
Dra. Andreza Pivato Susin Hamada

» Dra. Andreza Pivato Susin Hamada

Graduada em Enfermagem e Obstetricia; especialista em Gestão de Serviços em Saúde e especialista em Enfermagem Geriátrica e Gerontológica.

Atualmente é gerente de projetos do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (SP), atuando com o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi/SUS), nas áreas de Desenvolvimento de Novas Tecnologias, Pesquisa de Interesse Público, Modelos de Gestão e Capacitação de Recursos Humanos.

Possui portfólio com 16 projetos em execução junto ao Ministério da Saúde (MS) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Dra. Angelita de Melo

» Dra. Angelita Cristine de Melo

Graduada em Farmácia, Indústria Farmacêutica, pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Ciências Farmacêuticas pela UFMG e doutora em Saúde Pública, concentração Epidemiologia, pela Faculdade de Medicina da UFMG. Membro do programa da Fundação para o Avanço da Educação e Pesquisa Médica Internacional - FAIMER Brasil 2017.

Docente da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ), na área de Farmácia Clínica, onde ministra as disciplinas de Cuidados Farmacêuticos II, Serviços Farmacêuticos e Transtornos Menores, Estágio VI, Cuidado Farmacêutico de Pacientes no Sistema Único de Saúde e Tópicos em Farmácia Clínica.

Atua com desenvolvimento de pessoas, bem como com modelagem de serviços farmacêuticos para a provisão de cuidado clínico de pacientes, de famílias e comunidade. Desenvolve pesquisas nas áreas de Farmácia Clínica e Saúde Coletiva com ênfase em farmacoepidemiologia.


Dra. Anna Paula Santiago Domingues

» Dra. Anna Paula Santiago Domingues

Graduada em Farmácia-Bioquímica; pós-graduada em Marketing. Farmacêutica da Droga Raia há 3 anos e promotora há 4 anos.


Dr. Antonio Fernando Ribeiro Moreira

» Dr. Antonio Fernando Ribeiro Moreira

Graduado em Engenharia Química, pela Universidade de Porto; com mestrado e doutorado em Engenharia Bioquímica, pela Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos. 

Professor universitário, especialista altamente renomado na área de Biotecnologia. É o vice-provedor de Assuntos Acadêmicos da Universidade de Maryland Baltimore County. Anteriormente, ele assumiu cargos de Gerência Técnica em indústrias farmacêuticas como a IFF e a Merck. Nesta empresa, foi responsável pela equipe de desenvolvimento de processos que lançou no mercado a Alfainterferona.

Ele trabalha ainda na pesquisa de produção de Biológicos e foi autor e co-autor de mais de 200 publicações e apresentações científicas. É membro da Diretoria Internacional da Sociedade Internacional de Engenharia Farmacêutica. Frequentemente conduz programas de treinamentos em Bioprocessamento e Ciências Regulatórias, inclusive para o FDA, dos Estados Unidos, e tem sido um membro com voto em vários comitês consultivos dessa agência regulatória.
Dr. Arnaldo Zubioli

» Dr. Arnaldo Zubioli

Farmacêutico-Bioquímico formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 1974; mestre em Farmacologia e Terapêutica pela Universidade de São Paulo (USP), desde 1982; doutor em Ciências Farmacêuticas, pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), desde 2010; fez aperfeiçoamento em Administração na UEM, em 1984; especialização em Farmácia Clínica, em Santiago/CH/1990. Possui 113 apresentações em congressos e revistas científicas e 71 orientações de monografias. Ministrou mais de 370 cursos e palestras.

Foi pró-reitor de extensão da UEM, de 1982 a 1986; diretor da CPPI SESA-PR, de 1991 a 1994; diretor do Fórum Farmacêutico das Américas (FFA), em Washington (EUA), de 2000 a 2002; professor da UEM, de 1976 a 2017.

É membro titular da Academia Nacional de Farmácia (ANF); foi presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do paraná (CRF-PR) de 1987 a 1999 e conselheiro federal de Farmácia pelo Estado do Paraná, de 1995 a 1997. É presidente do CRF-PR, para o mandato de 2014 a 2017.

Livros publicados: Profissão Farmacêutico. E agora? (1992); A Organização Jurídica da Profissão Farmacêutica (1996); A Farmácia Clínica na Farmácia Comunitária (2000); Ética Farmacêutica (2004); fez supervisão e revisão técnica de dois livros e coautoria em três. Possui outros três livros em produção ou editoração. Lançou a obra Farmácia: Bioética e Biodireito, durante o I Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas.
Dr. Artur Timerman

» Dr. Artur Timerman

Farmacêutica industrial, formada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCampinas), com 35 anos de experiência em manipulação magistral. Mestre em Infectologia pela Faculdade de medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Presidente da Sociedade Brasileira Dengue e Arboviroses (SBD/A). Chefe do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Complexo Hospitalar Professor Edmundo Vasconcelos.


Dr. Augusto Bencke Geyer

» Dr. Augusto Bencke Geyer

Farmacêutico graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), especialista em Análises Clínicas pela UFRGS. Em 2007, obteve o grau de especialista em Direito Sanitário pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Em 2014, tornou-se mestre em Engenharia e Ciência dos Materiais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Gerente-geral substituto da Gerência Geral de Tecnologia de Produtos para Saúde da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Ingressou na agência em 2005, como Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária, trabalhando nos processos de Registro de Produtos e de Certificação de Boas Práticas de Fabricação (BPF). Em 2006, tornou-se gerente substituto de produtos para diagnóstico in vitro. De 2014 a 2017, atuou como gerente desta área e representa a Anvisa junto a entidades como International Medical Device Regulators Forum (IMDRF), International Standards Organization (ISO) e World Health Organization (WHO).
Dra. Beatriz Pinto Coelho Lott

» Dra. Beatriz Pinto Coelho Lott

Farmacêutica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Educação e em Diabetes pela Santa Casa de Belo Horizonte. Tem experiência de mais de 10 anos na condução de cursos, oficinas educativas e palestras em diversos temas, com ênfase em aplicação de injetáveis.

Fundadora e administradora do blog www.aplicarconteudosaude.com.br onde publica regularmente artigos e vídeos educativos.

Fez parte da equipe técnica da Becton Dickinson Indústrias Cirúrgicas, como consultora educacional e coordenadora técnica, além de ter atuado em farmácia comunitária e farmácia hospitalar.
Dr. Bráulio César de Sousa

» Dr. Bráulio César de Sousa

Farmacêutico formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), desde 2002. Mestre em Ciências Farmacêuticas, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), desde 2008. Especialista em Manipulação Magistral Alopática, da Agência Nacional de Farmácia magistral Anfarmag/TEMMA 2006.

Foi presidente do Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco (CRF-PE), de 2014 a 2015. É conselheiro federal de Farmácia pelo Estado de Pernambuco, para o mandato de 2016 a 2019.
Bruna Frota Teixeira

» Bruna Frota Teixeira

Estudante do 8º semestre de Farmácia na Universidade Federal do Ceará (UFC). Coordenadora geral da Executiva Regional dos Estudantes de Farmácia Nordeste 2 (Enefar). Membro da Articulação Nacional da Enefar. Coordenadora da Comissão Técnica Estudantil do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Ceará (CRF-CE). Bolsista de extensão do Centro de Estudos em Atenção Farmacêutica (CEATENF/UFC).


Dr. Bruno Portela de Lima Fernandes

» Dr. Bruno Portela de Lima Fernandes

Publicitário, especialista em Marketing; mestre em Administração.

Palestrante, consultor empresarial, diretor da Pizzicatto (www.pizzicatto.com.br). Professor de várias universidades e faculdades como FGV, FDC, ESPM, IBMEC e PUC.

Possui 18 anos de experiência nas áreas de Marketing, Marketing Digital e Comportamento do Consumidor.
Dra. Carla Beatrice Crivellaro Gonçalves

» Dra. Carla Beatrice Crivellaro Gonçalves

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica com ênfase em Farmácia Industrial, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É especialista em Farmácia Hospitalar pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e em Educação das Profissões da Saúde pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Tem mestrado em Medicina: Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É doutora em Ciências da Saúde, Cardiologia e Ciências Cardiovasculares, pela UFRGS.

Atualmente é professora adjunta da Universidade de Passo Fundo. Tem experiência na área de Farmácia e Farmácia Hospitalar, atuando nos temas: Uso Racional de Medicamentos (URM), Farmácia (Hospitalar e Clínica), Assistência Farmacêutica, Saúde Coletiva, Educação Interprofissional e Ensino na Saúde.


Dra. Carla Estefania Albert

» Dra. Carla Estefania Albert

Bacharel em Administração formada pela Faculdade Estácio do Rio Grande do Sul (FARGS); mestre em Economia do Desenvolvimento pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da PUC Rio Grande do Sul (PPGE/PUCRS); e doutora em Psicologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUC Rio Grande do Sul (PPGP/PUCRS).

Atua e promove estudos na perspectiva da Saúde Municipal: (a) Planejamento, Descentralização, Financiamento e Participação Social; (b) Atenção - Análise de Redes, Ações e Estratégias Federais, Microprocessos de Trabalho; (c) Judicialização; e (d) Análise de Pautas Legislativas.

Atualmente integra a Equipe Técnica da Saúde da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). É membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Secretaria municipal de Saúde de porto Alegre (SMSPA), no segmento usuários; professora e orientadora convidada pela Escola de Saúde Pública de Porto Alegre (ESP/RS) na UPP de Planejamento e Gestão da Especialização em Saúde Pública.
Dr. Carlos Alberto Yasin Wayhs

» Dr. Carlos Alberto Yasin Wayhs

Farmacêutico Bioquímico formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre e doutor em Ciências Farmacêuticas (UFRGS), com pós-doutorado em Toxicologia Forense pelo Laboratório de Toxicologia da Faculdade de Farmácia da UFRGS. Fez doutorado sanduíche no Instituto Nacional de Saúde de Portugal.

Foi consultor técnico da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Atualmente é consultor em Assuntos Regulatórios na Oriens Consultoria em Vigilância Sanitária e farmacêutico bioquímico do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA).

Foi diretor-presidente e diretor-tesoureiro da Associação dos Farmacêuticos do Rio Grande do Sul (AFARGS) e integrante da Comissão de Ética do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Rio Grande do Sul (CRF/RS).


Dr. Carlos Eduardo de Queiroz Lima

» Dr. Carlos Eduardo de Queiroz Lima

Farmacêutico-bioquimico formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). PhD em Ciências Médicas (Departamento de Patologia da Universidade de Medicina e Farmácia - Toyama, Japão); Professor Associado do Departamento de Ciências Farmacêuticas do Centro de Ciências da Saúde (CCS - UFPE). Presidente da Sociedade Brasileira de Citologia Clínica (SBCC).


Dr. Carlos Eduardo Rocha Garcia

» Dr. Carlos Eduardo Rocha Garcia

Graduado em Farmácia; mestre e doutor em Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Docente responsável por disciplinas relacionadas a alimentos no Curso de Farmácia e na pós-graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Coordenador do projeto de extensão Alimentos para Fins Especiais Dispensados em Farmácias.


Dra. v

» Dra. Carmen Peña Lopez

Graduada pela Universidade Complutense de Madri em alta gerência de instituições de saúde e doutorada em farmácia pela mesma universidade. Ela é presidente da Federação Internacional Farmacêutica (FIP) desde 2014, e farmacêutica em uma Farmácia Comunitária desde 1982.

Dra. Carmen Peña foi secretária-geral do Conselho Espanhol de Farmacêuticos de 1997 a 2009, e vice-presidente da FIP de 2008 a 2014. Participou do Grupo de Trabalho sobre Políticas Públicas da FIP, de 1999 a 2009, e é membro da Academia Real de Farmácia e representante da Academia Latino-Americana de Farmácia desde 2005.

Também trabalhou como consultora do Sistema Nacional de Saúde Espanhol de 1997 a 2002. Dra. Carmen Peña recebeu diversos prêmios, incluindo a Medalha de Ouro do Conselho Geral de Colégios Oficiais de Farmacêuticos da Espanha e a Grande Cruz da Ordem Civil de Saúde em 2015; a presidência honorária da Associação Espanhola de Farmacêuticos Homeopatas e o prêmio da Federação Internacional Farmacêutica (FIP) em 2013; a honraria acadêmica da Academia Médica Cirúrgica no mesmo ano; uma homenagem da Federação Farmacêutica Sul-americana por sua valiosa contribuição para a profissão farmacêutica na América do Sul, além da Comenda do Mérito Farmacêutico do Conselho Federal de Farmácia do Brasil em 2010.
Dr. Cassyano Januario Correr

» Dr. Cassyano Januario Correr

Farmacêutico, mestre em Ciências Farmacêuticas, doutor em Medicina Interna. Professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Coordenador do Programa de Assistência Farmacêutica Avançada, da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma). Fundador do Clinicarx, software farmacêutico para farmácias e consultórios.


Dr. Cesar Augusto Antunes Teixeira

» Dr. Cesar Augusto Antunes Teixeira

Farmacêutico e doutor em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Cesar Augusto Antunes Teixeira é professor Adjunto do Departamento de Fármacos e Medicamentos da Faculdade de Farmácia da UFRJ, responsável pelas disciplinas Farmácia Hospitalar, Farmacotécnica Hospitalar e Bases da Terapêutica Racional.

É Tutor de Campo das Atividades Clínicas Farmacêuticas e das Atividades Interprofissionais em Geriatria da Residência Multiprofissional em Saúde da UFRJ. Também atua como membro do Observatório de Vigilância e Uso de Medicamentos da Faculdade de Farmácia da UFRJ.
Dr. Ciro Expedito Scheraiber

» Dr. Ciro Expedito Scheraiber

Graduado em Direito pela Universidade Católica do Paraná (PUC), em 1982; pós-graduado nas especializações em Ciências Penais (UFPR) e Direito Processual Civil (FESP). Procurador de Justiça do Ministério Público do Estado do Paraná, integrante do 1º Grupo de Procuradorias Cíveis e coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa do Consumidor (MPPR).

Professor da Fundação Escola do Ministério Público do Estado do Paraná (Fempar). Publicações e obras: "Mailing lists" e direito do consumidor; Economia e a política nacional das relações de consumo; A efetividade do processo de execução na tutela dos direitos individuais homogêneos do consumidor; Um conceito de consumidor equiparado - a contextualização do locatário; Consumidor vencedor e a garantia da efetividade na proteção dos direitos dos consumidores exercida pelo Ministério Público; Desconsideração da personalidade jurídica no Código de Defesa do Consumidor e no Novo Código de Processo Civil; dentre outros.
Dr. Charlie Benrimoj

» Dr. Charlie Benrimoj

É chefe da escola de pós-graduação em saúde da Universidade de Tecnologia de Sidney. Ele já foi o reitor do curso de Farmácia da Universidade de Sidney. Suas pesquisas tratam sobre o futuro da farmácia comunitária e envolvem aspectos clínicos e econômicos.

Já publicou mais de 200 artigos em periódicos científicos, 24 relatórios de pesquisa e 250 apresentações em conferências, além de ser o coautor do livro “Farmácia Comunitária: Gerenciamento de Mudança Estratégica”, de 2007. Ele foi considerado o Farmacêutico Australiano no ano 2000 e recebeu o prêmio André Bedat da FIP em 2010.
Dr. Cristian Negretto

» Dr. Cristian Negretto

Gerente comercial Omron.


Dra. Cristiane Macêdo Feijó

» Dra. Cristiane Macêdo Feijó

Formada pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em 1994; fez cursos de Análises Clínicas e Toxicológicas pela (UFC), em 1996; especialista em Farmacologia Clínica e Prescrição Farmacêutica, pelo Instituto Brasil de Pós-Graduação, Capacitação e Assessoria (I-BRAS), em 2015. Em 2001, elaborou a especialização em Gerenciamento e Atenção Farmacêutica, curso da UFC, em parceria com a Pague Menos: Atenção Farmacêutica em Farmácia Comercial.

Foi coordenadora técnica farmacêutica e gerente do Sac. Farma 24h, em 1998; participa do Grupo de Farmacêuticos Coordenadores das Redes de Farmácia: GTFarma e ABRAFarma; implantou a Atenção Farmacêutica na empresa, no Ceará, em 2001; implantou o ClinicFarma Pague Menos, na empresa, em 2014; participa do Programa de Certificação Profissional da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma); responsável pela capacitação dos farmacêuticos na empresa para o serviço farmacêutico.
Dr. Daniel Marques Mota

» Dr. Daniel Marques Mota

Formando em Farmácia-Bioquímica e em Ciências Econômicas; mestre em Economia da Saúde e Gestão Sanitária; e doutor em Epidemiologia, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).


Dra. Dayani Galato

» Dra. Dayani Galato

Farmacêutica, formada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com mestrado e doutorado na mesma instituição. Trabalhou na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), onde coordenou o Grupo de Pesquisa em Atenção Farmacêutica e Estudos de Utilização de Medicamentos (NAFEUM).

Em 2014, iniciou suas atividades como professora adjunta da Universidade de Brasília (UnB), onde coordena o Grupo de Pesquisa em Acesso aos Medicamentos e Uso Responsável (AMUR). Atualmente, preside a Comissão Assessora de Farmácia Clínica do Conselho Regional de Farmácia do Distrito Federal (CRF-DF).

É consultora ad hoc do Conselho Federal de Farmácia (CFF), na área de Farmácia Clínica e secretária da Sociedade Brasileira de Farmácia Clínica (SBFC). Desenvolve pesquisas relacionadas ao Uso Racional de Medicamentos e à Farmácia Clínica.
Dra. Denise Bueno

» Dra. Denise Bueno

Formada em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atuou na farmácia hospitalar do Grupo Hospitalar Conceição (1986-2003) implantando o Serviço de Suporte Nutricional do Hospital Conceição, como farmacêutica clínica em equipe interdisciplinar. Fez especialização em Administração Hospitalar pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS) e em suporte nutricional pela Associação Médica Brasileira (AMB). Formou-se Doutora em Ciências Biológicas pela UFRGS, onde trabalhou com Sistema Nervoso Central e Ontogenia.

Atualmente, trabalha como professora Associada III do Departamento de Produção e Controle de Medicamentos da Faculdade de Farmácia da UFRGS, na área de Assistência Farmacêutica. Também é pesquisadora e docente do Programa de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica - Associação de Instituições de Ensino Superior (PPGASFAR) e docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde - Mestrado Profissional (PPGENSAU) da Faculdade de Medicina - UFRGS. Membro da Comissão de Educação do Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul.
Dra. Diana Domingues da Camara Graça

» Dra. Diana Domingues da Camara Graça

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/1998), especialização em Gestão em Saúde pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ/2005) e mestrado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/2015).

Atua como tecnologista em assistência farmacêutica, subcoordenadora e docente da área de Farmácia da residência multiprofissional em Saúde da Criança e do Adolescente Cronicamente Adoecidos do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira, da Fiocruz. É tutora do curso de especialização em Segurança do Paciente para Profissionais da Rede de Atenção às Urgências e Emergências do Curso EAD/ENSP/Fiocruz.

Tem experiência na área de Farmácia, atuando principalmente nos temas: assistência farmacêutica, saúde pública, farmácia hospitalar, economia e administração farmacêutica, segurança do paciente, cuidados farmacêuticos, oncologia e pediatria.


