Notícias
› I CBCF é encerrado em Foz do Iguaçu com anúncio da sede da próxima edição
Congresso Brasileiro

Em um ato solene às 18 horas deste sábado, 18 de novembro, foi encerrado o I Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas realizado pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF) e a Fundação Brasileira de Ciências Farmacêuticas (CBCF), em parceria com o Ministério da Saúde. Fechando os quatro dias de intensas atividades, foram anunciados os melhores trabalhos da Mostra Científica do congresso, nas cinco áreas de submissão (veja a lista abaixo). Ao final da solenidade, o presidente de honra do Congresso e vice-presidente do CFF, Valmir de Santi, anunciou que a próxima edição, prevista para 2019, será realizada na Região Norte. A cidade escolhida, pela infraestrutura e condições de mobilidade foi Belém do Pará.

› Associativismo é debatido em mesa redonda no Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas
Congresso Brasileiro

O associativismo esteve em pauta nesta quarta-feira, 15 de novembro, primeiro dia do Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas. Das 9h às 10h30, no auditório F1, no Rafain Expocenter, em Foz do Iguaçu (PR) foi realizada uma mesa redonda na área de Análises Clínicas, coordenada pela conselheira federal de Farmácia pelo estado do Rio Grande do Norte, Dra. Lenira da Silva Costa. Ela apresentou e debateu o associativismo como estratégia de sobrevivência de laboratórios de análises clínicas no mercado competitivo.

› Bayer terá estande e levará dois workshops ao Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas
Congresso Brasileiro

O Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas, que ocorre em Foz do Iguaçu (PR), de 15 a 18 de novembro, contará com a participação especial da Bayer. O grupo, que atua globalmente nos setores de saúde e agronegócios, levará ao evento um estande de 27 m² com informações sobre dois produtos: Xarelto e Adempas. A Bayer também promoverá dois workshops.

› Fitoformula terá estande com amostras e brindes no Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas
Congresso Brasileiro

O Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas, que acontece de 15 a 18 de novembro, em Foz do Iguaçu, contará com a participação do parceiro especial Fitoformula Fitoterápicos Chineses. Desde 2008, o laboratório vem se tornando referência, no Brasil, no desenvolvimento e fabricação de fitoterápicos baseados na Medicina Tradicional Chinesa. Para divulgar a marca e seus produtos, a empresa montará um estante de 18 m², onde serão expostos seus produtos.

› Itaipu Binacional terá estante sobre plantas medicinais e fitoterápicos no Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas
Congresso Brasileiro

O I Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas, realizado pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF) e parceiros, de 15 a 18 de novembro, em Foz do Iguaçu (PR), contará com o apoio especial da maior geradora de energia limpa e renovável do planeta, a Itaipu Binacional. A empresa montará um estande onde será apresentado aos congressistas todas as ações realizadas com plantas medicinais e fitoterápicos na região Oeste do Paraná.

› Prova da I Gincana Cultural de Estudantes de Farmácia ocorrerá no CBCF
Congresso Brasileiro

Os estudantes de Farmácia interessados em participar do Concurso de Aconselhamento ao Paciente (CAP), já podem começar a se preparar. O concurso, que é uma das provas da I Gincana Cultural de Estudantes de Farmácia (GCEF), será realizado durante o I Congresso Latino-Americano de Estudantes de Farmácia. O evento será simultâneo ao I Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas, que acontece de 15 a 18 de novembro.

› CRF-SP terá estande e realizará workshops sobre interações medicamentosas e Farmácia Estética no Congresso Brasileiro de Ciências
Congresso Brasileiro

O Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP), "parceiro black" do Conselho Federal de Farmácia (CFF) no I Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas, que será realizado de 15 a 18 de novembro, em Foz do Iguaçu (PR), participará do evento com um estante, no qual serão dadas diversas orientações aos congressistas.

› Motivação e superação: o que o sobrevivente da tragédia aérea dos Andes tem a dizer
Congresso Brasileiro

O uruguaio Gustavo Zerbino, conhecido por ter sobrevivido a um desastre aéreo na cordilheira dos Andes chilena e por ter tido que decidir comer carne humana para sobreviver, dará uma palestra interativa, no Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas, das 16h às 17h30, do dia 18 de novembro, em Foz do Iguaçu (PR). Ele é diretor da Companhia Cibeles S.A e representante do laboratório líder em investigação de especialidades farmacêuticas, Merck Sharp & Dohme. Durante 17 anos, foi presidente da Câmara de Especialidades Farmacêuticas do Uruguai e hoje a preside novamente. É ex-presidente da União de Rugby do Uruguai e atual vice-presidente da Fundação Rugby Sem Fronteiras, que atualmente lidera a campanha mundial “Eu Respeito”.