Dr. Diogo Miron

» Dr. Diogo Miron

Professor de Controle de Qualidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), foi bolsista da Farmacopeia Brasileira, colaborando em estudos para obtenção de substâncias químicas de referência. Diogo Miron é consultor da Indústria Farmacêutica nas áreas de Validação de Métodos Analíticos e Estabilidade de Fármacos e Medicamentos.


Dra. Djenane Ramalho de Oliveira

» Dra. Djenane Ramalho de Oliveira

Farmacêutica clínica, educadora e pesquisadora na área de Atenção Farmacêutica na Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Coordenadora do Centro de Estudos em Atenção Farmacêutica (CEAF-UFMG). Professora adjunta na Universidade de Minnesota, Estados Unidos. Orientadora de estudantes de mestrado, doutorado e pós-doutorado no Brasil, Estados Unidos, Espanha e Croácia.


Dr. Douglas Coutinho Ribeiro da Costa

» Dr. Douglas Coutinho Ribeiro da Costa

Farmacêutico graduado em Farmácia pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas e Bioquímica Oswaldo Cruz (Fiocruz); pós-graduado em Biologia Molecular e Citogenética pelo Instituto de Pesquisa e Educação em Saúde de São Paulo (IPESSP). Têm 14 anos de experiência hospitalar, 12 deles trabalhando especificamente na área da oncologia.

Supervisor da Central de Misturas Intravenosas do Hospital Samaritano de São Paulo; docente de cursos do Instituto Racine.
Dr. Ederson José Pinheiro Colaço

» Dr. Ederson José Pinheiro Colaço

Contador, graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Positivo (UP); Advogado, graduado pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP); Perito Contábil, com experiência de mais de 18 anos na área Contábil e Assessoria Empresarial, tendo realizado diversos trabalhos nas áreas de Perícia Contábil, Planejamento Tributário, Implantação de Sistemas Empresariais, Consultoria Empresarial, Gestão de RH, Consultoria Fiscal e Contábil.


Dr. Edgar Nunes de Moraes

» Dr. Edgar Nunes de Moraes

Consultor em Sistemas de Gestão em Saúde do Idoso. Consultor do Banco Mundial (2017). Coordenador do Núcleo de Geriatria e Gerontologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Coordenador do Serviço de Geriatria do Hospital das Clínicas da UFMG. Professor associado do Departamento de Clínica Médica da UFMG. Doutor em Medicina pela UFMG.


Dra. Edileusa Novaes

» Dra. Edileusa Novaes

Enfermeira, especialista em Oncologia; mestre em Gestão Clínica, com experiência em docência. Atua como coordenadora de projetos no Hospital do Coração (HC).


Dr. Eduardo Aranovich de Abreu

» Dr. Eduardo Aranovich de Abreu

Farmacêutico graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); professor de pós-graduação em Farmácia; palestrante nacional de Gestão em Farmácia. Atuante no mercado magistral desde 2001. Presidente da Associação Nacional dos Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag), regional Rio Grande do Sul, nas gestões 2011/2013 e 2013/2015. Vice-presidente da Anfarmag/RS, gestão 2016-2017.

Coordenador do Sistema Nacional de Aperfeiçoamento e Monitoramento Magistral (SINAMM) no Rio Grande do Sul, entre 2009 e 2011. Ganhador do Prêmio Sérgio Lamb 2016 (Categoria Magistral). Diretor Geral da Fitonfarma – Farmácia de Manipulação. Diretor de Whatever do Clube da Serotonina. Consultor técnico de Farmacologia e Suplementos de Saúde.


Dr. Eduardo Gomes de Borba e Bernhardt

» Dr. Eduardo Gomes de Borba e Bernhardt

Médico formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 2001. Pós-graduado em Medicina e Cirurgia Plástica Estética pela Sociedade Brasileira de Medicina e Cirurgia Plástica Estética (SBMCPE). Pós-graduado em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). Diretor Médico da Rede Magrass.


Dra.Elenara Oliveira Ribas

» Dra. Elenara Oliveira Ribas

Médica Intensivista, especialista em Gestão em Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); fellow em Qualidade e Segurança pelo ISQua; especialista em Melhoria pelo Institute for Healthcare Improvement (IHI).

Possui experiência como gerente de Qualidade e Segurança, gerente de UTI e Unidade de Internação. Atualmente é líder do Projeto Paciente Seguro - parceria entre o Hospital Moinhos de Vento e o Ministério da Saúde (MS), por meio do Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi/SUS), para implantação do Programa Nacional de Segurança do Paciente em 15 hospitais do Brasil.
Dra. Eliane Aparecida Campesatto

» Dra. Eliane Aparecida Campesatto

Graduada em Farmácia pela Universidade Paranaense (1996), Eliane Aparecida Campesatto concluiu mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Celular) pela Universidade Estadual de Maringá (2001) e Doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Celular) pela Universidade Estadual de Maringá (2007).

Atualmente, é professora adjunta do Setor de Farmacologia da Universidade Federal de Alagoas e pesquisadora do Laboratório de Farmacologia e Imunidade (ICBS-UFAL). Também é orientadora do Mestrado em Ciências Farmacêuticas - ESENFAR (UFAL) e orientadora de alunos em Trabalhos de conclusão de Curso, PIBIC e Projetos de extensão. Orienta na áreas de Dor, Inflamação e Cicatrização; Uso racional de medicamentos e Neuropsicofarmacologia, com ênfase em produtos naturais.
Dra. Elizabeth Nascimento

» Dra. Elizabeth Nascimento

Graduada em Farmácia e Bioquímica; mestre em Toxicologia; doutora em Ciência dos Alimentos, todos pela Universidade de São Paulo (USP). É professora e pesquisadora em Toxicologia na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP. Avaliadora do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro); consultora do International Life Sciences Institute.

Publicou 56 artigos em periódicos especializados, 10 artigos completos publicados em anais de congressos, 78 trabalhos em anais de eventos, e 12 capítulos de livros em Toxicologia. Atua na área de Toxicologia, com ênfase em Toxicologia Ambiental, Ocupacional e de Alimentos.
Dr. Elfrides Eva Scherman Schapoval

» Dr. Elfrides Eva Scherman Schapoval

Farmacêutico; doutor em Farmacologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto (FM/USP). Atualmente é professor colaborador convidado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), colaborando em disciplinas de graduação em Farmácia e no Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF).

Os principais temas de pesquisa são: Desenvolvimento e Validação de Métodos Analíticos para o Controle de Fármacos e Medicamentos; Estabilidade de Fármacos e Medicamentos; Análise de Toxicidade de Impurezas e Produtos de Degradação.

Nas atividades administrativas participou de vários cargos, entre eles: diretora da Faculdade de Farmácia; há anos participa da Farmacopeia Brasileira sendo, atualmente, membro do Conselho Deliberativo e Coordenadora do Comitê Técnico Temático Especialidades Farmacêuticas.

É professor emérito da UFRGS e tem seu nome em prêmios do Programa de Pós-Graduação em Ciências farmacêuticas (PPGCF) e do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Rio Grande do Sul (CRF-RS).
Dr. Elton da Silva Chaves

» Dr. Elton da Silva Chaves

Graduado em Farmácia e Bioquímica pelo Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa); especialista em Atenção Farmacêutica pelo Cesupa; mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Ceará (UFC); doutorando em Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília (UNB).

Assessor técnico do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
Dr. Emmanuel de Oliveira Carneiro

» Dr. Emmanuel de Oliveira Carneiro

Graduado em Farmácia pela Universidade Federal de Goiás (UFG); especialista em Gestão da Assistência Farmacêutica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); mestre em Ciências Farmacêuticas pela UFG.

Foi professor auxiliar do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFG, ministrando disciplinas da área de Farmacologia nos cursos de Medicina e Enfermagem. Foi professor de Farmacologia Básica e Clínica e de Estágio Supervisionado I (Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica), na Universidade Católica de Brasília (UCB).

Atualmente, é servidor do Ministério da Saúde (MS), onde exerce o cargo de Coordenador Geral do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica. Foi servidor da Secretaria de Estado da Saúde do Distrito Federal, onde exerceu o cargo de Diretor de Assistência Farmacêutica. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Farmacologia e Assistência Farmacêutica.
Dr. Emyr Roberto Carobene Franceschi

» Dr. Emyr Roberto Carobene Franceschi

Especialista em Vigilância Sanitária e Epidemiologia pela Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp); especialista em Gestão da Assistência Farmacêutica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); especialista em Gestão em Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Aprimoramento em Atenção Primária a Saúde pela Universidade do Rio Grande do Sul (UFRGS); extensão em Gestão Pública em Saúde pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Farmacêutico da Prefeitura Municipal de Cotia (SP); conselheiro suplente do Conselho Municipal de Saúde de Cotia (SP); vice-presidente da Comissão de Farmácia e Terapêutica da Secretaria de Saúde de Cotia; conselheiro efetivo do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP); membro do grupo de trabalho sobre Saúde Pública do Conselho Federal de Farmácia (CFF); membro da Comissão de Saúde Pública do CRF-SP.
Dr. Erik Naeser

» Dr. Erik Naeser

Empresário e farmacêutico, trabalha como diretor administrativo da Arkipelag AG, na Suíça. O foco principal dessa empresa é melhorar a saúde e o bem-estar das pessoas em todo o mundo.

Erik é considerado Qualified Person na área de produtos farmacêuticos e já trabalhou como auditor de qualidade e analista de garantia de qualidade na Suécia.

Além de sua carreira profissional, é um membro ativo de trabalhos voluntários em instituições como a Universidade de Uppsala, a Federação Internacional Farmacêutica (FIP) e a Associação Sueca Farmacêutica.
Dr. Erildo Vicente Muller

» Dr. Erildo Vicente Muller

Graduado em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UFPG), em 1991; mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), em 2005; doutorado em Saúde Coletiva pela Escola Paulista de Medicina, em 2011; pós-doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em 2017.

Professor adjunto na UFPG, nos cursos de Farmácia, Enfermagem e Medicina. Chefe do departamento de Enfermagem e Saúde Pública, docente nos programas de residência multiprofissional do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HURCG). Docente do programa de pós-graduação em Ciências da Saúde da UEPG.

Atua em pesquisa nos temas: Epidemiologia, Rastreamento de Câncer Cérvico Vaginal, Avaliação em Saúde, Epidemiologia de Doenças Crônicas e Mortalidade por Doenças Cardiovasculares.
Dr. Erlandson Uchôa Lacerda

» Dr. Erlandson Uchôa Lacerda

Farmacêutico formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o Dr. Erlandson é especialista em Farmacologia do Sistema Nervoso Central pela Universidade Federal de Lavras e doutorando em Saúde Pública pela Universidad de Ciencias Empresariales Y Sociales da Argentina.
Exerceu o cargo de coordenador da assistência farmacêutica do município de Boa Vista (RR), onde presidiu a Comissão de Farmácia e Terapêutica e idealizou a inserção do farmacêutico no Programa Saúde da Família (PSF), conseguindo a aprovação de uma Lei municipal regulamentando a inclusão da assistência farmacêutica no PSF.

Atualmente, é perito criminal do Governo do Estado de Roraima (RR), professor das Faculdades Cathedral de Ensino Superior ministrando as disciplinas de farmácia hospitalar e farmacologia, presidente da comissão de Legislação e Regulamentação do CFF e membro da Comissão de Tomada de Contas do CFF.
Dr. Euclides Lara Cardozo Junior

» Dr. Euclides Lara Cardozo Junior

Graduou-se em Farmácia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), em 1986, e em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), em 1994. Possui pós-graduação em nível de mestrado em Farmácia, na área de Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em 1998, e no nível de doutorado em Agronomia - Produção Vegetal, pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), em 2006. Concluiu um MBA em Gestão Estratégica de Tecnologia e Inovação, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em 2010, e realizou um estágio pós-doutoral no Institut National de la Recherche Agronomique (INRA) (Clermont Ferrand / França / 2013).

A atuação profissional está alicerçada nos temas Fitoterapia, Plantas Medicinais, Fitoquímica e Produtos Naturais. Atualmente é professor titular do curso de Farmácia e dos programas de pós-graduação Stricto Sensu em Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Atenção Básica (Farmácia) e Ciência Animal com ênfase em Produtos Bioativos (Medicina Veterinária) da Universidade Paranaense (UNIPAR).
Dr. Fabian Arantes de Oliveira

» Dr. Fabian Arantes de Oliveira

Farmacêutico Generalista e Acupunturista, graduado em Farmácia pela Faculdade de Ciências e Educação de Rubiataba (Facer/GO); especialista em Acupuntura pelo Centro de Desenvolvimento em Saúde e Social (CDCS) e certificado pela Academia Internacional de Homotoxicologia (Alemanha).

Sócio da Associação Brasileira de Farmacêuticos Homeopatas (ABFH) e membro da Liga Médica Internacional de Homeopatia da Itália (LMHI).

Membro da Comissão de Práticas Integrativas e Homeopatia do Conselho Regional de Farmacia do Estado de Goiás (CRF-GO). Tem experiência na área de Atenção Farmacêutica, Acupuntura Tradicional, Shiatsu, Homeopatia, Fitoterapia e Terapia Floral (Florais de Bach). Atualmente atende na especialidade de Acupuntura e Homeopatia em consultório próprio e Acupuntura no Hospital São Pio X, em Ceres-GO.
Dr. Fabiano Bordignon

» Dr. Fabiano Bordignon

Bacharel em Direito pela PUC/PR, em 2000; especialista em Direito Penal e Criminologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR-ICPC), em 2008.

Delegado de Polícia Federal desde 2002; foi chefe da Delegacia de Polícia Federal (DPF) de Paranaguá, de 2005 a 2007; diretor da Penitenciária Federal em Catanduvas (2009-2010 e 2012-2013); chefe da DPF de Foz do Iguaçu desde 2015.

Atualmente cursa mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteira na Universidade Estadual do Oeste do paraná (Unioeste); e pós-graduação junto às ESIC, IDESF e ADESG/Foz do Iguaçu.
Dr. Fabio Ferracini

» Dr. Fabio Ferracini

Concluiu os cursos de Farmácia e Bioquímica pela Universidade Metodista de Piracicaba, em 1991. É formado em Administração Hospitalar pelo Instituto Paulista de Ensino e possui MBA em Logística Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Possui especialização em Farmácia Clinica pelo Hospital Israelita Albert Einstein e é Mestre em Ciências da Saúde (Erros de medicação e Positive Deviance).

Autor dos livros: "Farmácia Hospitalar – do Planejamento à realização", pela Editora Atheneu", "Farmácia Clínica – Segurança do Paciente Internado", pela Editora Atheneu", "Manual de Farmácia Clínica", pela Editora Manole, e "Atenção à Prescrição Médica", da editora Atheneu.
Dr. Felipe Dantas Barrozo

» Dr. Felipe Dantas Barrozo

Farmacêutico com 11 anos de experiência profissional na área magistral com foco no desenvolvimento de formulações com fitoterápicos, nutracêuticos e dermatológicos. Sua experiência profissional está em treinamentos de equipe e acompanhamento técnico farmacêutico nas áreas Médica, Nutricional e estética.

Atualmente, integra o quadro de professores de algumas pós-graduações no Rio de Janeiro nas disciplinas de Fitoterapia, Suplementação Esportiva e Cosmetologia com Foco em Formulações Individualizadas. Atua como Farmacêutico Responsável Técnico na Farmácia de Manipulação Natural Botica com Foco em Marketing e no desenvolvimento de Formulações e treinamento de equipe. Também é consultor farmacêutico na Pharma360.

É palestrante em diversos cursos de extensão na área de suplementação esportiva, fitoterapia e nutricosméticos com foco em personalização de formulações.
Dr. Felipe Nunes Bonifácio

» Dr. Felipe Nunes Bonifácio

Farmacêutico graduado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 2000, com Habilitação em Farmácia Industrial (2002); mestre em Monitoramento Tecnológico e Inteligência Competitiva, pela Université Paul Cézanne Aix-Marseille III (França, 2004); doutor em Pesquisas Clínicas e Saúde Pública (Recherches Cliniques et Santé Publique), pela Université de la Mediterranée Aix Marseille II (França, 2009).

Tem experiência em Farmácia Galênica e Biofarmácia. Trabalhou com estudos de Bioequivalência, Pesquisas Clínicas, Validação de Métodos Analíticos e Bioanalíticos e Monitorização Terapêutica de Fármacos.

Professor desde 2009, leciona atualmente no Centro Universitário de Brasília (Uniceub). É consultor técnico do Ministério da Saúde (MS), onde integra a equipe da Coordenação de Pesquisa Clínica, do Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit). Avalia e acompanha projetos de pesquisa clínica fomentados pelo MS, voltados para o Desenvolvimento de Novas Tecnologias em Saúde.
Dr. Fernando Fernandez-Llimos

» Dr. Fernando Fernandez-Llimos

Fernando Fernandez-Llimos é licenciado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Complutense de Madrid (Espanha), em 1984 e doutor em Fontes de Informação de Medicamentos pela Universidade de Granada (Espanha).

Desde 2006 é professor assistente no departamento de Sócio Farmácia da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (Portugal), assumindo funções de chefe de grupo de Farmacoepidemiologia e Sócio Farmácia da Research Institute for Medicines (iMED.ULisboa). Cumulativamente assume funções como a de vice-presidente da Sociedade Europeia de Farmácia Clínica (ESCP).

Membro do Conselho Executivo Pharmacy Practice Research SIG, da Federação Internacional de Farmacêuticos (FIP). Editor chefe da revista Pharmacy Practice. Autor de mais de 100 publicações, com mais de 200 comunicações em conferências. As áreas de investigação do seu maior foco são: informação de fármacos para profissionais de saúde, recolha de evidências e serviços clínicos farmacêuticos.


Dr. Fernando Luís Bacelar de Carvalho Lobato

» Dr. Fernando Luís Bacelar de Carvalho Lobato

Farmacêutico, doutorando em Saúde Pública. Conselheiro federal de Farmácia pelo Estado do Maranhão (CRF-MA) e presidente da Fundação Brasileira de Ciências Farmacêuticas.

Delegado da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas do Maranhão (SBAC-MA); sócio proprietário do MAXLAB Medicina Diagnóstica e consultor em negócios farmacêuticos.
Dra. Dra. Flavia Buainain Thomazi França

» Dra. Flavia Buainain Thomazi França

Farmaceutica-Bioquímica formada pela Universidade Anhanguera (UNIDERP), em 2003; pós-graduação em Manipulação pelo Instituto Racine; MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV); pós-graduação em Atenção Farmacêutica pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); pós-graduação em Farmácia Clinica pela Master. Superintendente da Rede de Drogarias São Bento.


Dr. Flavio Afonso Badaró

» Dr. Flavio Afonso Badaró

Graduado em Farmácia pela Universidade Estácio de Sá, em 2004, mestrando em Ciências Farmacêuticas na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi assessor-chefe do Núcleo de Assessoria Técnica em Ações de Saúde da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, de 2012 a 2017.

Atuou na Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, de 2006 a 2010, na Superintendência de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos, sendo superintendente da Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos (2009-2010), coordenador de Logística e Aquisição dos Medicamentos do Componente Especializado (2007-2009) e farmacêutico da Coordenação dos Componentes Básico e Estratégico (2006-2007).

Assistente da Gerência Farmacêutica da rede de drogarias Drogasmil Medicamentos e Perfumaria, de 2004 a 2005; farmacêutico responsável de drogaria, de 2005 a 2006; sócio proprietário e farmacêutico Responsável Técnico pelas Drogarias Ativa, de 2010 a 2012.
Dr. Gabriel Rodrigues Martins de Freitas

» Dr. Gabriel Rodrigues Martins de Freitas

Docente na Universidade de Caxias do Sul, Gabriel Rodrigues Martins de Freitas formou-se mestre e é doutorando em Ciências Farmacêuticas pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCF/UFRGS). Graduou-se em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 2009.

Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Farmácia Clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: Atenção Farmacêutica, Serviços Farmacêuticos, Farmacoeconomia e Educação Farmacêutica. Assessor da Diretoria do Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul (CRF-RS) e Diretor-Tesoureiro da Sociedade Brasileira de Farmácia Clínica.

Trabalhou com acompanhamento farmacoterapêutico de pacientes hipertensos de difícil manejo no ambulatório de cardiologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. É, ainda, professor de Cursos de Capacitação e de Pós-Graduação na área da Farmácia Clínica.
Dra. Gabriela Fumegalli

» Dra. Gabriela Fumegalli

Farmacêutica, graduada pela Universidade de Caxias do Sul (UCS); pós-graduada em Farmácia Oncológica pelo Centro Educacional São Camilo; com residência multiprofissional em Onco-Hematologia, pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA).


Dra. Germana Hunes Grassi Gomes Victor

» Dra. Germana Hunes Grassi Gomes Victor

Formada em Medicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ), com residência em Clínica Médica. Diretora do Hospital do Câncer IV - unidade de Cuidados Paliativos do Instituto do Câncer (Inca).


Dr. Gerson Antônio Pianetti

» Dr. Gerson Antônio Pianetti

Farmacêutico formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), doutor em Farmácia pela Universidade de Paris XI. Atua como professor de Controle de Qualidade de Medicamentos e Cosméticos na Faculdade de Farmácia da UFMG.

Sua linha de pesquisa abrange o desenvolvimento e a validação de métodos analíticos de fármacos, em meios aquoso e biológico, tendo já orientado teses e dissertações voltadas para o tema.

Coordena o Centro de Estudos e Desenvolvimento Analítico Farmacêutico da UFMG, no setor de estudos em plasma humano. É o atual presidente da Comissão da Farmacopéia Brasileira e membro efetivo da Câmara de Medicamentos da Anvisa.

É membro eleito da Academia Francesa de Farmácia e representa o Brasil na Comissão Européia da Farmacopéia. Tem mais de 100 trabalhos publicados em revistas científicas e em anais de congressos.
Dra. Giselle de Carvalho Brito

» Dra. Giselle de Carvalho Brito

Farmacêutica (2009), mestre em Ciências Farmacêuticas (2012) e doutora em Ciências da Saúde (2015) pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Atualmente é professora adjunta da UFS, lotada no Departamento de Farmácia (DFAL) do Campus Antônio Garcia Filho (Lagarto-SE). Desenvolve pesquisas nas áreas de Assistência Farmacêutica, Implantação de Serviços Clínicos Farmacêuticos e Metodologias Ativas de Ensino.

Coordenadora da Residência de Saúde da Família (UFS-Lagarto) e Subchefe do Departamento de Farmácia. Coordenadora discente das Práticas de Ensino Farmacêutico na Comunidade. Exerce atividade de tutoria nas residências multiprofissionais de Atenção Hospitalar e de Saúde da Família. Fallow do Programa de Desenvolvimento Docente do Faimer Brasil (Especialização em Educação para Profissionais de Saúde pela UFC).


Dr. Glaucio Barros Saldanha

» Dr. Glaucio Barros Saldanha

Especialista em Saúde Pública, Análises Clínicas, Citologia Oncótica e Esfoliativa e Gestão Hospitalar; detentor do título de especialista em Análises Clínicas expedido pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC); mestre em Patologia; doutor em Biotecnologia e em Saúde Pública.

Coordenador e professor do curso de Farmácia da Faculdade de Quixeramobim (Uniq); coordenador e professor do curso de especialização em Análises Clínicas e Toxicológicas da Faculdade Farias Brito; professor da especialização em Farmácia Hospitalar e Clínica da Uniq.

Foi presidente da Sbac/CE entre 2015 e 2016 e, atualmente, é vice-presidente desta instituição.
Dr. Gustavo Antonio Raimondi

» Dr. Gustavo Antonio Raimondi

Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Uberlândia (2012), fez Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade pela Universidade Federal de Uberlândia (2015) e Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Uberlândia (2016).

Gustavo Antonio Raimondi é doutorando em Saúde Coletiva (sub área ciências sociais em saúde) pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), especializando em Educação Médica pelo Foundation for Advancement of International Medical Education and Research (FAIMER®) - 2016, e professor do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia. Atua principalmente nos seguintes temas: saúde coletiva, medicina, educação, gênero/sexualidade, saúde da população LGBT, travestilidade/transexualidade e políticas públicas.
Dr. Gustavo Beraldo Fabrício

» Dr. Gustavo Beraldo Fabrício

Advogado inscrito na OAB/DF desde 1992, também é graduado e mestre em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB). É o coordenador da Consultoria Jurídica do Conselho Federal de Farmácia - CFF, autarquia na qual ingressou como advogado em abril de 1997, atuando desde então em diversas áreas jurídicas relacionadas à Farmácia no âmbito administrativo, legislativo e judicial. Dentre as diversas publicações nas áreas da Ciência Política e do Direito, destaca-se a recente edição da "Organização Jurídica da Profissão Farmacêutica".


Dr. Gustavo Diniz Ferreira Gusso

» Dr. Gustavo Diniz Ferreira Gusso

Médico de Família e Comunidade; professor de Clinica Geral e Propedêutica da Universidade de São Paulo (USP); membro do Wonca International Classification Committee.


Dr. Gustavo Zerbino

» Dr. Gustavo Zerbino

É diretor da Companhia Cibeles S.A e representante do laboratório líder em investigação de especialidades farmacêuticas, Merck Sharp & Dohme. Durante 17 anos, foi presidente da Câmara de Especialidades Farmacêuticas do Uruguai e hoje a preside novamente. É ex-presidente da União de Rugby do Uruguai e atual vice-presidente da Fundação Rugby Sem Fronteiras, que está liderando a campanha mundial “Eu Respeito”.

Tem ministrado conferências sobre “Gestão da Adversidade” e “Liderança e Motivação”, em diferentes universidades e empresas de primeira classe em países como: México, EUA, Canadá, Espanha, França, Bélgica, Itália, Irlanda, Chile, República Dominicana, Porto Rico, Peru, Nicarágua, Honduras, Guatemala, Costa Rica, Equador, Malásia, Romênia, Colômbia, Argentina, Austrália, El Salvador, África do Sul, Dubai, Panamá, Paraguai, Brasil, Venezuela, Suíça, Bolívia, Quênia, Cuba, Portugal, Uruguai, Vaticano e Antártida.


Dr. Helder Teixeira Melo

» Dr. Helder Teixeira Melo

Graduado em Farmácia e Bioquímica, pelo Centro Universitário Planalto (UNIPLAN), em 2002; especialista em Regulação e Vigilância Sanitária em Hemoterapia e Transplantes, pela Faculdade de Medicina do Campus Botucatu da Universidade Estadual Paulista (UNESP), em 2008; especialista em Gestão da Qualidade para Acreditação de Serviços de Saúde, pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FELUMA), em 2012; mestre em Ciência na área de Hemoterapia e Medicina Transfusional, pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP), em 2015.

Consultor técnico em Hematologia e Hemoterapia no Ministério da Saúde (MS), desde 2005. Bacharel em Teologia, pelo Seminário Presbiteriano Teológico de Brasília (SPB), em 2008.
Dra. Hellen Dea Barros Maluly

» Dra. Hellen Dea Barros Maluly

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica, pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas e Bioquímicas Oswaldo Cruz, desde 2002; especialização em Toxicologia Analítica, pelo Hospital das Clínicas da Unicamp, desde 2004; mestrado em Farmacologia, pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, desde 2005, e doutorado em Ciência dos Alimentos, pela Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp, desde 2011.

É consultora técnica para Aditivos e Ingredientes Alimentares; professora e coordenadora de curso de pós-graduação em Segurança e Qualidade de Alimentos, na cidade de São Paulo (SP). É membro do Grupo de Trabalho sobre Suplementos do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP). Possui experiência na área de Ciência de Alimentos, com ênfase em Aditivos e Ingredientes Alimentares, tanto no âmbito da segurança como em sua aplicação.
Dr. Henrique José Mateus Santos

» Dr. Henrique José Mateus Santos

Farmacêutico comunitário, é especialista em Farmácia Industrial e em Farmácia Comunitária pela Ordem dos Farmacêuticos. Concluiu curso profissional de Farmácia pela Universidade de Lisboa, com licenciamento em Farmácia pela Universidade de Lisboa. Tornou-se Mestre (DEA) em Farmácia Assistencial pela Universidade de Granada.


Dr. Henry Okigami

» Dr. Henry Okigami

Henry Okigami é farmacêutico, especialista em farmácia hospitalar, especialista em homeopatia, especialista em fitoterapia e consultor em pesquisa e desenvolvimento de produtos e processos na indústria farmacêutica, alimentícia e cosmética. Também é diretor de pesquisa e desenvolvimento da Science Solution – Soluções em revestimento e nanotecnologia.


Dr. Henry Pablo Lopes Campos e Reis

» Dr. Henry Pablo Lopes Campos e Reis

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em 1997; especialização em Assistência Farmacêutica, pela UFC; especialização em Farmácia Hospitalar, pela Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (SBRAFH/UnB/MinSaude); mestrado (2005) e doutorado (2014), ambos com área de concentração Farmácia Clínica, pela UFC. Possui extensão com aperfeiçoamento técnico na área de Gestão Clínica na Harvard School of Public Health, USA (2011).

Atuou como gerente da farmácia do Hospital de Maracanáu, de 1999 a 2002; farmacêutico clínico do Hospital Geral Waldemar Alcântara, de 2002 a 2005, e gestor da Coordenação de Assistência e Auditoria Farmacêutica da Rede Unimed Fortaleza, de 2007 a 2015.

Atualmente é o Responsável Técnico pelo Centro de Estudos em Atenção Farmacêutica da UFC e membro da Associação Cearense de Controle de Infecção Hospitalar (ACECIH). Atua na área de Assistência Farmacêutica e Clínica, Farmacoeconomia, Avaliação de Tecnologias em Saúde, Auditoria Farmacêutica e docência em pós-graduações nas áreas citadas.
Dr. Higor Guerrim

» Dr. Higor Guerrim

Graduado em Farmácia pela Universidade Positivo (UP); especialista em Genética Humana pela PUC-PR; mestre em Microbiologia, Parasitologia e Patologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Atuou como oficial de saúde do Ministério da Defesa/Comando do Exército e atualmente é professor titular do Centro Universitário Campos de Andrade (Uniandrade). Trabalha na área da Estética há 7 anos; é coordenador da Comissão de Estética do Conselho Federal de Farmácia do Estado do Paraná (CRF-PR) e participou da elaboração das três, das duas resoluções de Estética do Conselho Federal de Farmácia (CFF).
Dr. Humberto Marques Tibúrcio

» Dr. Humberto Marques Tibúrcio

Com especialização em Gestão do Laboratório, é responsável técnico do Centro Mineiro de Hormônio e Imunologia Ltda. (CMHI); assessor técnico do Programa Nacional de Controle de Qualidade Ltda. (PNCQ); coordenador do Grupo Mineiro da Qualidade no Laboratório (GMQL).

Membro nato do Conselho Deliberativo da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC); membro nato do Conselho de Administração do Programa Nacional de Controle de Qualidade Ltda. (PNCQ); presidente do Sindicato dos Laboratórios de Minas Gerais (SindLab); coordenador do Comitê Brasileiro de Análises Clínicas e Diagnóstico In Vitro da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT/CB36).
Dra. Inajara Rotta

» Dra. Inajara Rotta

Graduada em Farmácia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 2009; mestre em Ciências Farmacêuticas, na área de Cuidados em Saúde e Assistência Farmacêutica, pela UFPR, em 2011; doutora em Ciências Farmacêuticas pela UFPR, em 2015, na área de Assistência Farmacêutica, com enfoque em Serviços Farmacêuticos Clínicos, tendo realizado doutorado sanduíche em Farmácia Social na Universidade de Lisboa, Portugal (2014).

Farmacêutica chefe do Setor de Suprimentos do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (HC-UFPR). Preceptora em Farmácia Clínica do Ambulatório de Hematologia/Oncologia do HC-UFPR. Com experiência nas áreas de Avaliação de Tecnologias em Saúde (Saúde Baseada em Evidências, Revisão Sistemática, Meta-Análise e Network Meta-Análise), Assistência Farmacêutica, Serviços Farmacêuticos Clínicos, Farmácia Clínica e Farmácia Hospitalar.
Dra. Irlany Dayana Moreno Rodrigues

» Dra. Irlany Dayana Moreno Rodrigues

Graduada pelo Centro Universitário do Pará (CESUPA), especialista em Saúde Pública (IBEPEX) e em Gestão da Assistência Farmacêutica (UFSC/UNASUS). Já exerceu funções de coordenadora da Central de Abastecimento Farmacêutico do Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami por 10 anos, experiência esta que a levou a presidir o mais recente Grupo de Trabalho do Conselho Federal de Farmácia (CFF), o GT sobre Saúde Indígena.

Implantou e implementou o programa Farmácia Popular do Brasil em Boa Vista (RR). No âmbito hospitalar, atua desde 2005, iniciando pelo Hospital da Criança Santo Antônio, passando pelo Pronto Atendimento Cosme e Silva. Atualmente, exerce atividades como farmacêutica plantonista no Hospital Geral de Roraima.

É conselheira regional de Farmácia pelo Estado de Roraima (CRF-RR) e, no Controle Social, atua como conselheira titular do Conselho Municipal de Saúde (CMS). No campo das Análises Clínicas, trabalhou em laboratórios privados, como Hemolab e Labovida, além dos laboratórios públicos municipais.
Dr. Ivan da Gama Teixeira

» Dr. Ivan da Gama Teixeira

Graduado em Farmácia pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo – Ribeirão Preto (USP). Atualmente é vice-presidente da Associação Nacional dos Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag), Regional São Paulo; representante da Anfarmag no Formulário Nacional; diretor e sócio proprietário da Botica Belluz.

Atuou como tesoureiro, 1º Secretário e presidente da Associação Brasileira de Farmacêuticos Homeopatas (ABFH), tendo exercido nesta entidade também as funções de corresponsável por relações institucionais, membro da comissão científica, revisão do Manual de Normas Técnicas e representação da entidade junto à ANVISA na revisão da RDC 33/2000.

Membro da Comissão do Manual de Equivalência da entidade, relator do projeto de desenvolvimento de metodologia para cálculo do peso médio para o setor magistral.
Diretor da Anfarmag Nacional, ocupando as seguintes posições: 1º VP (gestão 2013-2015), 2º VP (gestão 2011-2013), secretário-geral (gestão 2009-2011), diretor técnico.


Dra. Ivonete Batista de Araújo

» Dra. Ivonete Batista de Araújo

Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); especialista em Farmácia Clínica pela Universidade do Chile; professora titular das disciplinas de Farmacologia Aplicada, Farmácia Clínica e Estudos de Casos Clínicos do Departamento de Farmácia do Curso de Farmácia da UFRN.


Dr. Jacson Fressatto

» Dr. Jacson Fressatto

Fundador e Chieg of Product Office (CPO) da Laura Networks; criador do 1º Robô de Inteligência Artificial gerenciador de riscos do mundo. É arquiteto de sistemas, focado no desenvolvimento de tecnologias de data analítycs, Machine Learning (aprendizagem de máquina), micro serviços e autônomos usando as metodologias de gestão ágil e organização exponencial (ExpO).

Tornou-se especialista em segurança corporativa, trabalhando em grandes empresas como a IBM e a Volvo, onde foi responsável por mais de USD 18 milhões de savings em fraudes sistêmicas. Fundou duas empresas de tecnologia e uma de consultoria em investigação coorporativa. Uma pessoa com uma meta audaciosa: “impactar positivamente 1 bilhão de vidas”.
Dr. Jair Calixto

» Dr. Jair Calixto

Farmacêutico Bioquímico graduado pela FCF-USP, em 1985; também graduado em Administração Industrial pela Fundação Vanzolini (USP), em 1992; MBA pela FGV, em 2004. Iniciou sua carreira em Farmácia, em 1972; atuou em indústria farmacêutica por 23 anos, em diversas áreas técnicas.

Desde 2008, é Gerente de Boas Práticas, Inovação e Auditorias Farmacêuticas no Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sindusfarma), onde é responsável, entre outras atividades, por: coordenar grupos de trabalho para analisar e propor contribuições às consultas públicas emitidas pela Anvisa; assessorar os associados da entidade com relação às dúvidas técnicas; participar de grupos de trabalho e/ou reuniões específicas com os órgãos reguladores; publicar livros sobre temas da área técnica da indústria farmacêutica; organizar workshops internacionais; intermediar reuniões entre os associados e a Anvisa; coordenar o Prêmio Sindusfarma de Qualidade de Fornecedores da Indústria Farmacêutica.
Dra. Janaíne Ramos Martins

» Dra. Janaíne Ramos Martins

Formou-se farmacêutica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 1997. De 1996 a 1997 estudou Terapia Floral. Possui capacitação em Homeopatia e em Fitoterapia, bioquímica industrial de alimentos pelo Instituto de Ciência e Tecnologia de Alimentos da UFRGS (2000) e tornou-se especialista em Terapia Floral pelo Instituto Brasileiro de Estudos Homeopáticos (IBEH - Facis), em 2000. Também é especialista em Desenvolvimento de Medicamentos pela UCPel (2007-2009).

Fez cursos livres de Florais de Gaia, Florais de Minas (profª.credenciada), Desert Alchemy, Australian Bush Flower Essences, Saint Germain, PNL, Bioressonância, Saúde e Espiritualidade, Terapia Biorreguladora, Produtos Quânticos, Reiki II. É consultora técnica na área regulatória em P&D de produtos farmacêuticos e atua há 21 anos com Terapia Floral em consultório, ministra cursos de formação e treinamentos na área. É presidente da Comissão de Práticas Integrativas e Complementares do Conselho Federal de Farmácia do Rio Grande do Sul (CRF-RS), mestranda no PPG em Patologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e Membro da Liga de Espiritualidade em Educação e Saúde da UFCSPA.
Dra. Jaqueline Guimarães de Carvalho

» Dra. Jaqueline Guimarães de Carvalho

Farmacêutica graduada em Farmácia Industrial pela Universidade federal de Minas Gerais (UFMG); pós-graduada Farmácia Magistral pela UFMG; pós-graduada em Plantas Medicinais pela Universidade Federal de Lavras (UFLA); pós-graduada em Homeopatia pela Associação Mineira de Farmacêuticos Homeopatas (AMFH).