› Talk Show - Doenças raras e negligenciadas: contribuições da farmácia magistral para ampliação do acesso a medicamentos no SUS
Congresso Brasileiro

O Congresso Brasileiro de Ciências farmacêuticas, que acontecerá de 15 a 18 de novembro, em Foz do Iguaçu, reunirá grandes especialistas e representantes de entidades do setor farmacêutico nacional e internacional. Assuntos como doenças raras e negligenciadas também terão seu espaço em debates realizados neste megaevento. Quem conduzirá um Talk Show sobre esse tema, com foco nas contribuições que a farmácia magistral pode dar para ampliação do acesso a medicamentos no Sistema Único de Saúde (SUS), será o presidente do Conselho de Administração da Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag), Dr. Ademir Valério. Farmacêutico bioquímico, especialista em Manipulação Magistral e em Homeopatia, Ademir explica que o formato de palestra Talk Show é uma proposta interativa, em que os temas serão colocados em debate entre os participantes.

› Organização de medicamentos como estratégia para melhorar a adesão ao tratamento
Congresso Brasileiro

Um bom gerenciamento da terapia medicamentosa garante o uso seguro do medicamento e isso gera impactos positivos na saúde dos pacientes. Farmacêuticos interessados em melhorar habilidades sobre a preparação individualizada da medicação têm a oportunidade, dentro da programação do Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas, em Foz do Iguaçu, de participar, no dia 15 de novembro, do minicurso: Organização de medicamentos como estratégia para melhorar a adesão ao tratamento.

› Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas terá Fórum Nacional de Homeopatia
Congresso Brasileiro

O 9º Fórum Nacional Permanente das Comissões Assessoras de Homeopatia dos Conselhos Regionais de Farmácia (CRFs) acontecerá dentro da programação do Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas, que será realizado de 15 a 18 de novembro, em Foz do Iguaçu (PR). O Fórum de Homeopatia é promovido pelo Grupo de Trabalho sobre Homeopatia do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e pela Associação Brasileira de Farmacêuticos Homeopatas (ABFH), e reunirá especialistas para discutir o fortalecimento e a inserção da homeopatia no Sistema Único de Saúde (SUS) e no setor privado.

› Prescrição farmacêutica de cosméticos e cosmecêuticos
Congresso Brasileiro

Quem participará do I Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas, que acontece de 15 a 18 de novembro, em Foz do Iguaçu (PR), terá a oportunidade de conhecer ou aprimorar práticas de prescrição farmacêutica de cosméticos e cosmecêuticos. O assunto será tema de palestra na manhã do dia 17, com o farmacêutico Lucas Portilho, especialista em Cosmetologia com 17 anos de experiência na área, professor e coordenador dos cursos de pós-graduação MBA do Instituto IPUPO/SBE Educacional.

› Divulgada a lista de resumos de trabalhos científicos aprovados para o I CBCF
Congresso Brasileiro

O mais importante congresso da área farmacêutica deste ano terá uma das maiores mostras de trabalhos científicos. Após um trabalho criterioso e exaustivo, que envolveu a participação de 144 revisores ad hoc, a Comissão Editorial acaba de divulgar a lista de 942 resumos de trabalhos científicos aprovados para apresentação durante o I Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas, que será realizado de 15 a 18 de novembro, em Foz do Iguaçu, Paraná. Para selecionar esses títulos entre os 1.142 que foram apresentados, foram necessárias 2.282 avaliações. Isso porque cada trabalho foi analisado por pelo menos dois avaliadores. Em 145 casos houve impasse, sendo necessário o voto de minerva.

› O papel do farmacêutico no gerenciamento da terapia antimicrobiana em tempos de multirresistência
Congresso Brasileiro

O farmacêutico Henry Pablo, doutor em Ciências Farmacêuticas com abordagem em Atenção Farmacêutica na área de Infectologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com extensão na Harvard University, apresentará um tema muito discutido nos dias de hoje: a gestão clínica do farmacêutico em tempos de multirresistência microbiana; e um painel epidemiológico sobre a atual situação da multirresistência microbiana no Brasil, na América Latina e no mundo. Henry implantou há uma década, um novo modelo de programa interdisciplinar para o gerenciamento do uso de antimicrobianos, o Antimicrobial Stewardship Program (ASP), em hospitais públicos e privados, e falará desta experiência aos participantes do I Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas, de 15 a 18 de novembro, em Foz do Iguaçu (PR).