Responsável técnica e gerente da Farmácia Viva do SUS, em Betim (MG), desde 2005.
Dr. Javier Salvador Gamarra Junior

» Dr. Javier Salvador Gamarra Junior

Farmacêutico bioquímico e industrial, formado pela PUC-PR (1994); mestre em Gestão Ambiental (UP, 2007); especialista em Farmácia Homeopática pela Associação Brasileira de Farmacêuticos Homeopatas (ABFH, 1997); coordenador do Núcleo de Saúde e Bem Estar do Centro Universitário Campos de Andrade (Uniandrade - Curitiba-PR); coordenador e professor do curso de Farmácia da Uniandrade.

Membro do Grupo de Trabalho sobre Homeopatia do Conselho Federal de Farmácia (CFF); membro da Diretoria Nacional da Associação Brasileira de Farmácia Homeopática (ABFH) - conselho fiscal, área de educação; coordenador da Comissão de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná (CRF-PR); coordenador do Grupo de Trabalho sobre Medicamentos do Paraná (GTM-PR); membro da Comissão de Farmácia de Manipulação Alopática e Homeopática do CRF-PR.

Sócio-diretor da Farmácia Homeopática Doutor Nilo Cairo, em Curitiba-PR; atuação em pesquisa e docência em Homeopatia, Saúde Pública, Assistência Farmacêutica, Gestão Ambiental e Saúde Ambiental.
Dr. João Miguel Estephanio

» Dr. João Miguel Estephanio

Graduado em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Cursou metade da Faculdade de Farmácia, também na UFRJ, e é formado no Curso Técnico em Biotecnologia pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), na época CEFET Química.

Servidor público de cargo efetivo da Fiocruz há 11 anos. Atualmente, é o responsável pela área de Desenvolvimento de Negócios de Bio-Manguinhos e pela avaliação de todas as oportunidades de negócios relacionadas às linhas de produto e serviços tecnológicos de Bio-Manguinhos, unidade da Fiocruz.

Responsável pela produção e desenvolvimento tecnológico de Vacinas, Biofármacos e Diagnósticos In Vitro, bem como, pela prestação de serviços tecnológicos, com objetivo de atender às demandas do SUS.

Responsável pela seleção e submissão de Projetos de PDP e pela gestão das PDPs em Fase I e Fase II. Além disso, atua como representante institucional nacional e internacionalmente e assessora a Diretoria em Negociações Contratuais com diversos parceiros, inclusive BigFarmas.

Dr. João Pedro Gebran Neto

» Dr. João Pedro Gebran Neto

Graduado em Direito, em 1988, pela Faculdade de Direito de Curitiba, com habilitação específica em Direito Penal. Pós-graduado em Ciências Penais e Processual Penal pela Universidade Federal do Paraná, em 1995. Mestre em Direito Constitucional no Curso de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná, 2001. Doutor Honoris Causa, pela Faculdade EMESCAM, em direito à saúde, em 2017.

Foi promotor de justiça, no Ministério Público do Estado do Paraná, entre 1989 e 1993. Foi juiz federal, de 1993 a 2013. Foi juiz federal no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), biênio 2006/2008. Coordenou o Comitê Executivo do Estado do Paraná do Fórum Nacional de Saúde, nomeado pelo Conselho Nacional de Justiça, no ano de 2010.

É desembargador Federal do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, com sede em Porto Alegre, desde 2013, atuando como membro da 8ª Turma do Tribunal. É presidente da 8ª Turma do TRF4, biênio 2015/2017. Diretor do Foro da Seção Judiciária do Paraná, biênio 2005-2007. É membro do Comitê Executivo Nacional, do Fórum Nacional da Saúde do CNJ, biênio 2013/2015, reconduzido para o biênio 2015/2017. Professor do curso de pós-graduação de Direito à Saúde, da Faculdade EMESCAN, em Vitória. Professor convidado da pós-graduação em Direito à Saúde da UniCuritiba, em Curitiba.Professor convidado do curso de Capacitação de Direito à Saúde baseada em evidência, do Hospital Sírio Libanês e Centro Cochrane do Brasil.


Dr. José Fernando Pereira Júnior

» Dr. José Fernando Pereira Júnior

Mestre em Administração, com MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e bacharel em Administração de Empresas pela PUC-MG. Certificados Project Management Professional (PMP), Professional in Business Analysis (PMI-PBA), Risk Management Professional (PMI-RMP) e Scheduling Professional (PMI-SP). Certificado IPMA nível D.

Consultor com largo conhecimento em Gerenciamento de Projetos, com mais de 17 anos de experiência em projetos de vários níveis de complexidade em diversos segmentos empresarias (indústria, serviços, mineração, etc.).

Coautor do livro Gestão de Projetos Brasil do IETEC. Professor em cursos de pós-graduação no IBMEC (MBA e CBA), FDC (MBA), PUC-IEC e IEG.
Dr. José Hermógenes Moura da Costa

» Dr. José Hermógenes Moura da Costa

Antropólogo e mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Pernambuco (UFPE).

Professor adjunto da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf); pesquisador do Laboratório de Pesquisa Interdisciplinar sobre o uso de Substâncias Psicoativas (Lapis/Univasf); coordenador do Centro Regional de Referência sobre Drogas (CRR-Lapis/Univasf); coordenador do subprojeto Pibid/Univasf Interdisciplinar Drogas na Escola e a Prevenção de Danos; membro do Conselho Científico e Pedagógico do Portal Aberta Senad.
Dr. José Finocchio Junior

» Dr. José Finocchio Junior

O Professor José Finocchio Junior é consultor, autor e professor sobre os temas projetos, programas e portfólio.

É autor da Metodologia PM Canvas, disponibilizada gratuitamente para empresas e universidades (licença creative commons), tendo conquistado grande adesão nacional. Conquistou o prêmio PMI Professional Award do PMI americano.

É autor de livros e artigos; o livro PM Canvas: Gerenciamento de Projetos sem Burocracia é um bestseller na área de gestão.

Com a metodologia Takt PM, o Professor Finocchio tem conseguido levar princípios e benefícios das metodologias de gerenciamento ágil de projetos para o ambiente corporativo.

Mestre em engenharia pela Escola Politécnica da USP, possui MBA em finanças pela FEA-USP, Pós-graduação na FGV-EAESP, certificações PMP, PMI-SP, PMI-RMP, PMI-ACP. Professor nos MBA’s da FIA-USP e FGV.


Dr. José Martins de Alcântara Neto

» Dr. José Martins de Alcântara Neto

Farmacêutico Hospitalar Clínico Intensivista, com residência em Farmácia Hospitalar e residência multiprofissional em Terapia Intensiva. Especialista em Farmacologia na Farmácia Clínica. Farmacêutico intensivista do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), da Universidade Federal do Ceará (UFC). Preceptor farmacêutico da residência multiprofissional em Terapia Intensiva. Fiscal Sanitário do Município de Maracanaú (licenciado).


Dra. Josélia Cintya Quintão Pena Frade

» Dra. Josélia Cintya Quintão Pena Frade

Graduada em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), em 1996; fez aperfeiçoamento em Farmácia Clínica, no XII Curso Latino-americano, pela Universidade do Chile (Uchile), em 1999; especialização em Saúde Pública/Medicamentos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 2000; máster em Atenção Farmacêutica pela Universidade de Granada (UGR), na Espanha, em 2003; mestrado em Ciências da Saúde pelo Centro de Pesquisas René Rachou (CPQRR) da Fiocruz, em 2006.

Como farmacêutica clínica, iniciou o acompanhamento farmacoterapeutico de pacientes com doenças crônicas, em uma farmácia no interior de Minas Gerais, em 1997. Atualmente, é uma das líderes do movimento clínico nacional, assessora da Presidência do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e coordena o Programa de Suporte ao Cuidado Farmacêutico na Atenção à Saúde (Profar). É também diretora de desenvolvimento profissional do Fórum Farmacêutico das Américas (FFA).
Dr. Josué Modesto dos Passos Subrinho

» Dr. Josué Modesto dos Passos Subrinho

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), em 1977, mestre e doutor em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), de 1983 a 1992. Professor no Departamento de Economia da UFS, desde 1980.

Tem pesquisado e publicado nas áreas de Economia Regional, História Econômica e Ensino Superior. Possui também ampla experiência na gestão universitária, tendo ocupado vários cargos de direção, entre os quais vice-reitor da UFS e reitor da mesma Universidade, entre os anos de 1996 e 2012.

Entre 2013 e 2017 foi reitor pró-tempore da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). Desde fevereiro de 2017 é Secretário de Estado da Fazenda do Estado de Sergipe.
Dra. Juliana Miranda Ferreira

» Dra. Juliana Miranda Ferreira

É mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), onde também obteve sua graduação em Farmácia. Atua como membro do Grupo de Pesquisas em Epidemiologia e Avaliação de Novas Tecnologias em Saúde (GPEANTS/UFSJ) e como colaboradora na construção dos guias de prática clínica do Profar, do Conselho Federal Farmácia.


Dra. Karen Berenice Denez

» Dra. Karen Berenice Denez

Especialista em Homeopatia pela Associação Médica Homeopática do Paraná (AMHPR) e especialista pela Associação Brasileira de Farmacêuticos Homeopatas (ABFH). Especialista em Farmácia de Manipulação pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e especialista pela Associação Nacional dos Farmacêuticos Homeopatas (Anfarmag). Mestre em Assistência Farmacêutica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atuou em Farmácia de Manipulação por 20 anos e atualmente atua em clínica farmacêutica. Vice-presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Santa Catarina (CRF-SC) e coordenadora do GT de Homeopatia do Conselho Federal de Farmácia (CFF).


Dra. Katia Regina Torres

» Dra. Katia Regina Torres

Possui graduação em Farmácia Industrial pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), desde 1985; especialização em Ciências Farmacêuticas pela UFPR, em 1995; especialista em Farmácia Homeopática pela Associação Brasileira de Farmacêuticos Homeopatas (ABFH), em 1998; pós-graduação Lato Sensu - especialização em Gestão Pública pela Fortium, em 2009; mestrado em Saúde Pública, área de atuação Gestão em Saúde pela Ensp/Fiocruz, em 2013; pós-graduação em Gestão da Assistência Farmacêutica, em 2015. Consultora técnica do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (DAF/SCTIE/MS).


Dra. Kelly Goode

» Dra. Kelly Goode

Docente na Faculdade de Farmácia da Universidade de Commonwealth da Virgínia, nos Estados Unidos. Ela é a diretora do Programa de Residência em Farmácia Comunitária.

É uma profissional da saúde credenciada em um centro de atendimento a pessoas desabrigadas, onde desenvolveu programas de cuidados farmacêuticos inovadores.

É especialista em farmacoterapia e autora de inúmeros artigos em periódicos científicos. Ela foi presidente da Associação Americana de Farmacêuticos e recebeu vários prêmios por sua atuação e docência.
Dr. Kleber Giovanni Luz

» Dr. Kleber Giovanni Luz

Graduado em medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), mestre em Pediatria e Ciências Aplicadas à Pediatria pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e doutor em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Universidade de São Paulo (USP).

É professor associado 1 e chefe do Departamento de Infectologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; professor doutor da Universidade Potiguar e consultor da Organização Pan-Americana da Saúde para o tema arboviroses. Tem experiência na área de doenças infecciosas e parasitárias, sepse, infecção hospitalar, arboviroses, hepatites virais e infecção pelo HTLV 1 e 2.
Dr. Laércio Batista Júnior

» Dr. Laércio Batista Júnior

Farmacêutico clínico formado pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep/SP), em 1988; curso de Farmácia Clínica na Universidade do Chile, em 1999; especialista (Latu Sensu) em Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e pelo Instituto Racine, em 2012.

Conselheiro efetivo do Conselho Federal de Farmácia do Estado de Santa Catarina (CRF-SC), de 2003 a 2018; diretor secretário geral do CRF-SC, na gestão de 2012 a 2013. Presidente da Associação dos Farmacêuticos Proprietários de Farmácia do Brasil, de 2014 a 2017; membro do Conselho de Administração da Farma&Farma S.A., de 2005 a 2017; ministrante convidado do Projeto Excelência Farmacêutica do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e proprietário de farmácia desde 1988 (29 anos).
Dr. Lauro Domingos Moretto

» Dr. Lauro Domingos Moretto

Farmacêutico-Bioquímico, graduado pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (FCFUSP), com mestrado e doutorado na mesma instituição. Foi docente responsável pela disciplina Supervisão da Produção e Supervisão e Garantia da Qualidade na FCFUSP, de 1987 a 2008.

Foi vice-presidente executivo do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sindusfarma) de 1992 a 2014, e assessor para assuntos regulatórios e institucionais do Sindusfarma. É autor do livro Gerenciamento da Produção para Farmacêuticos, de artigos de divulgação e livros da coletânea do Sindusfarma.

Tem ampla experiência profissional adquirida em laboratórios industriais farmacêuticos. É conferencista sobre assuntos de inovação, ciências, tecnologia e regulamentação farmacêutica em eventos nacionais e internacionais. É presidente e responsável pela plataforma educacional da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil / Academia Nacional de Farmácia (ACFB/ANF).
Dr. Leandro de Albuquerque Medeiros

» Dr. Leandro de Albuquerque Medeiros

Farmacêutico e mestre em Inovação Terapêutica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE),  Leandro de Albuquerque Medeiros é professor do curso de medicina na Universidade Católica de Pernambuco e Coordenador acadêmico do núcleo de pós-graduação em farmácia da Faculdade Redentor/IDE Cursos.

Atua, ainda, como membro do Grupo de Trabalho em Fitoterapia do Conselho Regional de Nutricionistas da 4ª e 6ª região. É consultor técnico da farmácia de manipulação Formular e secretário-geral do Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco (CRF-PE).
Dr. Leonel Augusto Morais Almeida

» Dr. Leonel Augusto Morais Almeida

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 2007, é farmacêutico na Prefeitura municipal de Porto Alegre, onde atua na primeira Farmácia Distrital do município a oferecer atendimento farmacêutico individualizado. Também é membro da Comissão de Farmácia e Terapêutica municipal e integrante do Projeto Excelência Farmacêutica da Sociedade Brasileira de Farmacêuticos e Farmácias Comunitárias (SBFFC).

Pós-graduado em Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica, também é idealizador do aplicativo Portal Farmacêutico – SOAP. Foi presidente da comissão de Farmácia Clínica do Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul (CRF-RS) e vencedor do prêmio Sérgio Lamb no segmento Drogarias em 2015.

Com mais de 10 anos de experiência em Farmácias Comunitárias, implementou serviço clínico farmacêutico voltado a pacientes diabéticos e hipertensos em São Francisco de Paula (RS), com resultados clínicos, financeiros e humanísticos significativos. É, ainda, integrante do Grupo de Trabalho para a proposta de atualização da RDC 44/09 pelo Conselho Federal de Farmácia.
Dra. Leonor Pinto Moura

» Dra. Leonor Pinto Moura

Formada em Farmácia pela PUC/RS, em 1999; pós-graduada no curso Executivo Junior, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/RS), em 2009.

Trabalha há 18 anos no Grupo Dimed. Foi farmacêutica Responsável Técnica de drogaria e atuou na área de Gestão de Estoques. Atualmente, supervisiona a área de Apoio Técnico Farmacêutico do Grupo, abrangendo as áreas de drogaria, distribuidora e serviços farmacêuticos.

É membro do Grupo de Trabalho Farma, da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma).
Dra. Lorane Izabel da Silva Hage Melim

» Dra. Lorane Izabel da Silva Hage Melim

Graduada em Farmácia pelo Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa), em 2002; doutora em Ciências, área de concentração em Toxicologia pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (USP), em 2009.

Atualmente, é professora da Universidade Federal do Amapá (Unifap), atuando na área de Química Farmacêutica Medicinal e Planejamento de Fármacos. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Unifap (Mestrado), do Programa de Pós-graduação em Química Medicinal e Modelagem Molecular da Universidade Federal do Pará (UFPA) (Mestrado), e do Programa de Pós-Graduação em Inovação Farmacêutica da UNIFAP (Doutorado).

Coordenadora do grupo de pesquisa Química Medicinal e Desenvovimento de Fármacos e do Laboratório de Química Farmacêutica e Medicinal (PharMedChem). Exerce as funções de vice-diretora do Departamento de Ciências Biológicas e da Saúde e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Inovação Farmacêutica da Unifap.
Dra. Lore Lamb

» Dra. Lore Lamb

Formação acadêmica em Farmácia Industrial pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); especialista em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz); mestre em Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília (UnB).

Atuação profissional na área de Assistência Farmacêutica na Secretaria de Saúde do Paraná e como assessora técnica e consultora do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).
Dr. Lucas Chiavenato

» Dr. Lucas Chiavenato

Bacharel em Administração de Empresas com especialização em Inteligência de Mercado. Possui experiência consolidada no segmento de Saúde e Bem-estar.


Dr. Lucas dos Reis Ercolin

» Dr. Lucas dos Reis Ercolin

Farmacêutico formado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e membro honorário vitalício pela International Pharmaceutical Student’s Federation (IPSF).

Possui mais de 5 anos de experiência internacional com foco em Comunicações e Gerenciamento, incluindo Gerenciamento de Equipes de mais de 120 colaboradores, stakeholders e potenciais parceiros, além do desenvolvimento de projetos regionais.

Desenvolveu um programa internacional de Coaching para aprimorar a comunicação, habilidades e resultados de da sua equipe (isto aconteceu online e presencialmente nos Países Baixos e Taiwan).

Foi proprietário e farmacêutico responsável de farmácia de manipulação, na qual desenvolveu uma visão empreendedora e holística em Farmácia, que incluem Gerenciamento de Estoque, Finanças, Controle de Qualidade e Relações com Pacientes e Empresas.

Durante a graduação desenvolveu projetos de pesquisa em Química Medicinal, junto ao Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Fármacos (LAPDESF).
Dr. Lucas Miyake Okumura

» Dr. Lucas Miyake Okumura

Farmacêutico clínico e pesquisador em desfechos em saúde. Consultor em Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) e atua em projetos do PROADI Moinhos de Ventos e na empresa MAPES Consulting desenvolvendo revisões sistemáticas com metanálises, estudos de custo-efetividade, criação e gerenciamento de protocolos de ensaios clínicos.

Desde 2016 é especialista clínico credenciado pelo Board of Pharmacy Specialties, divisão autônoma da American Pharmacists Association, como Certified Pharmacotherapy Specialist. Realizou quatro anos de residência, em dois hospitais universitários: em Saúde da Criança pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre, por dois anos, e em Oncologia & Hematologia no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), também por dois anos, sendo, esta última, a instituição que lhe conferiu o diploma de farmacêutico.

Na área acadêmica, é revisor de diversas revistas indexadas. Possui projetos e publicações na área de otimização de antimicrobianos, cuidados de suporte em oncopediatria e efetividade de serviços farmacêuticos clínicos.
Dr. Lucas Portilho Geraldo

» Dr. Lucas Portilho Geraldo

Farmacêutico e especialista em Cosmetologia. Diretor das pós-graduações do Instituto de Cosmetologia Educacional, Hi Nutrition Educacional e diretor científico da Consulfarma. Coordena estágios internacionais e desenvolvimento de cosméticos na Itália, França e Mônaco. Atua em desenvolvimento de formulações para o mercado brasileiro, europeu e da América Latina.

Atuou como coordenador de desenvolvimento de produtos na Natura Cosméticos e como gerente de P&D na AdaTina Cosméticos. Atuou em indústria farmacêutica, farmácias magistrais e elaborou diversos projetos de desenvolvimento de linhas de produtos cosméticos nas empresas Consulfarma. Possui 17 anos de experiência na área farmacêutica e cosmética.
Dra. Lucia de Araúo Costa Beisl Noblat

» Dra. Lucia de Araúo Costa Beisl Noblat

Professora associado doutora em Medicina e Saúde, lotada no Departamento do Medicamento da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em 1977; aperfeiçoamento em Farmácia Clínica pela Universidade do Chile (1979), mestrado em Clinical Pharmacy pela University of London (1993) e doutorado em Medicina e Saúde pela UFBA (2006).

Membro titular da Câmara Técnica de Medicamentos da ANVISA-MS. Presidente da Comissão de Farmácia e Terapêutica do Complexo Hospitalar Universitário Prof. Edgard Santos (HUPES). Membro do GT em Farmácia Hospitalar do Ministério da Saúde (MS); coordenadora do Estágio Supervisionado Farmacêutico da Faculdade de Farmácia da UFBA; vice coordenadora do Programa de Residência Integrada Multiprofissional do Complexo HUPES; coordenadora do Projeto de Extensão Permanente do Centro de Informação de Medicamentos da Faculdade de Farmácia (HUPES); gerente de Ensino, Pesquisa e Extensão do Complexo HUPES / UFBA / EBSERH.


Dra. Luciana Moraes Moreira

» Dra. Luciana Moraes Moreira

Farmacêutica com MBA em Gerenciamento de Projetos.

Possui 11 anos de experiência em Indústria Farmacêutica, nas áreas de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos, Transferência de Tecnologia, Parcerias Público/Privada (PPP), Parcerias de Desenvolvimento Produtivo (PDP) e Certificação CBPF.

Atualmente atua como coordenadora de PPP no Laboratório Cristália, sendo responsável por todo o trâmite relacionado à Transferência de Tecnologia aos laboratórios púbicos.
Dra. Luciana Shimizu Takara

» Dra. Luciana Shimizu Takara

Formada em Fisioterapia, realizou MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em 2013. Em 2011, concluiu mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Vencedora do prêmio "Jovem Pesquisadora-Silver", da European Respiratory Society, em 2010.

É gerente sênior de Assuntos Governamentais e Regulatórios da US Pharmacopeial, desde abril de 2017. Foi diretora adjunta da Anvisa, entre 2011 e 2016. Representou a Anvisa no Conselho de Autoridades Reguladoras do Programa de Auditoria Única de Produtos para Saúde (MDSAP), entre 2011 e 2014.

Atuou ativamente no processo de reestruturação da Anvisa, promovendo mais transparência e eficiência para a agência, devido à nova estrutura organizada em cinco macroprocessos: Autorização e Registro, Controle e Monitoramento, Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, Regulação da Saúde e Gestão Institucional.
Dra. Lucia de Araúo Costa Beisl Noblat

» Dra. Luciana Vládia Carvalhêdo Fragoso

Luciana Fragoso, enfermeira da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC-UFC); especialista em Terapia Intensiva e Segurança do Paciente; doutora em Enfermagem na Promoção da Saúde pela Universidade Federal do Ceará (UFC); e coordenadora de Enfermagem da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital São José (UTI-São José).


Dr. Luciano Cesar Pontes Azevedo

» Dr. Luciano Cesar Pontes Azevedo

Graduado em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em 1996; fez residência médica em Clínica Médica e Medicina Intensiva pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), de 1997 a 1999. Doutor em Medicina pela UPS, em 2004; e pós-doutor em Pacientes Oncológicos Críticos pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2013.

Atualmente é professor livre-docente de Emergências Clínicas da USP; médico coordenador de pesquisa em Áreas Críticas do Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa; médico gestor das UTIs da disciplina de Emergências Clínicas do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da USP; presidente do Instituto Latino-Americano de Sepse (ILAS); e membro do comitê executivo da Rede Brasileira de Pesquisa em Terapia Intensiva (BRICNet).

Tem experiência na área de Clínica Médica, com ênfase em Medicina Intensiva. Suas principais linhas de pesquisa são Choque e Hemodinâmica, Sepse, Ventilação Mecânica e Gestão em Medicina Intensiva.
Dra. Luciene Cardoso Scherer

» Dra. Luciene Cardoso Scherer

Consultora, farmacêutica, biomédica, docente e palestrante com grande experiência em treinamentos de equipes na área de Educação e Saúde. Tem mais de 20 anos de vivência com capacitação e desenvolvimento de pessoas na área de Educação e Saúde. Atua com apresentação de palestras corporativas em formato de oficinas e treinamentos.

Possui vasta experiência na esfera pública e privada, onde atuou em cargos de grande relevância ao longo de sua carreira. É professora universitária de instituições como PUC/RS, Centro Eniversitário FADERGS, Centro Universitário São Camilo e SENAC/RS.

Master Coach pela Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC), entidade licenciada pela Behavioral Coaching Institute (BCI). Analista em Inteligência Emocional, analista em competências e em perfil comportamental (SIXSECONDS®, Analista ASSESS® e Analista DISC®). Fundadora da Luciene Scherer Coaching e Gestão Corporativa.


Dra. Ludmila Mourão Xavier Gomes

» Dra. Ludmila Mourão Xavier Gomes

Bacharel em Enfermagem pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes); especialista em Acupuntura pelo Instituto Unisaúde; mestre em Ciências da Saúde pela Unimontes; doutora em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Atualmente é docente do curso de graduação em medicina da Universidade Federal de Integração Latino-Americana-UNILA; coordena o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da UNILA. É Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Epidemiologia e Saúde na Fronteira (GEPESF).
Dr. Luis Carlos Marques

» Dr. Luis Carlos Marques

Farmacêutico, especialista em Fitoterapia; mestre em Botânica e doutor em Ciências. Professor universitário e pesquisador na área de Fitoterapia; sócio-diretor da empresa Fitoscience Consultoria; coordenador da Comissão de Fitoterapia do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP); e membro da diretoria da Associação Paulista de Fitoterapia (APFit).


Dr. Luiz Fernando Moreira

» Dr. Luiz Fernando Moreira

Farmacêutico Bioquímico; com especialização em Ortomolecular e especialização em Gestão em Saúde; mestrando em Ciências da Saúde.

Vice-diretor da Seccional Bragança Paulista do Conselho Regional do Estado de São Paulo (CRF-SP); membro do Grupo Técnico de Suplementos e Alimentos Funcionais do CRF-SP; professor do Hi Nutrition e professor da Universidade São Francisco (USF).


Dr. Luiz Frederico Mendes dos Reis Arruda

» Dr. Luiz Frederico Mendes dos Reis Arruda

Graduado em Farmácia-Bioquímica na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), em 1971; mestre pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP), em 1975. Professor titular e decano da UFAM; professor de Farmacologia do Departamento de Ciências Fisiológicas do Departamento de Biologia (DB/ICB) e professor de Etnobiologia credenciado/DB/ICB. Pró-reitor de Extensão da UFAM, de julho de 2009 a julho de 2017.

Chefe do Departamento de Ciências Fisiológicas/ICB, de maio de 1977 a fevereiro de 1979, e de maio de 2004 a julho de 2009. Coordenador do Curso de Ciências Biológicas/ICB/UFAM, de janeiro de 2008 a julho de 2009. Diretor do Centro de Ciências do Ambiente (CCA/UFAM), de janeiro de 1992 a janeiro de 1993.
Dr. Luiz Henrique Magalhães Nogueira Cobra

» Dr. Luiz Henrique Magalhães Nogueira Cobra

Advogado formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP); presidente do Conselho de Administração do LabRede; sócio proprietário dos Laboratórios PCA e Laboratório Médico Dra. Tânia; sócio fundador do escritório Magalhães, Moura e Cobra Sociedade de Advogados; membro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).


Dr. Luiz Roberto Liza Curi

» Dr. Luiz Roberto Liza Curi

Sociólogo e doutor em Economia pela Universidade de Campinas (Unicamp). É conselheiro, desde 2012, do Conselho Nacional de Educação (CNE), indicado pela SBPC, ABC, SBM e SBQ e atual presidente da Câmara de Educação Superior do CNE.

Foi presidente do Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira do Ministério da Educação (Inep/MEC). É membro da Comissão Especial de Acompanhamento do Plano Nacional de Pós-Graduação da CAPES, PNPG, para o período de 2011 a 2020.

Também no Ministério da Educação foi diretor geral de políticas de educação superior, de 1997 a 2002, membro do Comitê de Avaliação da Educação Superior da Organização dos Estados Americanos (OEA) e responsável pela representação brasileira no Comitê Mercosul de Educação Superior.
Dra. Maely Peçanha Fávero Retto

» Dra. Maely Peçanha Fávero Retto

Graduada em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1995; especialista em Farmácia Hospitalar (2007) e em Farmácia Clínica (2015) pela Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (SBRAFH); com MBA Executivo pelo Instituto COPPEAD, em 2008; mestre em Química Biológica pela UFRJ, em 1999; doutora em Ciências Farmacêuticas pela UFRJ, em 2013.

Atualmente é tecnologista em Farmácia Hospitalar do Instituto Nacional de Câncer do Ministério da Saúde e farmacêutica do Hospital Municipal Miguel Couto da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. Docente da Residência Multiprofissional em Oncologia do Instituto nacional do Câncer (INCA) e de cursos de pós-graduação em Farmácia Hospitalar e em Oncologia. Tem experiência na área de Metrologia Biológica com Ênfase no Estudo de Medicamentos Biossimilares.

É presidente da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde (SBRAFH).
Dra. Mara Lucia de Paiva Tambarucci

» Dra. Mara Lucia de Paiva Tambarucci

Farmacêutica Acupunturista com graduação em Ciências Farmacêuticas pela Universidade São Francisco (USF), em 1992; com especialização em Laserterapia pela Nupen, em 2006; especialização em Estética na Área de Saúde pela Ibeco Educação Profissional, em 2012; pós-graduação em Acupuntura pela Faculdade Libertas, em 2014; especialização em Auriculoterapia Francesa em Lyon (França), em 2014; especialização em Acupuntura Bioenergética em Madrid (Espanha), em 2016.

Atualmente é coordenadora e professora Acupunturista no Centro Integrado de Acupuntura e Medicina Oriental (Ciamo).
Dra. Mara Sofia Inácio Pereira Guerreiro

» Dra. Mara Sofia Inácio Pereira Guerreiro

Licenciou-se em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL, 1991-97). Entre 1997 e 2009 foi proprietária e diretora técnica de uma farmácia comunitária, desenvolvendo atividades orientadas para o doente e para a comunidade.

Em 2007 concluiu o doutoramento pela Universidade de Manchester, com uma tese sobre gestão do risco de morbilidade evitável relacionada com medicamentos. Em 2012, tornou-se pós-graduada em direito da farmácia e do medicamento pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC). Atualmente, divide a sua vida profissional entre a docência no ensino superior e a consultoria.

Suas publicações incluem cerca de duas dezenas de artigos em revistas com arbitragem científica e a coordenação de dois livros, incluindo “Administração de vacinas e medicamentos injetáveis por farmacêuticos: uma abordagem prática”. Realizou mais de 60 apresentações em reuniões científicas, entre sessões plenárias por convite, posters, comunicações orais e workshops.
Dr. Marcelo Coelho Nogueira

» Dr. Marcelo Coelho Nogueira

Nutricionista clínico do Hospital Infantil João Paulo II, em Minas Gerais; membro do Ambulatório de Alergia Alimentar (Allos/ HIJPII). Especialista em Nutrição Clínica Funcional pelo Centro de Nutrição Funcional (VP/UNICSUL), mestre em Fisiologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); professor de pós-graduação.


Dr. Marcelo Cristian Ribeiro

» Dr. Marcelo Cristian Ribeiro

Farmacêutico, coaching, diretor da Desenvolva Consultoria - empresa focada no desenvolvimento de farmácias, drogarias e indústria farmacêutica. Tem como clientes Pfizer, EMS, Medley, Redes de farmácias, clínicas médicas e hospitais.


Dr. Marcelo Polacow Bisson

» Dr. Marcelo Polacow Bisson

Graduado em Farmácia-Industrial pelas Faculdades de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto (FCFRP-USP), em 1988. Mestre pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba (Fop-Unicamp), em 1991. Doutor pela Fop-unicamp (1996), tendo sido bolsista do CNPq e da CAPEs, e participado de atividades de ensino e pesquisa na USP, UNICAMP, e outras Instituições de Nível Superior.

Capitão Farmacêutico da Policia Militar do Estado de São Paulo (PMSP); professor universitário na área de Ciências da Saúde desde 1989. Membro titular da Academia Nacional de Farmácia, ocupante da cadeira nº 5 da Seção de Farmácia. Diretor técnico cientifico da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde (SBRAFH); membro e especialista em Farmácia Hospitalar pela Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (SBRAFH).

Conselheiro Federal do Conselho Federal de Farmácia (CFF) pelo Estado de São Paulo (mandato 2012-2015/2016-2019). Vice-presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP), durante dois mandatos, de 2008 a 2011, tendo sido diretor secretário geral em 2001 e 2002.


Dr. Marcelo Soares Crespo

» Dr. Marcelo Soares Crespo

Graduado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em 1990; lcenciado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade do Porto (Portugal), em 1993; especialista em Farmácia de Oficina e Farmácia Hospitalar pela Universidade do Porto, e Manipulação Magistral Alopática pela Anfarmag, em 2000; mestrando em Ciência e Tecnologia, pela Universidade Federal de Vitória (UFV).

Farmacêutico Homeopata, produtor dos Florais da Mata Atlântica e Florais de Bach, atuante na Floralterapia, desde 1992. É pesquisador e desenvolvedor dos Florais da Mata Atlântica; diretor do Instituto Brasileiro de Essências Florais (empresa incubada no PIEBT — CENTEV-UFV).

Tem 25 anos de experiência clínica com Prescrição de Florais, Fitoterápicos e Homeopatia. Ex-professor de Botânica Aplicada à Farmácia, Tecnologia Farmacêutica e Tecnologia de Cosméticos da UFJF e Faculdade de Minas, entre 1994 e 2003. Autor dos livros: Formularium - Compêndio de Fórmulas Magistrais. Pharmabooks, 2002; Florais da Mata Atlântica. Instituto Racine, 2010; Flores del Bosque Atlántico. Chile, 2010.
Dra. Marcia Abrahao Silva Ferreira

» Dra. Marcia Abrahao Silva Ferreira

Farmacêutica- Bioquímica formada pela Universidade de São Paulo (USP), com aprimoramento profissional em Direito Sanitário pela Faculdade de Saúde Pública da USP e especialização em Vigilância Sanitária de Alimentos pela USP.

Possui experiência na área de Farmácia, com ênfase em Alimentos, indústria de alimentos, laboratórios de testes analíticos e de pesquisa, especialmente como auditora interna da ISO 9001 e 17025, e fiscalizações na área incluindo Boas Práticas de Fabricação e Boas Práticas Laboratoriais.

Atualmente exerce a função de Analista em Saúde, farmacêutica na Coordenação de Vigilância em Saúde da Prefeitura de São Paulo (COVISA), na sub gerência de alimentos em inspeções sanitárias.


Dra. Márcia de Cássia Silva Borges

» Dra. Márcia de Cássia Silva Borges

Graduada em Farmácia, pela Universidade Federal de Alfenas (Unifal/MG); especialista em Homeopatia, pelo Instituto François Lamasson de Ribeirão Preto (SP). Foi coordenadora do curso de Prescrição Farmacêutica Segura em Homeopatia da Associação Brasileira de Farmacêuticos Homeopatas (ABFH),  de 2014 a 2016.

Consultora em gestão da qualidade em farmácias magistrais e auditora ad hoc da Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag), de 2015 a 2017, para fornecedores de insumos, embalagens e produtos.

Coordenadora da Comissão Assessora de Homeopatia do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF/SP) e membro do Grupo de Trabalho sobre Homeopatia do Conselho Federal (CFF).
Dra. Marcia Villanova Brasil

» Dra. Marcia Villanova Brasil

Farmacêutica Bioquímica, formada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Exerceu a profissão de Bioquímica em laboratório hospitalar de Análises Clínicas, até 2006, e de farmacêutica em farmácia comercial, até 2009, ambos na cidade de Caxias do Sul (RS). Iniciou seu trabalho como perfusionista, em 2010.

Realizou estágio prático de perfusão, no Instituto de Cardiologia de Porto Alegre. Fez curso de especialização em Circulação Extracorpórea, no Centro Brasileiro de Estudos Médicos (Cebramed), em 2013. Está finalizando o curso de pós-graduação em Circulação Extracorpórea e Suporte de Vida Avançado na ISEEC (Porto Alegre). É titulada como especialista em Circulação Extracorpórea, pela Associação Latino Americana de Circulação Extracorpórea.

Responsável pela elaboração e aprovação da Resolução CFF nº 624, de 16 de junho de 2016, que dispõe sobre as atribuições do farmacêutico na perfusão sanguínea, uso de recuperadora de sangue em cirurgias, oxigenação por membrana extracorpórea (ECMO) e dispositivos de assistência circulatória.
Dr. Marco Antônio Mota Gomes

» Dr. Marco Antônio Mota Gomes

Professor titular de Cardiologia do Centro Universitário Cesmac; investigador principal do Centro de Pesquisas Clínicas do Centro Universitário Cesmac/Hospital do Coração de Alagoas (SE).


Dr. Marco Antônio Stephano

» Dr. Marco Antônio Stephano

Graduado em Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); mestre em Farmacologia pela Universidade de Campinas (Unicamp); doutor em Tecnologia Bioquímico-Farmacêutica pela Universidade de São Paulo (USP).

Foi pesquisador científico V do Instituto Butantã, onde atuou como diretor de Garantia da Qualidade, no período de 2003 a 2007. Em 2007, passou a ser professor do departamento de Tecnologia Bioquímico-Farmacêutica da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP. Tendo como linha de pesquisa: a) cultivo celular; e b) síntese de proteína "cell free".

Na USP é responsável pelo Laboratório de Imunobiológicos e Biofármacos. Em 2008, tornou-se assessor ad hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp). Em 2009, passou a fazer parte do Comitê Técnico Temático de Produtos Biológicos da Farmacopeia Brasileira junto à Anvisa. Em 2012, foi membro do Institute of Medicine of The National Academies of Science, nos EUA. Em 2013, passou a ocupar a cadeira de n°. 17 da Academia Nacional de Farmácia. Em 2014, tornou se membro titular do CONCEA/MTCIC. Em 2016 recebeu bolsa de Produtividade do CNPQ.
Dr. Marco Augusto Cecchini

» Dr. Marco Augusto Cecchini

Formado pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP), desde 1979. Formado em Acupuntura Energética pelo CEATA-SP, em 2011. Fez curso Internacional de Acupuntura Japonesa na Escola Brasileira de Medicina Chinesa (EBRAMEC), em 2012. É especialista na Técnica de Yoshio Manaka 2014 e 2017. Prescritor dos produtos da Medicina Chinesa, em 2017.