› I CBCF terá show com Diogo Nogueira
Congresso Brasileiro

Que o I Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas será música aos ouvidos de quem quer se atualizar, capacitar e crescer profissionalmente, já avisamos. A programação está imperdível e os palestrantes, do mais alto nível. Agora, que esse evento vai dar samba, e da melhor qualidade, estamos informando agora! Com o apoio viabilizado por empresas parceiras do evento, foi confirmado para o show de abertura, no dia 15 de novembro, o sambista carioca Diogo Nogueira.

› Serviços farmacêuticos em farmácias privadas: desafios para a sustentabilidade
Congresso Brasileiro

Coordenadores de grandes redes de farmácias brasileiras comporão a mesa redonda sobre serviços farmacêuticos em farmácias privadas, dentro da programação do I Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas, que ocorre de 15 a 18 de novembro, em Foz do Iguaçu (PR). Sob a moderação do professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Cassyano Correr - mestre em Ciências Farmacêuticas e doutor em Medicina Interna -, representantes das redes Pague Menos (CE), PanVel (RS), São Bento (MS), Venâncio (RJ), Araújo (MG) e A Nossa Drogaria (RJ), apresentarão aos congressistas, os desafios enfrentados pelo setor varejista para a sustentabilidades dos serviços farmacêuticos.

› Medidas de prevenção de erros de medicação
Congresso Brasileiro

Seja nas farmácias comunitárias, hospitais ou qualquer estabelecimento de saúde, o processo de trabalho de quem atua no ciclo de utilização do medicamento deve ser revisto e melhorado para evitar erros de medicação. É o que defende o especialista em Farmácia Hospitalar e representante brasileiro na Rede Internacional de Medicamento Seguro, Dr. Mário Borges Rosa. Ele fará uma palestra no dia 16 de novembro, no I Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas, em Foz do Iguaçu (PR). A ideia é levar orientações a profissionais da saúde para melhorar o atendimento aos pacientes e prevenir eventos adversos relacionados ao uso de medicamentos.

› O papel do farmacêutico na Saúde Indígena
Congresso Brasileiro

Uma mesa redonda a ser realizada no primeiro dia (15/11) do Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas, em Foz do Iguaçu, reunirá um time de farmacêuticos que atuam na Saúde Indígena para debater as questões que envolvem esta área de atuação pouco conhecida dos profissionais da Farmácia. As diferentes abordagens no cuidado ao paciente indígena, de diversas etnias, e qual a contribuição que o farmacêutico pode dar ao Subsistema de Saúde Indígena – sistema de saúde garantido por lei, dede 2012, dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) - são alguns dos assuntos que serão discutidos.

› 6º Congresso Brasileiro sobre Uso Racional de Medicamentos será aberto a todas as profissões da saúde
Congresso Brasileiro

Simultaneamente ao I Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas, que será realizado de 15 a 18 de novembro, em Foz Iguaçu/PR, ocorrerá o 6º Congresso sobre o Uso Racional de Medicamentos. O objetivo deste evento será discutir as bases que permitam a escolha do melhor tratamento medicamentoso e/ou não medicamentoso, a seleção do medicamento de forma científica e racional, considerando sua efetividade, segurança e custo.

› Vacinação em farmácias, uma nova perspectiva do farmacêutico na comunidade: da implantação à técnica
Congresso Brasileiro

Este minicurso de 6 horas de duração dará aos participantes o conhecimento teórico necessário para a aplicação de vacinas e uma noção geral de como implantar procedimentos de vacinação em farmácias. A dupla de farmacêuticos Beatriz Lott (MG) e Leonel Almeida (RS) preparou um programa que vai desde as necessidades de infraestrutura até as técnicas de aplicação de vacinas, com abordagem sobre os aspectos técnicos e legais que envolvem sua implementação.

› Congresso Brasileiro terá mesa redonda sobre Registro e Documentação
Congresso Brasileiro

A documentação dos serviços farmacêuticos e o compartilhamento das intervenções entre este profissional e outros envolvidos no processo de cuidado ao paciente são alguns dos assuntos a serem tratados na Mesa Redonda “Registro e documentação para a prática segura do cuidado à saúde”, com Leonel Augusto Morais Almeida: “a ideia é apresentar e debater as dificuldades do farmacêutico que atua clinicamente, em registrar o seu processo de trabalho”.