Coordenador de ambulatório popular em Acupuntura, desde 2012, e membro da Comissão Assessora em Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa (MTC) do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP), desde 2012. Possui consultório particular desde 2015. É palestrante em Congressos e Seminários.
Dr. Marcos Kneip Fleury

» Dr. Marcos Kneip Fleury

Farmacêutico-Bioquímico com mestrado e doutorado em Genética Humana pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor associado de Hematologia da Faculdade de Farmácia da UFRJ.

Coordenador do Laboratório de Análises Clínicas da Faculdade de Farmácia (UFRJ), assessor científico do Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ-SBAC) e presidente da Comissão Científica de Congressos da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC).


Dra. Margaret Wing

» Dra. Margaret Wing

O trabalho de Margaret na farmácia tem evoluído constantemente desde que se formou pela Universidade de Alberta, no Canadá. Ela tem mais de 30 anos de experiência na área como farmacêutica, gerente regional de farmácia e proprietária de farmácia.

Atualmente, é presidente da Associação de Farmacêuticos de Alberta e trabalha em toda a província oferecendo liderança em importantes iniciativas que visam à melhoria da prática farmacêutica em Alberta. Sua última missão foi viajar até o Laos para trabalhar, voluntariamente, na Farmácia do Hospital para Crianças dos Amigos do Laos.
Dra. Maria Helena Braga

» Dra. Maria Helena Braga

Farmacêutica professora universitária na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); mestre e doutora em Saúde Coletiva pela UERJ, onde desenvolve atividades na graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão. Especialista em Processos de Mudança, em Análises Clínicas, em Planejamento Escolar e em Gestão de Hospitais Universitários Federais no SUS.

Coordenadora do curso de Farmácia em diferentes períodos e dos cursos de especialização em Análises Clínicas e em Gestão em Assistência Farmacêutica, no formato presencial e em EAD, em parceria com DAF/MS/OPAS/UFSC.

Desenvolve atividades vinculados às políticas ativadoras do Ministério da Saúde (MS) e do Ministério da Educação (MEC), e atividades da Organização Pan-americana de Saúde/OPAS, vinculados à profissão farmacêutica e profissões da área da saúde.

Coordena a comissão de residências multiprofissionais e em Áreas da Saúde (COREMU) do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU/UFJF). Membro da diretoria do Sindicato dos Farmacêuticos de Minas Gerais (Sinfarmig). Membro da diretoria da Escola Nacional de Farmacêuticos.
Dra. Maria Inez Pordeus Gadelha

» Dra. Maria Inez Pordeus Gadelha

Médica formada em 1974 pela Universidade Federal da Paraíba. Tem título de residência médica em Oncologia Clínica pelo Instituto Nacional de Câncer do Ministério da Saúde (INCA/MS); especialista em Educação para a Saúde pelo Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde Universidade Federal do Rio de Janeiro (NUTES/UFRJ); especialista MBA em Administração em Saúde pelo Instituto Coppead da UFRJ. Estagiou em Hematologia no Instituto Nacional de Cancerologia do México e cursou “A Universidade e a Formação do Pensamento Nacional”, na Escola Superior de Guerra.

Exerce, desde 2015, a função de diretora-substituta do Departamento de Atenção Hospitalar e de Urgência e de Diretora do Departamento de Atenção e Temática da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde. Como médica oncologista, integrou o corpo funcional do INCA/MS e do Hospital Naval Marcílio Dias - Centro Médico Naval do Rio de Janeiro/Ministério da Marinha.

À parte das atividades como professor-assistente de Clínica Médica e de Oncologia em universidades privadas, passou a dedicar-se exclusivamente ao serviço público, como médica assistente, tendo progressivamente migrado para a área de gestão, ao assumir funções como Gerente Interino do Pro-Onco/Campanha Nacional de Combate ao Câncer/MS, chefe da Divisão de Apoio e Acompanhamento de Serviços de Oncologia e chefe do Serviço de Apoio a Atividades Especializadas/Pro-Onco/INCA/MS, chefe de gabinete da Direção-Geral do INCA/MS, assessora técnica da Coordenação-Geral de Regulação e Avaliação/Departamento de Regulação, Avaliação e Controle/Secretaria de Atenção à Saúde/Ministério da Saúde, assessora técnica e coordenadora-geral de Média e Alta Complexidade Complexidade/Departamento de Atenção Especializada/SAS/MS, diretora do Departamento de Atenção Especializada e Temática e assessora técnica e diretora-substituta do Departamento de Atenção Hospitalar e de Urgência/SAS/MS.

Paralelalmente, foi membro da Câmara Técnica de Oncologia do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (CRM-RJ), do Comitê Consultivo de Bioética da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Infantil Boldrini/Campinas-SP e do Conselho Diretor. Editora e consultora da Revista Brasileira de Cancerologia/INCA/Ministério da Saúde, revista esta da qual continua consultora eventual.

Integrou, como membro titular, pela Secretaria de Atenção à Saúde, a Comissão de Incorporação de Tecnologias (CITEC) do Ministério da Saúde, de 2009 a 2011, e, em 2012, foi designada membro titular desta Secretaria para a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias do SUS (CONITEC), na qual continua a atuar.

Em 2012 foi também designada membro do Comitê Organizador do Fórum Nacional de Direito em Saúde, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), do Supremo Tribunal Federal (STF), do qual continua a fazer parte. Em 2013, foi designada representante da Secretaria de Atenção à Saúde no Comitê Executivo da Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (Rebrats), na Comissão Julgadora do Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS, em 2013; em 2014, na Comissão Permanente de Assuntos Internacionais de Saúde; e, em 2015, suplente nos  grupos de trabalho Interinstitucional (GTI-OPME) e Tripartite sobre Dispositivos Médicos Implantáveis OPME (GTT-DMI) e titular da Subcomissão Técnica de Avaliação de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) da CONITEC  a partir de 11 de fevereiro de 2015.

De 1975 a 2015, somou 463 participações em eventos, com trabalhos apresentados ou palestras proferidas; de 1980 a 2015, publicou 123 trabalhos; e, de 1987 a 2013, revisou 40 teses de mestrado ou doutorado, monografias, projetos e artigos.
Dra. Maria Lucilene Martins Santos

» Dra. Maria Lucilene Martins Santos

Índia Tremembé; agente indígena de Saúde pelo período de 11 anos; militante do Controle Social na Saúde Indígena e no Movimento Indígena.


Dra. Marianne Sardenberg Costa

» Dra. Marianne Sardenberg Costa

Bacharel em farmácia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialista em Farmácia Clínica, pelo Centro Universitário Una (BH). Membro do Centro de Estudos em Atenção Farmacêutica da UFMG. Farmacêutica clínica da Unimed-BH, responsável pela implantação e realização do serviço de gerenciamento da terapia medicamentosa (GTM), desde 2014.

Professora do curso de capacitação em Prescrição Farmacêutica do CRF-MG e da pós-graduação em Farmácia Clínica, das instituições Una e Pitágoras. Foi responsável técnica pelo Centro de Atenção Psicossocial em Lagoa Santa (MG) e colaboradora na reestruturação da assistência farmacêutica do Município, com implantação do serviço de GTM.

Participou de projeto de extensão, desenvolvendo o planejamento de um serviço de GTM na Atenção Primária à Saúde no SUS. Possui experiência em capacitação para o acompanhamento farmacoterapêutico de pacientes diabéticos, na Rede Farmácia de Minas, como membro do Grupo de Pesquisa em Farmacopepidemiologia da UFMG.
Dra. Marileia Scartezini

» Dra. Marileia Scartezini

Farmacêutica e Bioquímica, Mestre em Bioquímica e Doutora em Genética pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Marileia Scartezini também fez pós-doutorado na área de “Hipercolesterolemia familiar” na University College London, Reino Unido.

Marileia Scartezini é professora associada da Universidade Federal do Paraná e Consultora Científica em Dislipidemias.
Dr. Mario Borges Rosa

» Dr. Mario Borges Rosa

Presidente do Instituto para Práticas Seguras no Uso de Medicamentos (ISMP-Brasil). Mario Borges é, ainda, presidente da Rede Latinoamericana del Uso Seguro de Medicamentos e Representante do Brasil na International Medication Safety Network (IMSN) e membro do Comitê de Implantação do Programa Nacional de Segurança do Paciente e membro da Comissão Científica da Anvisa.

Ex-presidente da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde (SBRAFH), Borges é doutor e mestre pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e tem doutorado pela Sanduiche pela School of Pharmacy da University of London. Cursou Farmácia Clínica na Universidad de Chile e fez especialização em Farmácia Hospitalar pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Atua como farmacêutico da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG) e coordenador do Hospital Sentinela.

É Autor principal de 02 livros, 8 capítulos de livros e mais de 20 trabalhos em erros de medicação e líder de Grupo de Pesquisa em Farmacovigilância do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). Recebeu 13 prêmios e/ou homenagens. Participou como convidado em eventos científicos no Brasil e exterior. Tem experiência em Gerenciamento de Riscos, Farmácia e prevenção de erros de medicação.
Dr. Mario Jorge Sobreira da Silva

» Dr. Mario Jorge Sobreira da Silva

Farmacêutico especialista em Farmácia Hospitalar, Farmácia Clínica e em Terapia Nutricional Parenteral e Enteral; mestre e doutorando em Saúde Pública.

Atualmente é chefe da Divisão de Ensino Lato Sensu e Técnico do Instituto Nacional do Câncer (INCA); coordenador da Comissão de Residência Multiprofissional em Oncologia do INCA; e presidente da Sociedade Brasileira de Farmacêuticos em Oncologia (SOBRAFO).
Dra. Marta Maria de França Fonteles

» Dra. Marta Maria de França Fonteles

Graduada em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (UFC); mestre e doutora em Farmacologia pela UFC; com pós-doutorado em Farmácia Clínica, pela University of Auckland (NZ).
É professora titular da UFC, pesquisadora do CNPq, consultora ad hoc do Conselho Federal de Farmácia (CFF), e coordenadora didático-pedagógica geral da Residência Multiprofissional em Atenção Hospitalar à Saúde da UFC.

Desenvolve projetos na área de Assistência Farmacêutica, Farmácia Clinica, Farmácia Hospitalar e Educação Farmacêutica. Pertence à Associação Brasileira de Ciências Farmacêuticas (ABCF) e Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (SBFH).

É líder do Grupo de Pesquisa em Atenção Farmacêutica junto ao CNPq, coordenadora do Centro de Estudos em Atenção Farmacêutica, do Laboratório de Habilidades Clínicas e de Comunicação do curso de Farmácia, e do Laboratório de Pesquisa em Farmácia Clínica e Translacional, pertencentes à UFC.

Atualmente está coordenando o Fórum Cearense de Educadores em Farmácia Clínica.
Dra. Marysabel Pinto Telis Silveira

» Dra. Marysabel Pinto Telis Silveira

Graduada em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Católica de Pelotas e mestre em Saúde e Comportamento pela mesma universidade. É doutora em Medicina pelo Programa de Pós-Graduação em Medicina: Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e possui pós-doutorado em Epidemiologia pelo Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas. É especialista em Práticas em Ciências Fisiológicas pela FURG e em Farmácia Hospitalar pela Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (SBRAFH) e professora adjunta da de Farmacologia e Atenção na Universidade Federal de Pelotas.

Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Terapêutica, Farmacologia, Atenção Farmacêutica, Farmácia Hospitalar, Epidemioloiga e Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: antirretrovirais, HIV/Aids e terapêutica, adesão aos antirretrovirais, Uso Racional de Medicamentos, Acesso a medicamentos, Atenção Farmacêutica, Assistência Farmacêutica, Farmácia Clínica e Farmacoepidemiologia.
Dr. Mauricio Chiodini

» Dr. Mauricio Chiodini

Farmacêutico-Bioquímico formado pela PUC Campinas (SP); especialista em Análises Clínicas, pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC).

Diretor de laboratorio de Análises Clíncias. Diretor executivo de laboratorio de Analises Ambientais. Diretor de empresa de TI- Marketplace, especializada por segmento. Diretor do laboratorio associados do interior paulista (GIp Lab). Possui experiencia e é especialista em Gestão Administrativa, Recursos Humanos, Qualidade em Normas ISO 9001 e ISO 17.025, marketing e de processo.
Dr. Mauricio Dias Matos

» Dr. Mauricio Dias Matos

Graduado em Farmácia e pós-graduado em Farmácia Clínica com ênfase em Prescrição Farmacêutica. Coordenador Farmacêutico da rede A Nossa Drogaria, situada no Rio de Janeiro.

Implementou os Serviços Clínicos Farmacêuticos na rede baseados na RDC 44/09 da Anvisa; implementou o serviço de imunização em uma unidade da rede baseado na Lei Federal 13021/14 da Anvisa.

É membro do Grupo de trabalho de Coordenadores Farmacêuticos da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma).
Dr. Mauricio Turkiewicz

» Dr. Mauricio Turkiewicz

Farmacêutico Bioquímico, especialista em Farmacologia e em Citologia Clínica. Coordenador da Comissão de Análises Clínicas do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná (CRF-PR), membro do GT sobre Citologia do Conselho Federal de Farmácia (CFF). Presidente da Associação Paranaense de Farmacêuticos (Aspafar). Professor convidado na residência de Análises Clínicas da Universidade do Oeste do Paraná (Unioeste).


Dr. Mauro Silveira de Castro

» Dr. Mauro Silveira de Castro

Farmacêutico formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutor em Medicina: Ciências Médicas pela UFRGS. Professor da Faculdade de Farmácia da UFRGS. Coordenador do Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento em Atenção Farmacêutica. Coordenador do curso "Farmacêuticos na Atenção Básica/Primária em Saúde: Trabalhando em Rede". Ambulatório de Hipertensão do Serviço de Cardiologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.


Dra. Mayde Seadi Torriani

» Dra. Mayde Seadi Torriani

Mayde Seadi Torriani é farmacêutica em onco-hematologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), especializou-se em Farmácia Hospitalar pela Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (SBRAFH) e Administração Hospitalar pelo Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (IACHS/PUCRS).

Atualmente, é diretora financeira Sociedade Brasileira de Farmacêuticos em Oncologia (SOBRAFO), com gestão iniciada em 2013.
Dr. Micael Pereira Nobre

» Dr. Micael Pereira Nobre

Graduado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Fortaleza (Unifor), em 2003; especialista em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em 2013; especialista em Assistência Farmacêutica para Gerentes Municipais pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), em 2006, e especialista em Farmácia Hospitalar pela Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (SBFH), em 2007; mestrando em Gestão em Saúde pala Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Tem experiência na área de Assistência Farmacêutica Hospitalar (Farmácia Clínica), Gestão de Serviços em Saúde (Administração Hospitalar e Gestão Municipal de Saúde), Saúde Mental (Psicofarmacologia), Assistência Farmacêutica (Gestor Municipal), Farmácia Comunitária, Vigilância à Saúde (Vigilância Sanitária). É docente em graduação e pós-graduação (na área da Saúde e da Educação). Ex-secretário de Saúde de Barturité (CE) e, atualmente, é farmacêutico Gestor da Assistência Farmacêutica do município de Aracoiaba (CE) e Guaramiranga (CE).
Dr. Michel Van Wassenhoven

» Dr. Michel Van Wassenhoven

Formou-se médico em 1974 pela Universidade Católica de Louvan, e especializou-se em Clínica Geral e Homeopatia. Em 1986 fundou a Unio Homeopathica Bélgica e a ECH. Coordenou várias pesquisas e é o presidente do comitê belga de registro de produtos homeopáticos desde 2002.


Dra. Michele Elisa Weschenfelder Hervé

» Dra. Michele Elisa Weschenfelder Hervé

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 2006. É especialista em Gerenciamento dos Serviços de Enfermagem, pela UFRGS, desde 2009.

É enfermeira do Centro de Terapia Intensiva do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Preceptora da Residência Integrada Multiprofissional em Saúde, ênfase Adulto Crítico.
Dra. Michelle Silva Nunes

» Dra. Michelle Silva Nunes

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em 2010, e residência multiprofissional em Terapia Intensiva do Adulto no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL/UFRN), em 2013.

Atualmente é farmacêutica clínica da Maternidade Escola Januário Cicco, em Natal (RN); diretora executiva da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (SBFH) e Serviços de Saúde, entre 2016 e 2017; e presidente da Comissão de Farmácia Hospitalar do Conselho Federal de Farmácia do Estado do Rio Grande do Norte (CRF-RN).
Dra. Monica Maria Henrique dos Santos

» Dra. Monica Maria Henrique dos Santos

Doutora em Inovação Terapêutica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); mestre em Gestão em Assistência Farmacêutica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); especialista em Administração Hospitalar, MBA em Gestão de Hospitais e especialista em Farmácia Hospitalar pela UFRGS.

Tutora da Faculdade Pernambucana de Saúde e coordenadora da Assistência Farmacêutica do Real Hospital Português de Pernambuco.
Dra. Monica Soares Amaral Lenzi

» Dra. Monica Soares Amaral Lenzi

Farmacêutica formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); educadora em Diabetes, certificada pelo International Diabetes Federation (IDF); membro da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD); fundadora da Farmácia Doce Vida, especializada em Diabetes, na qual administrou até fevereiro de 2015. Empreendedora digital, palestrante e consultora.


Dra. Nayara Leal Ferreira Baldini

» Dra. Nayara Leal Ferreira Baldini

Farmacêutica Clínica e Industrial formada pela Universidade de Brasília (UnB). Especialista em Farmacologia e Vigilância Sanitária. Atua como farmacêutica no Ministério da Saúde (MS), na Secretaria Especial da Saúde Indígena (SESI/MS).


Dr. Niraldo Paulino

» Dr. Niraldo Paulino

Doutor em Farmacologia pela Universidade Federal de Santa Catarina e Maximilian Universität München (2005). Foi coordenador de curso de Farmácia na Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), entre 1996 e 2006, e do curso de Farmácia no Centro Universitário Barriga Verde (UNIBAVE), entre 2006 e 2010. Coordenou o Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento de Biomedicamentos, no Programa de Mestrado Profissional em Farmácia na Universidade Bandeirantes de São Paulo (UNIBAN), de 2006 a 2016.

É coordenador dos cursos de Especialização Medical Lex/ISEPE em Fitoterapia Clínica e Farmácia Clínica nas turmas MT, SP, SC (2012-atual) e assessor técnico-científico e diretor de negócios da Medical Lex Gestão de Informações e Cursos Ltda. Tem experiência na área de Farmacologia,
com ênfase em Farmacologia Bioquímica e Molecular de Plantas Medicinais. Atua principalmente nos temas: mecanismo de ação de plantas medicinais e produtos naturais, inflamação e seus mecanismos farmacodinâmicos.
Dr. Osnei Okumoto

» Dr. Osnei Okumoto

Farmacêutico-Bioquímico graduado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM); especialista em Gestão de Hemocentros, Biologia, Celular e Molecular; coordenador geral de laboratórios de saúde pública do Ministério da Saúde (MS); vice-presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Mato Grosso do Sul (CRF-MS); membro da Comissão de Legislação e Regulamentação do Conselho Federal de Farmácia (CFF).


Dr. Orozimbo Henriques Campos Neto

» Dr. Orozimbo Henriques Campos Neto

Doutor em Saúde Pública pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Orozimbo Henriques Campos Neto é mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 2012. Possui graduação em Farmácia com Habilitação em Análises Clínicas pela UFMG (2009).

É pesquisador colaborador do Grupo de Pesquisa em Economia da Saúde (GPES/UFMG) e diretor de Atenção e Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Pedro Leopoldo-MG. Professor de Ensino Superior em Farmácia na Faculdade Ciências da Vida em Sete Lagoas (MG).
Dr. Pablicio Nobre Gonçalves

» Dr. Pablicio Nobre Gonçalves

Gerente de Projetos Estratégicos e Mercado do Grupo AMO; vice-presidente da Sociedade Brasileira de Farmacêuticos em Oncologia (Sobrafo); diretor da Oncoprest.


Dra. Patricia Melo Aguiar

» Dra. Patricia Melo Aguiar

Graduada em Farmácia (2008) e mestre em Ciências Farmacêuticas (2010) pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Fármaco e Medicamentos da Universidade de São Paulo (USP), desde 2014.

Atuou como professora temporária no curso de Farmácia UFS, de 2008 a 2009; foi tutora no curso de Especialização em Gestão da Assistência Farmacêutica, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), de 2012 a 2015. Coordenou a Equipe USP, além de ser produtora de conteúdo e revisora técnica do Formulário Terapêutico Nacional, de 2015 a 2017.

Atualmente é pós-doutoranda e professora contratada do Departamento de Farmácia da Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência em Serviços Farmacêuticos Clínicos, Saúde Baseada em Evidências (revisão sistemática, metanálise, overview), Doenças Cardiovasculares, Oncologia e Cuidado ao Idoso.


Dra. Patricia Helena Lucas Pranke

» Dra. Patricia Helena Lucas Pranke

Professora e chefe do Laboratório de Hematologia e Células-tronco da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul(UFRGS) e da pós-graduação em Fisiologia. Farmacêutica Bioquímica pela UFSM, possui mestrado pela Unicamp e doutorado em Genética e Biologia Molecular, pela UFRGS, e no Laboratório de Células-Tronco, no New York Blood Center, Nova York, Estados Unidos. Realizou pós-doutorado em Marburg, Alemanha, na área de nanotecnologia para engenharia de tecidos e medicina regenerativa.

Fundadora do Instituto de Pesquisa de Células-tronco, foi uma das duas pesquisadoras a assessorar o senado e congresso nacional na elaboração da lei que aprovou pesquisas com células-tronco embrionárias humanas.

Patricia Helena Lucas Pranke é membro do International Stem Cell Banking Initiative, do conselho do TERMIS-AM (Sociedade Internacional de Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa) e do conselho da SLABO (Sociedade Latino Americana de Biomateriais, Órgãos Artificiais e Engenharia de Tecidos).

Possui mais de 10 prêmios, mais de 70 artigos e 7 patentes. É orientadora de mestrados, doutorados e pós-doutorados. Trabalha na área de células-tronco e nanotecnologia focado em medicina regenerativa, engenharia de tecidos e órgãos artificiais.


Dr. Patrick Luis Cruz de Sousa

» Dr. Patrick Luis Cruz de Sousa

Graduado em Farmácia e Mestre em ciências farmacêuticas pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e doutorando em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Atua como farmacêutico da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará e é farmacêutico clínico e professor universitário de graduação e pós-graduação.


Dra. Paula Renata Aparecida Nigro Rivera Carazzatto

» Dra. Paula Renata Aparecida Nigro Rivera Carazzatto

Proprietária da Pharmácia Specífica, em Bauru (SP). Ministrante do curso de Terapêutica Tópica em Dermatologia e Cosmética Dermatológica para médicos residentes do Instituto Lauro de Souza Lima, em Bauru, desde 1984. Ministrante de cursos do Instituto Racine, desde 1996.


Dra. Paula Santana Lunardi

» Dra. Paula Santana Lunardi

Formada em Biomedicina (2008), mestre em Neurociências (2010) e doutora em Bioquímica (2014), todos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Grande parte de sua bagagem científica se concentra nas áreas de Neurociências e Farmacologia. Nos últimos anos, tem trabalhado em pesquisas sobre os mecanismos de memória por trás do esquecimento fisiológico.

Atualmente, trabalha no departamento de Patologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) como pós-doutoranda vinculada ao programa de bolsa Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES).
Dr. Paulo Cesar Varanda

» Dr. Paulo Cesar Varanda

Farmacêutico e Bioquímico especialista em Acupuntura e Medicina Chinesa, coordenador da Comissão de Acupuntura e Medicina Chinesa do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Presidente da Sociedade Brasileira de Farmacêuticos Acupunturistas (SOBRAFA), pesquisador CNPq-USP, coordenador de Educação Continuada de Prescrição em Medicina Chinesa na China.


Dr. Paulo Roberto Hatschbach

» Dr. Paulo Roberto Hatschbach

Farmacêutico-Bioquimico graduado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM/PR), em 1982. Especialista em Análises Clínicas e em Vigilancia em saúde, foi diretor do laboratorio Prolab, de 1990 a 2009. Foi presidente da SBAC/PR, nos biênios 2009-2010 e 2011-2012. Foi presidente do Congresso Brasileiro de Análises Clínicas, em junho de 2011, realizado em Curitiba. Trabalha no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), desde 1990 e, em janeiro de 2011, assumiu a direção geral do Hemepar.


Dr. Paulo Sérgio Dourado Arrais

» Dr. Paulo Sérgio Dourado Arrais

Professor e vice coordenador do curso de Farmácia da Universidade Federal do Ceará (UFC); especialista em Ativadores do Processo de Mudança do Ensino Superior pela FIOCRUZ; mestre em Farmacoepidemiologia pela Universitat Autonoma de Barcelona (UAB/Espanha); e doutor em Saúde Pública pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Membro da diretoria colegiada da Associação Brasileira de Educação Farmacêutica (ABEF).
Dr. Pedro Paulo Dias Junior

» Dr. Pedro Paulo Dias Junior

Farmacêutico, mestre em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Master Coach pela Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC); professor de pós-graduação em instituições de ensino brasileiras; consultor de empresas, com atuação na área de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) e criação de soluções empresariais.

Gerador de conteúdos para revistas de circulação nacional; possui grande experiência no varejo, com atuação no desenvolvimento de milhares de farmacêuticos de todo Brasil.

Membro efetivo da Association for Talent Development (ATD), da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (SBRAFH) e da Sociedade Brasileira de Farmácia Clínica (SBFFC).
Dra. Priscila Nogueira Camacho Dejuste

» Dra. Priscila Nogueira Camacho Dejuste

Graduada em Farmácia, em 1998, pela Universidade de Marília (Unimar), Priscila Dejuste tem pós-graduação em Farmacologia e formação em “coach” (treinamento). Foi proprietária e responsável técnica de uma farmácia de manipulação e gerente de uma distribuidora de produtos farmacêuticos. Hoje, atua na representação das multinacionais Sundown Vitaminas e Humco.

Tem participado de cargos na diretoria da Associação Farmacêutica de Marília e Região (Alfarma). Foi, ainda, conselheira municipal de Entorpecentes do mesmo Município, vice-coordenadora da Seccional de Marília do Conselho Regional de Farmácia de São Paulo, coordenadora do Grupo de Fracionamento do órgão e conselheira regional de Farmácia do Estado pelo terceiro mandato.

Desde 2008, atua na área de Suplementos Alimentares.


Dr. Rafael de Castro Ferreira

» Dr. Rafael de Castro Ferreira

Farmacêutico especializado em Estética pelo IMezzo; pós-graduado com MBA em Marketing pela UniNove; MBA em Cosmetologia pelo IPUPO Educacional; pós-graduado em Farmácia Estética pelo Instituto Izolani de Pesquisa e Educação (Inipe); especialista em Cosmético Green na B&T da Itália; mestre em Ciências da Saúde e doutorando em Medicina Celular e Molecular pela Faculdade de Medicina do ABC (FMABC).

Pesquisador convidado das empresas Mezzo, Fismatek, DMC, MagEstética e HTM. Chefe da equipe clínica da clínica Rafael Ferreira. Fundador da Dermablue Cursos e Capacitações.
Dr. Rafael Martins de Morais

» Dr. Rafael Martins de Morais

Farmacêutico formado pela Universidade de Brasília (UnB); mestre em Ciências Médicas pela UnB; atua com manipulação de Radiofármacos.


Dr. Rafael Mota Pinheiro

» Dr. Rafael Mota Pinheiro

Farmacêutico formado na Universidade Estadual de Londrina (UEL), em 1997; mestre em Farmacologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (IFSC) e doutor em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 2007.

Professor de Farmacologia Clínica, entre 2001 e 2009, na Universidade Regional de Blumenau (FURB). Desde 2010, exerce o cargo de professor adjunto de Assistência Farmacêutica da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (UnB).

Tem experiência com Seleção de Medicamentos na Gestão da Assistência Farmacêutica na Atenção Básica e Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica em Hospital de Ensino. Em 2015, coordenou a Comissão de Residência Multidisciplinar (Coremu) do Hospital Universitário de Brasília (HUB/Ebserh).

Atualmente é coordenador pedagógico do Programa da Farmácia na Residência Multiprofissional em Saúde da UnB – em Especialidade Clínica: Cardiopulmonar.
Dr. Rafael Santos Santana

» Dr. Rafael Santos Santana

Farmacêutico pela Universidade Federal de Sergipe (UFS); doutor em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Brasília (UnB); possui aperfeiçoamento em Farmácia Clínica pela Universidade do Chile; MBA em Gestão Hospitalar; especialização em Gestão da Assistência Farmacêutica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); mestrado em Ciências Farmacêuticas pela UFS.

Já desenvolveu atividades na área de Bioquímica, Assistência Farmacêutica e Uso Racional de Medicamentos (URM). Foi gerente de Assistência Farmacêutica da Rede Hospitalar de Sergipe e, atualmente, desenvolve atividades de consultoria junto ao Ministério da Saúde (MS), em atividades relacionadas ao Planejamento e Qualificação da Assistência Farmacêutica, Gestão da Relação Nacional de Medicamentos, Promoção do Acesso e Uso Racional de Medicamentos, Análise de Iniquidades em Saúde e de Políticas Farmacêuticas com foco em Doenças Relacionadas a Pobreza.
Dr. Ralph Santos-Oliveira

» Dr. Ralph Santos-Oliveira

Graduado em Farmácia Industrial pela Universidade Federal Fluminense (UFF); mestre em Tecnologias Energéticas e Nucleares pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); doutor em Biotecnologia pela Renorbio.

Membro da Comissão Permante de Radiofarmácia do Conselho Federal de Farmácia (CFF); membro da Câmara Técnico Temática de Radiofarmácia da Farmacopéia Brasileira; membro da Câmara Técnica de Radiofarmácia do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Rio de Janeiro (CRF-RJ); presidente da Associação Brasileira de Radiofarmacia (ABRF).

Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Radiofarmácia, atuando principalmente nos temas Nanorradiofarmácia, Desenvolvimento de Novos Radiofármacos e Farmacovigilância de Radiofármacos.
Dra. Regina Maria Gonçalves Dias

» Dra. Regina Maria Gonçalves Dias

Médica com especialização em Medicina de Família e Comunidade pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) e titulação pela SBMFC (RQE 17.420); especialização em Homeopatia pela Sociedade de Homeopatia do Estado do Rio de Janeiro (SOHERJ) e titulação pelo Conselho Federal de Medicina (CFM-RQE 21.086); especialista em Ativação dos Processos de Mudanças na Formação Superior de Profissionais de Saúde (FIOCRUZ-ENSP); doutoranda do curso de pós-graduação em Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP).

Tutora do Curso de Desenvolvimento de Competência Pedagógica para a Prática da Preceptoria pela Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM); coordenadora do Apoio Matricial em Pré-natal na Atenção Primária de Foz do Iguaçu (PR); professora em Saúde da Família no curso de Medicina da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).

Professora e preceptora da Residência Multiprofissional em Saúde da Família da UNILA; supervisora do Programa Mais Médicos em Foz do Iguaçu (PR); membro da Comissão Saúde Materno e Infantil do GT Itaipu Saúde; colaboradora do Comitê de Prevenção da Mortalidade Materna, Infantil e Fetal do município de Foz do Iguaçu (PR).
Dra. Renane Bernardes Ferreira do Amaral Rodrigues

» Dra. Renane Bernardes Ferreira do Amaral Rodrigues

Bacharel em Farmácia pela Estácio (UNESA-RJ), em 2005; é membro do Grupo de Trabalho Farma da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma); supervisora farmacêutica da Drogaria Venâncio, responsável pelo setor regulatório, contratação, treinamento e desenvolvimento dos farmacêuticos, vistorias na rede e implementação do Programa de Atenção Farmacêutica +Saúde.


Dra. Renata de Morais Souza

» Dra. Renata de Morais Souza

Farmacêutica especialista em vigilância sanitária e em regulação, está na Gerência de Produtos Controlados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária desde 2005. Em 2012, tornou-se gerente de produtos controlados da Anvisa.

Renata de Morais Souza é membro do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas – CONAD e membro do Grupo Ad Hoc de Psicotrópicos e Entorpecentes do Mercosul. Também é coordenadora do Grupo de Trabalho instituído pela Portaria n° 898, de 6 de agosto de 2015, no âmbito da Anvisa, para otimizar a forma de classificação e controle das substâncias controladas da Portaria SVS/MS nº 344/98.
Dr. Renato Luís Dresch

» Dr. Renato Luís Dresch

Bacharel em Direito; especialista em Processo Civil; especialista em Direito Sanitário; mestre em Direito Público.

Desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG); membro do Comitê Executivo Nacional da Saúde do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); coordenador do Comitê da Saúde de Minas Gerais; e representante do TJMG para as questões atinentes à Judicialização da Saúde.
Dr. Roberto Canquerini

» Dr. Roberto Canquerini

Graduado em Farmácia, pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), desde 2002; possui MBA em Gestão de Empresas, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), desde 2004; concluiu o mestrado em Biociências e Reabilitação pelo Centro Universitário Metodista (IPA), em 2017.

Atuou por 15 anos em farmácias e drogarias, de 1996 a 2011. Foi diretor do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre (Sindilojas) e da Associação Comercial de Porto Alegre, de 2003 a 2010. Avaliador e Examinador do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP), de 2002 a 2006.

Foi coordenador de pós-Graduação do Centro Educacional São Camilo de Porto Alegre (RS), de 2014 a 2015. Diretor de Whatever do Clube da Serotonina. Consultor de empresas/palestrante. Coordenador de extensão do Verbo Educacional de Porto Alegre (RS). Professor convidado em diversos cursos de pós-graduação.

Foi secretário-geral (2012/2013) e presidente (2014/2015), do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Rio Grande do Sul (CRF-RS). É vice-presidente do CRF-RS, para o mandato de 2016 a 2017.
Dr. Roberto Márcio Vieira

» Dr. Roberto Márcio Vieira

Técnico em Função Pulmonar pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT); participante em congressos e seminários como palestrante e ministrante de cursos; coparticipante em teses de doutorado e mestrado.


Dr. Rodrigo Silveira Pinto

» Dr. Rodrigo Silveira Pinto

Farmacêutico-Bioquímico formado na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP); pós-graduado em Gestão da Assistência Farmacêutica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e mestrado acadêmico por meio do Programa de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UFRGS, onde pesquisa a participação da comunidade na saúde.

Atua na coordenação e docência do curso Farmacêuticos na Atenção Básica/Primária à Saúde (APS): Trabalhando em Rede. Responsável pelo programa +Farmacêutico Clínico do Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul (CRF-RS). Neste Conselho é membro do Grupo Técnico de Apoio aos municípios, prestando consultoria em Assistência Farmacêutica e é o presidente da Comissão de Farmácia Clínica. Membro do Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento (GPD) em Atenção Farmacêutica.

Realiza seguimento farmacoterapêutico de pacientes hipertensos de difícil controle no Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
Dra. Romilda Almeida dos Santos

» Dra. Romilda Almeida dos Santos

Profissional com larga experiência na Gestão de Saúde, nos segmentos de Varejo de Medicamentos, Operadora de Saúde, Diagnósticos Laboratoriais e Imagens e Medicina Assistencial e Ocupacional, tendo atuado sempre em empresas de grande porte.


Dra. Rosana Mastellaro

» Dra. Rosana Mastellaro

É diretora de Assuntos Regulatórios do Sindusfarma, farmacêutica, graduada pela Faculdade de Farmácia Oswaldo Cruz (FOC), com especialização em gestão de projetos pela Fundação Getúlio Vargas. Atuou por 17 anos em diferentes segmentos da indústria farmacêutica nas áreas de Treinamento, Garantia de Qualidade, Atendimento ao Consumidor, Assuntos Regulatórios e como Responsável Técnica. Possui especialização em Homeopatia e Cosmetologia.

Atualmente é responsável pela divulgação e orientação aos associados da regulamentação sanitária aplicável ao Registro de Medicamentos, Farmacovigilância, Pesquisa Clínica e Comércio Exterior, além da coordenar grupos de trabalho para discussão de consultas públicas e elaboração de propostas para a ANVISA/MS. Coordena encontros técnicos com órgãos reguladores e seminários para o aperfeiçoamento dos profissionais que trabalham nas empresas associadas.


Dra. Rosangela Gomes Benevides

» Dra. Rosangela Gomes Benevides

Veterinária, formada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); epidemiologista, formada pelo Programa de Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (EpiSUS); especialista em Saúde Pública pelo Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães (CPqAM/Fiocruz).

Servidora da Anvisa, ocupando o cargo de Especialista em Regulação Sanitária; coordenadora do Comitê de Implementação do Programa Nacional de Segurança do Paciente (CIPNSP); e coordenadora da Coordenação de Programas Estratégicos do SUS (Copes/Anvisa).
Dr. Salomão Georges Barros Kahwage

» Dr. Salomão Georges Barros Kahwage

Farmacêutico-Bioquímico formado pelo Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA). Especialista em Atenção Farmacêutica pelo CESUPA e em Vigilância Sanitária pelo Instituto Racine. Capacitado em Gestão de Farmácias e Drogarias pela Universidade Gama Filho (UGF) e em Farmacologia Clínica pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão (IBPEX). Mestrando em Gestão de Empresas pelo Instituto de Educação Superior Latino Americano (IESLA).

Gerente técnico regulatório do grupo Extrafarma, de 2001 a 2011; gerente regulatório e diretor executivo do grupo Big Bem, de 2011 a 2016; professor no Centro Universitário do Pará (CESUPA), de 2009 a 2012; professor na Escola Superior da Amazônia (ESAMAZ), de 2014 a 2016; professor do Sistema FIBRA, de 2014 até a presente data.

Recebeu a Comenda do Mérito Farmacêutico, do Conselho Federal de Farmácia (CFF); é membro da Comissão de Farmácia Comunitária do CFF (CONFAR); presidente Sociedade Brasileira de Farmacêuticos e Farmácias Comunitárias do Estado do Pará (SBFFC-PA) e vice-presidente da SBFFC; diretor e sócio proprietário da empresa Status Consultoria e Treinamento em Saúde. Consultor e executivo do mercado farmacêutico.