› Minicurso aborda planejamento de unidades curriculares
Congresso Brasileiro

Neste momento de revisão e mudança das diretrizes curriculares para cursos de graduação em Farmácia, a professora da área clínica da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ), Dra. Angelita Cristine de Melo, ministrará, dentro da programação do I Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas, o minicurso “Planejamento de unidades curriculares: como alinhar formação por competências, seleção de metodologias ativas, ensino aprendizagem e avaliação de desempenho”.

› ICTQ terá estande no Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas
Congresso Brasileiro

Os participantes do I Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas, que acontece em Foz do Iguaçu, de 15 a 18 de novembro, terão a oportunidade de vivenciar na prática uma situação realística de atendimento clínico farmacêutico. O Instituto de Ciências, Tecnologia e Qualidade (ICTQ) firmou parceria com o Conselho Federal de Farmácia (CFF) e levará ao evento toda a sua experiência com a formação, em nível de especialização Latu Sensu, em farmácia clínica. A expectativa do Instituto, nas palavras do farmacêutico clínico pesquisador do ICTQ, Ismael Rosa, é se conectar com uma “nação farmacêutica” que está chegando ao mercado com vontade de fazer a diferença - fazer uma revolução na profissão - e de transformar o papel do farmacêutico e a visão que a sociedade tem dele para a saúde pública e para a qualidade de vida dos pacientes.

› Aprenda estratégias de comunicação farmacêutico-paciente no Congresso
Congresso Brasileiro

"Coaching na estratégia de comunicação farmacêutico-paciente" é uma das palestras que os participantes do I Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas poderão assistir, ministrada pela consultora, farmacêutica e professora Luciene Scherer.
Para ela, a disseminação da prática do cuidado farmacêutico em farmácias comunitárias aproximou farmacêutico e paciente, mas a comunicação entre os dois precisa seguir técnicas para ser efetiva, considerando que a compreensão correta das informações pode até salvar vidas.

› Atenção autores! As inscrições de trabalhos científicos ao I CBCF foram prorrogadas
Congresso Brasileiro

A prorrogação atendeu às inúmeras solicitações de autores, que não conseguiram concluir a elaboração de seus trabalhos dentro do prazo. É bom lembrar que o I Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas está oferecendo R$ 30 mil em prêmios a serem distribuídos entre os autores dos melhores trabalhos. O prêmio foi viabilizado pelas instituições parceiras do congresso, que será realizado entre os dias 15 e 18 de novembro, em Foz do Iguaçu (PR).

› Empreendedorismo será tema do I Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêutica
Congresso Brasileiro

O mercado farmacêutico no Brasil está entre os cinco maiores do mundo. São quase 80 mil farmácias comunitárias: 15 mil delas de propriedade de farmacêuticos empreendedores. Para incentivar a ampliação deste mercado e esclarecer dúvidas dos que já fazem parte dele, o I Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas convidou o consultor do varejo farmacêutico Salomão Kahwage.

› I CBCF oferecerá premiação especial aos melhores trabalhos científicos
Congresso Brasileiro

O I Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas, que será realizado de 15 a 18 de novembro, em Foz do Iguaçu (PR) já está recebendo inscrições de trabalhos científicos e concederá uma premiação especial aos autores dos melhores pôsteres, resumos ou apresentações. Os primeiros colocados em cada uma das 5 áreas de submissão receberão R$ 4 mil. Aos segundos colocados serão destinados prêmios de R$ 2 mil. Os melhores trabalhos de cada área temática receberão certificados de menção honrosa.

› CFF abre inscrições ao I Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas
Congresso Brasileiro

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) tem uma boa notícia para esse início de semana: está no ar o site do congresso mais esperado deste ano pela categoria farmacêutica, o I Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas, que será realizado de 15 a 18 de novembro, em Foz do Iguaçu (PR). Com o tema central “Farmacêutico das Américas: cuidar, inovar e educar”, o evento, que é o primeiro com a marca do CFF, começa a receber as inscrições hoje, dia 8 de maio.

REALIZAÇÃO
CFF FBCF
CORREALIZAÇÃO
Ministério da Saúde
APOIO INSTITUCIONAL
OPAS/OMS CRF-PR
EXPOSITOR BLACK
ABRAFARMA CRF-SP ICTQ
EXPOSITOR PLATINUM
Bayer
PARTICIPAÇÃO ESPECIAL
Roche
EXPOSITOR SAFIRA
Droga Raia FitoFormula Itaipu Binacional
APLICATIVO OFICIAL DO CBCF
Prodtool