Dr. Sergio Mena Barreto

» Dr. Sergio Mena Barreto

Sergio Mena Barreto é considerado um dos mais importantes especialistas brasileiros em varejo farmacêutico mundial. Exercendo há 17 anos o cargo de presidente-executivo da principal entidade empresarial de farmácias no País, a Associação Brasileira das Redes de Farmácias e Drogarias (ABRAFARMA), tem acumulado, ao longo dos anos, ampla experiência nacional e internacional neste segmento.

Formado em Administração de Empresas, tem conduzido Missões Técnicas Internacionais ao redor do mundo e ministrado palestras em inúmeros países acerca da varejo farmacêutico no Brasil.

Nos últimos anos, atua em conjunto com importantes entidades brasileiras, como o Conselho Federal de Farmácia e a Câmara Brasileira de Produto Farmacêuticos (CBFARMA), e tem sido protagonista do movimento que pretende elevar a farmácia e a profissão farmacêutica como elementos chave na nova face da saúde brasileira.

Sergio Mena Barreto também é escritor. Lançou dois livros: Zona de Coragem, 2008; e Top Five, 2013 - sobre gestão empresarial. Atualmente, está trabalhando em três 03 manuscritos.
Dra. Silvana Nair leite Contezini

» Dra. Silvana Nair leite Contezini

Farmacêutica, doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP), com pós-doutorado em Educação Farmacêutica na Division of Pharmacy Policy and Practice da University of Nottingham (Inglaterra).

Atualmente é professora e pesquisadora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e orientadora nos programas de pós-graduação (PPG) em Ciências Farmacêuticas da Universidade de Brasília (UnB) e no PPG em Assistência Farmacêutica em Rede.

Membro do grupo de pesquisa em Políticas e Serviços Farmacêuticos; coordenadora geral da Escola Nacional dos Farmacêuticos; dirigente da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar); conselheira federal suplente pelo estado de Santa Catarina; membro do Comitê Executivo da Social and Administrative Pharmacy Section da Federação Internacional de Farmacêuticos (FIP).
Dra. Simone de Araújo Medina Mendonça

» Dra. Simone de Araújo Medina Mendonça

Graduada em Farmácia pela Universidade Federal de Ouro Preto, mestre em Ciências Farmacêuticas e doutora em Medicamentos e Assistência Farmacêutica, ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atuou como docente na área de atenção farmacêutica nas graduações em Farmácia da Universidade Federal de São João Del-Rei, do Centro Universitário Newton Paiva e da Faculdade Pitágoras.

Tem experiência profissional em serviços clínicos baseados em atenção farmacêutica inseridos em hospital-dia para atendimento a pacientes com HIV/Aids, em clínica-escola multiprofissional, em farmácia-escola e na atenção primária à saúde por meio de integração ensino-serviço-comunidade.

Atualmente, é professora adjunta no Departamento de Farmácia da Universidade Federal de Juiz de Fora, campus Governador Valadares. Atua principalmente nos seguintes temas: atenção farmacêutica, atenção primária à saúde, formação de profissionais de saúde, pesquisa qualitativa.
Dra. Simone Ribas

» Dra. Simone Ribas

Farmacêutica sanitarista, formada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), com especialização em Gestão em Vigilância Sanitária pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz, e em Gestão da Saúde e Apoio Institucional pela Universidade de Campinas (Unicamp).

Trabalha na Vigilância Sanitária do município de Curitiba, desde 2001. Atuou na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), no período de 2006 a 2013, onde participou do Grupo de Trabalho Temático (GTT) de Medicamentos, responsável pela implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos para os resíduos de medicamentos.


Dra. Solange Parecida Petilo de Carvalho Bricol

» Dra. Solange Parecida Petilo de Carvalho Bricol

Especialista em Cuidados Paliativos pelo Pallium Latinoamerica; doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Docente da Universidade Mackenzie; coordenadora da Farmácia Clínica do serviço de Clínica Geral do Hospital das Clínicas da USP (HC-FMUSP).


Dra. Susana Salvador Cabral Gasparri

» Dra. Susana Salvador Cabral Gasparri

Farmacêutica, graduada em 2000, pós-graduada em Acupuntura e Fitoterapia pela Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo (Facis/SP). Tem especialização em Saúde Pública e Farmácia Estética (Faculdade Unyleya/RJ). Formação em Reiki I, II e III. Possui especialização em Gestão Empresarial pela PUC/RS. É mestre em Diagnóstico Genético e Molecular pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA/RS).

Membro da Comissão de Práticas Integrativas e Complementares (PICs) do Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul (CRF-RS), nas gestões de 2014 a 2015 e de 2016 a 2017. Também foi membro da Comissão de Saúde Pública do CRF/RS, na gestão de 2014 a 2015.

Ganhadora do Prêmio Sergio Lamb 2017, pelo CRF-RS, na categoria Inovação na Prática Clínica. Consultora da Secretaria da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, seguindo as diretrizes da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do SUS.
Dra. Tânia Azevedo Anacleto

» Dra. Tânia Azevedo Anacleto

Farmacêutica, especialista em Saúde Pública e mestre em Ciências Farmacêuticas, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Fundadora, ex vice-presidente e, atualmente, integrante do Conselho Científico do Instituto de Práticas Seguras no Uso de Medicamentos (ISMP Brasil). Fundadora e coordenadora da Red Latinoamericana para el Uso Seguro de Medicamentos (Red-Lusm). Representante do Brasil no The International Medication Safety Network (IMSN).

Possui experiência de 20 anos em Farmácia Hospitalar; 6 anos como coordenadora da assistência farmacêutica da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG). Atualmente, trabalha no Serviço de Prevenção e Assistência a Pacientes Vivendo com HIV/AIDS.
Dr. Tatiane Cristina Marques

» Dr. Tarcísio José Palhano

Farmacêutico-bioquímico, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em 1977. Especialista em Farmácia Clínica, pela Universidad de Chile, tendo realizado estágios em farmácias hospitalares de diversos hospitais da França. Professor-adjunto aposentado das disciplinas Farmácia Clínica, Farmacologia Aplicada, Estágio Supervisionado Farmacêutico e Deontologia e Legislação Farmacêutica, no curso de Farmácia, da mesma universidade (1978-2012).

Implantou o 1º Serviço de Farmácia Clínica e o 1º Centro de Informação sobre Medicamentos (CIM) do Brasil, no Hospital das Clínicas, atual Hospital Universitário Onofre Lopes, em Natal/RN, em 1979. Foi consultor de várias instituições de saúde do Brasil e integrante de muitas comissões nacionais, na área farmacêutica.

Coautor de várias publicações do Ministério da Saúde (MS), da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e do Conselho Federal de Farmácia (CFF), sobre Farmácia Hospitalar e Farmácia Clínica. Revisor técnico e tradutor de importantes publicações do CFF. Prefaciador de vários livros. Tem experiência em diferentes áreas de atuação farmacêutica, com ênfase em Farmácia Clínica, Reações Adversas a Medicamentos, Aconselhamento ao Paciente e Farmácia Hospitalar.

Assessor da Presidência do Conselho Federal de Farmácia (CFF), desde 2004. Coordenador técnico-científico do Centro Brasileiro de Informação sobre Medicamentos (Cebrim/CFF). Representante do Brasil no Grupo Consultivo do

Programa Internacional de Serviços da Acreditation Council for Pharmacy Education (ACPE) – Conselho de Acreditação para Educação Farmacêutica –, com sede em Chicago, Illinois/USA. Acadêmico Titular da Academia Nacional de Farmácia/Academia Brasileira de Ciências Farmacêuticas, ocupando a Cadeira nº54. Recebeu 46 homenagens/prêmios/títulos honoríficos.
Dra. Tatiane Cristina Marques

» Dra. Tatiane Cristina Marques

Graduada em Farmácia Bioquímica pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas (UNESP), em 2002, mestre pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (USP), em  2008, doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe (2015) e pós-doutora junto ao programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal de Sergipe (2016).

Desde 2011 integra o Laboratório de Ensino e Pesquisa em Farmácia Social (LEPFS/UFS), desenvolvendo projetos de implementação de serviços clínicos farmacêuticos. Durante o doutorado liderou a implementação do Serviço de Cuidados Farmacêuticos do HU/UFS, onde realizou a pesquisa sobre "Indicadores de estrutura e processo de um serviço de revisão da farmacoterapia em ambulatório". Desenvolve atividades de ensino e pesquisa principalmente nos temas: Farmácia Hospitalar e Clínica, Serviços Farmacêuticos Clínicos, Assistência Farmacêutica, Indicadores de Qualidade e Segurança do Paciente.
Dra. Thais Piazza de Melo

» Dra. Thais Piazza de Melo

Farmacêutica formada pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); especialista em Farmácia Clínica Hospitalar pela Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF); especialista em Residência Multiprofissional em Saúde com ênfase em Clínica Médica pelo Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ), e mestre pelo Programa de Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Atualmente é professora substituta assistente ‘A’ do Departamento de Farmácia e Administração Farmacêutica da Universidade Federal Fluminense (UFF), atuando na graduação em Farmácia e na residência em Farmácia Hospitalar. Possui experiência no campo teórico-prático nas seguintes áreas: Assistência Farmacêutica, Farmácia Clínica, Farmacoepidemiologia e Saúde Baseada em Evidências.
Dra. Thais Teles de Souza

» Dra. Thais Teles de Souza

Graduada em Farmácia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), em 2010, concluiu o mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 2013, e doutorado em Ciências Farmacêuticas, pela mesma universidade, em 2017. Foi também apoiadora em Cuidados Farmacêuticos pelo Ministério da Saúde, entre 2014 e 2016.

Atualmente, é professora de Atenção Farmacêutica da Universidade Federal do Paraná, consultora ad hoc do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e professora de pós-graduação do Instituto Brasil de Pós-graduação e Assessoria (IBRAS), Equilibra e Master. Atua desenvolvendo atividades nas áreas de Farmácia Clínica, Cuidados Farmacêuticos, Atenção Farmacêutica e Avaliação de Tecnologias em Saúde.
Dra. Valéria Maria de Souza Antunes

» Dra. Valéria Maria de Souza Antunes

Farmacêutica formada pela Faculdade Oswaldo Cruz. Docente do curso de Farmácia da Universidade Anhembi Morumbi. Palestrante em pós-graduação na área de Estética e Cosmetologia no Brasil e no exterior (Chile e Honduras).

Autora da série Ativos Dermatológicos, do Formulário Ativos Dermatológicos, A Farmacologia do Suplemento. Vice-presidente do Instituto de Osmologia e Óleos Essenciais (IOOE). Integrante da Cosm Éticos.org. Diretora científica da consultoria Valéria Antunes – Research & Development for Cosmetics.
Dra. Valéria Santos Bezerra

» Dra. Valéria Santos Bezerra

Graduada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), residência em Planejamento e Gestão de Serviços Farmacêuticos pela Secretaria de Estado de Saúde de Pernambuco (SES/PE). Possui especialização em Farmacologia Clínica pelo IBPEX; MBA em Gestão em Saúde e Controle de Infecção; especialização em Farmácia Hospitalar e Clínica pela Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde (Sbrafh); professora convidada do MBA em Gestão em Saúde e Controle de Infecção; vice-diretora executiva da Sbrafh.

Atualmente é superintendente de Suprimentos do Hospital da Restauração, em Recife-PE.


Dr. Valério Monteiro Neto

» Dr. Valério Monteiro Neto

Possui graduação em Farmácia-Bioquímica pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em 1988; doutorado em Ciências (Biologia da Relação Patógeno-Hospedeiro) pela Universidade de São Paulo (USP), em 2000; e pós-doutorado em Microbiologia pela University of Arizona (EUA).

Atualmente é professor titular na Universidade Ceuma e professor adjunto na UFMA. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Médica, atuando principalmente nos seguintes temas: Patogenicidade Bacteriana e Bioprospecção de Produtos Naturais com Atividade Antimicrobiana. É orientador em nível de mestrado e doutorado. Foi bolsista de produtividade em pesquisa da Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão (FAPEMA), de 2012 a 2016.
Dra. Vanusa Barbosa Pinto

» Dra. Vanusa Barbosa Pinto

Farmacêutica Bioquímica Pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), especialista em Farmácia Hospitalar e Clínica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) e mestranda em Gestão da Competitividade em Saúde pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Diretora da Divisão de Farmácia do Instituto Central do Hospital das Clínicas (ICHC).


Dr. Varley Dias Sousa

» Dr. Varley Dias Sousa

Graduado em Farmácia pela Universidade Federal de Alfenas (Unifal), em 2003; especialista em Saúde Internacional pela Universidade de São Paulo (USP), em 2006; e em Vigilância Sanitária pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em 2008; em 2013, concluiu o mestrado em Bioética e Saúde Pública pela Universidade de Brasília (UnB); e, em 2017, concluiu o doutorado em Ciências Farmacêuticas pela mesma instituição.

Desde abril de 2016, atua como consultor da Organização Mundial da Saúde (OMS), no Comitê de Especificações e Preparações Farmacêuticas, sendo membro desde agosto de 2016. Desde setembro de 2015, é coordenador da Farmacopeia Brasileira (Cofar) e membro da Comissão da Farmacopeia Brasileira, assumindo a presidência da Comissão em setembro de 2016. Em julho de 2017, assumiu a Gerencia Geral de Medicamentos e Produtos Biológicos.
Dra. Vera Lúcia Garcia

» Dra. Vera Lúcia Garcia

Fonoaudióloga, doutora em Distúrbios da Comunição Humana - Campo Fonoaudiológico. Docente do Programa Faimer Brasil.


Dr. Vicente Corrêa Júnior

» Dr. Vicente Corrêa Júnior

Médico formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 1992; especialista em Medicina Interna pelo Hospital Nossa Senhora da Conceição, em 1994; mestre em Cardiologia pela UFRGS, em 2011; doutor em Cardiologia pela UFRGS, em 2017.

Acompanha o Ambulatório de Hipertensão do Hospital de Clínicas desde 2006.
Dr. Vinicius Augusto Moura

» Dr. Vinicius Augusto Moura

Bacharel em Direito pela PUC/PR; tecnólogo em Controle de Obras pela Faculdade das Indústrias do SENAI/PR; pregoeiro formado pela Escola de Administração Fazendária do Ministério da Fazenda (ESAF); especialista em Gestão de Compras e Contratos Públicos.

Contemplado por dois anos consecutivos com o Prêmio de Melhores Práticas em Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos no Congresso Brasileiro de Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos, nos anos de 2013 e 2014.

Atualmente é coordenador geral de assuntos regulatório do Departamento do Complexo Industrial e Inovação em Saúde da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (MS).
Dra. Walleri Christini Torelli Reis

» Dra. Walleri Christini Torelli Reis

Formada em Farmácia, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL/PR); especialista em Atenção Hospitalar e Farmácia Clínica, pelo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR); mestre e doutora em Ciência Farmacêuticas, pela UFPR.

Atualmente, é professora da disciplina Farmácia Hospitalar da mesma universidade; tutora do Ambulatório de Atenção Farmacêutica do Hospital das Clínicas da UFPR e consultora ad hoc do Conselho Federal de Farmácia (CFF). Desenvolve pesquisas na área de Farmácia Clínica, Avaliação de Tecnologias de Saúde e Fontes de Informação sobre Medicamentos.
Dr. Walter da Silva Jorge João

» Dr. Walter da Silva Jorge João

Graduado em Farmácia Bioquímica pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e mestre em Ciência dos Alimentos e Nutrição pelo Instituto de Nutrición de Centro America y Panamá (INCAP), Guatemala. Foi professor, por 23 anos, na universidade em que se graduou, onde foi, também, Chefe de Departamento e Diretor do Centro de Ciências da Saúde, entre outros cargos na área da pesquisa.

É membro titular da Academia Nacional de Farmácia (ANF), vice-presidente da Federação Farmacêutica Sul Americana (Fefas) e presidente da Federação Pan-Americana de Farmácia (Fepafar). Presidiu o Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará (CRF-PA), foi vice-presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e membro das Comissões de Tomada de Contas e de Legislação e Regulamentação do CFF.

À frente do CFF, onde ocupa a Presidência pelo terceiro mandato, liderou a aprovação de importantes resoluções para a classe farmacêutica, dentre elas, as que regulamentam as atribuições clínicas do farmacêutico, a prescrição farmacêutica, a atuação do farmacêutico na Floralterapia, na estética e na perfusão sanguínea.

Criou o Fórum Nacional de Luta pela Valorização da Profissão Farmacêutica, e promoveu o maior movimento em defesa da categoria, mudando, assim, as faces do farmacêutico e da Farmácia, no Brasil, com a aprovação da Lei 13.021/14. Finalmente, em 2016, conduziu a proposta de atualização das Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Graduação em Farmácia, buscando alinhar a formação do profissional às exigências do século XXI.
Dr. Wellington Barros da Silva

» Dr. Wellington Barros da Silva

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), em 1994; mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 1999; e doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 2009.

Professor adjunto da Universidade Federal de Sergipe (UFS), docente no curso de graduação em Farmácia, tutor do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental e do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde da Família.

Orienta trabalhos de investigação no Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) da UFS. As áreas de interesse incluem a Farmácia Social (com ênfase nos processos de Medicalização e Medicamentalização da Saúde), Educação Farmacêutica, trabalhos de colaboração Interprofissional em Saúde e Modelos de Organização de Serviços e Cuidados Farmacêuticos. Atua ainda como consultor ad hoc do Conselho Federal de Farmácia (CFF) na área Clínica.
Dr. William Peres

» Dr. William Peres

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e doutorado em Ciências Biológicas pela Universidade de León (Espanha). Realizou estágio de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica, na área de Neurobiologia do Estresse, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Professor adjunto do Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Atualmente, ministra as disciplinas de Bioquímica I, no Curso de Medicina, Bioquímica II, no Curso de Medicina Veterinária, e Deontologia e Legislação Farmacêutica, no Curso de Farmácia. É docente e orientador do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologia Agroindustrial da UFPel.

Autor de livros, capítulos e artigos em revistas internacionais e nacionais, nas áreas de estresse oxidativo e envelhecimento. Conselheiro Federal suplente pelo Estado do Rio Grande do Sul (RS) e presidente da Comissão de Ensino do Conselho Federal Farmácia (Comensino/CFF).
Dr. Wilson Hiroshi de Oliveira Uehara

» Dr. Wilson Hiroshi de Oliveira Uehara

Graduado em Farmácia-Bioquímica pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); com residência multiprofissional em Saúde da Família; especialista e Gestão da Assistência Farmacêutica.

Farmacêutico da Prefeitura Municipal de Campo Grande (MS).
REALIZAÇÃO
CFF FBCF
CORREALIZAÇÃO
Ministério da Saúde
APOIO INSTITUCIONAL
OPAS/OMS CRF-PR
EXPOSITOR BLACK
ABRAFARMA CRF-SP ICTQ
EXPOSITOR PLATINUM
Bayer
PARTICIPAÇÃO ESPECIAL
Roche
EXPOSITOR SAFIRA
Droga Raia FitoFormula Itaipu Binacional
APLICATIVO OFICIAL DO CBCF
Prodtool